Voam folhas de Outono nas frestas da chuva que lava os rios e deles nos faz ouvir um cântico novo...
Não permita que o outono lhe tire a esperança da primavera.
Roube da primavera o seu aroma, do verão a sensualidade, do outono a transformação, do inverno o recomeço e reconstrua-se...
O amor é prazer, é amor de companhia, é amor de estar junto, precisa de mais coisas. (...) Mas onde é que está o amor completo? Essa ambição mata o amor, esse desejo de tudo ter da outra pessoa, de tudo exigir, de tudo querer, essa ambição leva a desgraça, a drama, a paixão sem controle, folha de árvore a cair no Outono.
A felicidade está nas folhas das árvores, cabe somente a você decedir se viverá um outono ou uma primavera.
Prepara na primavera as flores que irão florir o outono e inverno da vida.
Se um dia lágrimas vierem ao seu rosto, não pense no porque! Pense nas folhas do outono, elas não caem porque querem, e sim porque chegou a hora.
Manhãs de outono
João Morgado
Em manhãs de outono, nas esplanadas sente-se uma friagem que nos beija o rosto, enquanto o sol nos aquece os olhos. Como se fosse um gelado de baunilha com chocolate quente...
Setembro, é o Maio de Outono.
Renasce com o outono
Inácio Dantas
O amor mal resolvido é como uma planta no inverno: perde o viço, desfolha-se e não produz frutos. Mas, assim como a planta que renasce com o outono, para renascer o amor basta o calor de um abraço e uma intensa chuva de carinhos!
Constante girar
Miguel de Cervantes
A primavera segue-se o verão, ao verão o outono, ao outono o inverno e assim vai o tempo nesse constante girar.
Tantos outonos
Alice Ruiz
Tantos outonos em uma paisagem chuva nos pinheiros.
Floresta de outono
Robert Frost
Um dia em algum lugar, uma eternidade após, eu relembraria tudo isto num suspiro: Dois caminhos divergiam numa floresta de outono, e eu, eu escolhi o menos percorrido, e isto fez toda a diferença!
Hai-Kai de Outono
Mario Quintana
Uma borboleta amarela?
Ou uma folha seca
Que se desprendeu e não quis pousar?
Outono é outra primavera, cada folha uma flor.
Estação da alma
Friedrich Nietzsche
Repara que o outono é mais estação da alma do que da natureza...
Silêncio de outono
Anibal Beça
Silêncio de outono. Nem o grito do carteiro... cochicho de folhas.
Ocaso do outono
Anibal Beça
No ocaso do outono só o carrapicho gruda na velha calça...
Partem os barcos - Como ficam distantes Os dias de outono!
Nossa existência é transitória como as nuvens do outono. Observar o nascimento e a morte dos seres é como olhar os momentos da dança. A duração da vida é como o brilho de um relâmpago no céu, tal como uma torrente que se precipita montanha abaixo...
O Outono reina
Paulo Bonfim
O outono reina sobre os homens. Até nos momentos de grande paz podemos ouvir o ruído dos corpos abandonando a árvore... Quando mergulhamos no sono da treva, e as lâmpadas acendem nosso rosto, principiamos a pisar as pedras, para que a lua nos pise, e nossos corpos feridos iluminem as almas do Outono. Ventos frios e sóis estranhamente luminosos amadurecem os frutos que serão alimento da terra dadivosa... O Outono reina sobre os homens. Na vida mora o convite do sono... E, no entanto, há flores e estrelas brincando de ciranda nos parques da noite...
Alcancei o outono
Charles Baudelaire
Eis que alcancei o outono de meu pensamento.
Outono de 1932
Alain Besançon
É a organização minuciosa da execução que confere à fome, ao terror ucraniano, o carácter de um genocídio, o segundo do nosso século, após o da Armênia e antes dos Judeus. Durante o Outono de 1932, os campos ucranianos adquirem o aspecto de um campo da morte.
O outono, só tem três cores, diz o Santiago. Três, é uma forma de dizer, há muitas mais, mas para ele aquelas três cores são o Outono. É o que diz à Laura quando vai passear com ela no jardim. Diz-lhe que as cores são o amarelo quente, cor de açafrão, o castanho doce, cor de mel, o vermelho nobre, cor de ameixa. Estas são as três cores de um quadro chamado Outono, e o pintor é o vento, que as mistura, que as mescla sem ordem. O Outono é um quadro sem moldura, pode-se viver dentro dele, diz o Santiago…
O sol é um amigo que festejamos na primavera, evitamos no verão, adoramos no outono e choramos no inverno.