Elementary é uma série de seis temporadas que traz uma novidade: Joan Watson é uma mulher. Sherlock e Watson desenvolvem diálogos cheios de inteligência, astúcia e lições de vida. As frases mais marcantes de cada um deles podem ser lidas a seguir.
Playlist da série Elementary
Preparamos uma playlist com diversas músicas que tocam na série Elementary. Confira alguns dos sucessos envolventes!
“Acho que o medo é um filtro improdutivo para se olhar para o mundo.”
Sherlock, em Elementary, está inserido numa realidade em que o medo poderia estar presente. Nós, viventes da sociedade moderna, em uma atualidade tão permeada de anseios e violências, também. Ainda assim, devemos encontrar uma forma de viver além deste medo e descobrir maneiras de contribuir com o mundo e com a melhoria de nossas próprias vidas.
"O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa."
Em Elementary, o trunfo de Sherlock Holmes é a observação de coisas que normalmente passam despercebidas por outras pessoas. Na vida, podemos utilizar a mesma ferramenta para enxergarmos no dia a dia as lições escondidas sob a aparência do comum.
"Tempos difíceis não duram. Pessoas fortes duram."
Na série Elementary a personagem Joan Watson é uma ex-cirurgiã que no decorrer da história entra na vida de Sherlock. Joan tem uma visão particular de mundo a partir de suas vivências. E nos traz a perspectiva de que momentos difíceis virão, mas o que permanecerá para além deles é o que soubermos fazer de nós.
"A mente é um músculo. Precisa ser exercitada regularmente senão fica flácida."
Nas inúmeras adaptações e readaptações de Sherlock Holmes, algo sempre está presente: a destreza mental do detetive mais famoso do mundo. Em Elementary não é diferente, o que nos estimula a manter nossa mente sempre ativa para que possamos preservá-la.
Respostas
Sherlock
“Simplesmente falhamos em achar as respostas para as perguntas que nos preocupam? Ou elas não podem ser respondidas?”
A carta que Sherlock troca com Moriarty é um dos momentos mais profundos de Elementary. Além do contexto da série, nos leva a pensar sobre as questões filosóficas mais ancestrais que nos aflige a alma: o amor, a conexão entre as pessoas, o que nos move. Pensar sobre isso pode ser perturbador, mas também pode ampliar nosso horizonte de mundo e perspectiva de vida.
Ferramentas do caos
Sherlock
"Nunca subestime a paixão do homem por reconstruir ferramentas de violência e caos."
Nos diálogos de Sherlock Holmes reproduzidos atualmente na série Elementary, nos deparamos com máximas profundas, e, às vezes, dolorosas. É o que acontece com a constatação citada. Apesar da genialidade e grandiosidade humana, muitas vezes, nos vemos presos em ciclos de dor e violência. Aprender a diagnosticar esses mecanismos pode ser nossa única chance de evitar e perpetuar tais movimentos.
Nós e os outros
Sherlock
"Parece, no meu ponto de vista, que a busca para se unir com outro é a fonte de grande parte da infelicidade do mundo."
Qual a nossa importância em relação aos outros? Qual o peso do outro em nossas vidas? Em diversas esferas, muito além das que são tratadas por Sherlock na densa carta que escreve em Elementary, questionar e identificar o peso da opinião alheia em nossas próprias vidas, pode ressignificar a vivência e o peso das ações diárias.
“As pessoas encontram seu caminho das formas mais estranhas.”
Às vezes, situações inesperadas ou até mesmo indesejadas podem nos mostrar facetas desconhecidas e positivas de nós mesmos. Por isso, é sempre bom abrir-se para diferentes experiências, pois nosso caminho pode descortinar-se a partir do imprevisível.
Dor na alma
Sherlock
“Bem, existem meios de te machucar que não envolvem te machucar.”
Em Elementary, o personagem de Sherlock Holmes, muitas vezes, é rude e indelicado.Há formas mais cruéis e dolorosas de causar dor em alguém do que apenas feri-la fisicamente. Por isso, fique atento se suas ações e palavras não estão machucando alguém, mesmo que essa não seja sua intenção.