Textos Inspiradores
Colocar nossos sentimentos em palavras nem sempre é fácil! Transmitir tudo que está em nosso coração pode ser complexo, mas é uma atitude necessária. Expressar o que você pensa, sente ou quer é importante para manter seus relacionamentos de amizade ou amor o mais sinceros e saudáveis possível. Que tal começar agora mesmo a colocar essas sensações em palavras? Ponha para fora tudo que o aflige! Confira esses textos inspiradores e torne essa missão mais fácil. Cada uma dessas mensagens foi separada de maneira especial e com certeza alguma delas combina com a situação pela qual você está passando. Se expresse melhor e tenha uma vida mais feliz!
É com pequenos passos que damos grandes saltos
A inspiração muitas vezes esbarra no clichê, porque, no fim, não estamos todos buscando aquela felicidade de um dia de praia no verão ou de um filme com pipoca e brigadeiro em um dia de inverno?! A vida é uma eterna busca pela felicidade e ela pode estar escondida nos momentos mais simples, nunca se esqueça disso! Pare para pensar em quais foram os episódios da sua história em que sentiu uma felicidade genuína, daquelas de trazer um sorriso ao rosto sem o menor esforço. Tenho certeza de que pensará sobre grandes eventos comemorativos, viagens planejadas ou inesperadas e até mesmo conquistas especiais; mas e sobre o orgulho de um dia “normal” muito bem aproveitado, o sorriso e reconhecimento por uma pequena vitória pessoal, a lembrança de uma tarde comum com seus melhores amigos? Faça um esforço para não esquecer esses momentos também, porque são eles que fazem do dia a dia uma coisa feliz. Aproveite cada oportunidade de sorrir, porque uma boa coleção de histórias de vida sempre contém uma boa dose de gargalhada, ótimas risadas e muita gratidão pelos pequenos passos que levam a grandes realizações.
Deixe as músicas te inspirarem!
Viva, experimente, sinta e espalhe coisas boas!
Cada pessoa tem marcas únicas em suas vidas, uma gama de cicatrizes e uma porção de “medalhas” por suas conquistas. Não adianta se comparar às pessoas ao seu redor, porque ninguém viveu as mesmas experiências que você ao mesmo tempo; e mesmo que tivessem, só você tem a sua mente, o seu corpo e sabe interpretar as coisas ao seu redor do jeito que considera melhor. Cada vida é valiosa, pois cada um tem o poder de transformar a própria realidade internamente. Continue o seu caminho com suas pernas, de olho apenas no seu passo a passo e em como você pode aproveitar ainda mais essa jornada louca que é estar vivo, poder respirar o ar que recobre esse planeta ou cheirar as diferentes flores disponíveis, provar os inúmeros sabores que a Terra oferece ou ainda ouvir todo e qualquer som que ecoa. Não se esqueça de demonstrar gratidão sempre que possível, pois nunca é demais se encher com esse sentimento tão puro e bonito, tão coletivo. Ser feliz consigo mesmo é fazer os outros ao seu redor felizes também, pois tudo fica ainda melhor quando compartilhado com vontade e entusiasmo!
Memórias
Um dia vou escrever um livro de memórias – não da minha vida pessoal, simples e corriqueira, embora especial para quem me conhece bem. Seria sobre o tempo em que vivi. Sobre coisas que vi acontecer no mundo, as transformações. Eu diria, por exemplo, de avanços tecnológicos: telefonia celular, aparelhos de TV com imagens nítidas e sons claros. Abordaria sobre voar, alcançar o espaço, navegar e combater inimigos invisíveis. Porém teria mais prazer em contar dos relacionamentos: das pessoas que dizem aos amigos “eu te amo” sem más interpretações ou estranheza; daquelas que amam seres humanos, em todas as suas diferenças e que se juntam porque são iguais na espécie e na matéria; das que enxergam a vida como unidade, amam animais e toda a natureza e, por isso, a defendem e a preservam. Que o amor existe mais aberto, mais explícito, mas precisa ser mais humanitário. Destacaria as evoluções, estagnações e involuções ideológicas e que seguimos aprendendo. E tentaria, com emoção, deixar tudo de fácil entendimento, que despertasse a poesia e sentimentos de alegria por viver. Faria claro que é possível superar qualquer bom filme de ficção, com enorme fé na inteligência humana.
Universo
Você já parou para pensar sobre o seu universo particular? Sim, você tem um dentro de si, mesmo sem se dar conta. Pense sobre a matéria que constitui seu organismo: são trilhões de células, cada célula tem trilhões de átomos e cerca de 23 mil genes, com pelo menos 92 mil proteínas em cada um. É uma grandeza equivalente ao Universo cósmico. E, se você pensar sobre a mente, vai perceber que está diante de algo maior ainda, quase insondável. Então veja que está em similaridade com tudo que existe, com toda a natureza. Faz parte de uma complexidade maravilhosa regida pela interdependência, em que cada qual tem sua função, missão ou papel. O egoísmo não é desejado. Onde ele existe, adoece as estruturas, atua de modo contrário à essência e torna-se nocivo. Tudo no Universo, e no seu em particular, funde-se para fazê-lo viver. E você pode achar impossível, mas tudo se relaciona com o amor incondicional, ao doar-se integralmente a um bem maior. Note que é inevitável não estar no contexto dessa força colaborativa. E, da mesma forma que você deseja que cada parte do seu corpo esteja saudável, você precisa de que as sociedades também estejam. Afinal, o Universo é um todo. Então contribua!
Tudo dará certo!
A vida é uma intensa roda gigante, que não sabemos quando estará para baixo ou para cima. Não fique preocupado com essas nuances, pois são totalmente normais. Tudo vai dar certo. No fim, sempre dá. Siga sua vida, enfrente o que tiver que enfrentar, e você verá que um pouco de determinação e coragem pode mudar tudo. Infelizmente, nada se resolve esperando o tempo passar. De fato, o tempo é importante para que tudo se normalize, mas não é isso que vai fazer com que você alavanque na vida. É preciso lutar, ter interesse em aprender e ter estrutura para lidar com as situações ofertadas pela vida, pois é isso que te fará amadurecer e entender como a vida flui. Não desista se uma porta não foi aberta, ou se parecer que nada flui. Transforme esse olhar ansioso em um olhar questionador e pergunte-se: “O que a vida quer me ensinar com isso?”. Pode ter certeza de que irá aprender muito com essa simples pergunta. Foque aquilo que for importante e não tenha medo de descartar o que não for bom. No momento, vai parecer um erro, mas nenhuma árvore cresce se seus galhos secos não forem podados. Tudo dará certo, você só precisa confiar mais em si mesmo!
Acredite, sua hora vai chegar!
O amor é a coisa mais preciosa que podemos ter. Por isso, ame sem medida e não tenha medo desse sentimento. O que a emoção nos fornece é bom, as pessoas é que são ruins e não sabem manuseá-la e valorizar sua importância. Continue a acreditar, pois, uma hora, sua chance vai chegar. Mas fica aqui um conselho: não perca a oportunidade de ser feliz. Quando um possível amor bater à sua porta, abra, faça um café e conheça seus atributos. Você nunca saberá se aquela é a chance com que tanto sonhou se nem tentar. Há pessoas que acabam cutucando feridas por terem sido machucadas por alguém que não soube fornecer o sentimento de forma verdadeira. Mas concorda que, quanto mais mexer, a lesão nunca vai sarar? Nesses casos, é preciso dar tempo ao tempo e permitir-se ser curado. Não são todas as pessoas que têm o intuito de te machucar, e é com elas que você deve se relacionar. Isso não significa que, a partir de agora, só pessoas boas vão entrar na sua vida. É preciso que você faça uma filtragem e veja quem merece um lugar em seu coração ou não. A situação aconteceu para te deixar mais forte, porém não te impede de passar por outras decepções. Entenda o que pode ser bom ou ruim e seja feliz!
A vida como ela é
Sempre nos atemos a sintetizar e reduzir a vida em alguma perspectiva, geralmente reduzindo ela a visões estreitas, previsíveis e fáceis de se conceber. Há quem creia na vida como algo fácil, outras gostam de vê-la como o exacerbo da dificuldade.
Se você é uma pessoa vivida, que já experimentou e teve muitas felicidades e infelicidades, tristezas e alegrias, sabe que a vida não é algo redutível. Ela pode ser, pra você, previsível em vários aspectos, como aqueles cotidianos, rotineiros e coisas parecidas. Mas ela nunca será, de maneira alguma, previsível em seus grandes eventos, nas grandes tomadas de decisões sobre o futuro e sobre o presente. A sabedoria advém da compreensão de que a vida nunca será uma coisa só, e como também será outra coisa só. Ela não é una, mas é algo que varia, é imprevisível e até perigosa, às vezes.
A vida, como ela é, é algo sobre o qual nem sempre exercemos tanto controle, mas nem por isso devemos recorrer ao erro de categorizá-la como algo previsível e redutível. Ela não é só tristeza, mas também não é só flores e alegria. Compreender a dimensão dupla da vida como algo que varia, assim como nós, humanos, é algo que você deve assimilar a si mesmo.
Juventude
Sean Wilhelm

Você cresce. Suas roupas ficam menores, as ofensas já não acertam na mesma intensidade. Você expande seu campo de visão, e enxerga tudo o que não passava de um grande nada. Os dias passam, problemas aumentam, e o tempo se reduz. Responsabilidades, contas, horários, prazos, preocupações, e finalmente, a tão sonhada independência. Você cresce, as piadas tornam-se cansativas, as histórias entediantes, as pessoas irritantes, os amigos antigos vão sumindo aos poucos por estarem crescendo também. Você cresce, e ironicamente se sente menor, a rotina te aperta, e saudade te engole. Todo mundo cresce, e a maturidade tem um preço, quem diria que ser livre pode custar a liberdade? Te obrigam a voar, enquanto seguram suas asas. Amadureça, mas não cresça antes do tempo. Aproveite sua juventude, e acredite, crescer tem lá suas desvantagens.
Coleção certa
Quantas vezes você já não deixou de lado aquela brincadeira com seus filhos para poder trabalhar? Será que isso era realmente necessário?
Foque as coisas que realmente irão te marcar, os momentos bons ao lado das pessoas que você ama. Para isso, você precisa aprender a trabalhar seu tempo para que todas as coisas importantes de sua vida sejam devidamente equilibradas.
No futuro, você desejará ter trabalhado menos, e ter passado mais tempo com aqueles que te fazem sorrir. Chega de colecionar arrependimentos! É hora de colecionar alegrias.
Todo mundo erra
Vivemos na era do “cancelamento”, em que as pessoas gostam de apontar o dedo para o erro do outro, mas pouco param para olhar os seus próprios erros. Quando alguém da mídia faz algo que vai contra o que a sociedade acredita, todo mundo se torna juiz, acusando e punindo. Mas e quem é anônimo? E você mesmo? Não dá para acusar o outro como se a gente fosse perfeito, como se nunca cometêssemos um erro. Isso não significa tolerar o erro do outro, mas ter um cuidado ao olhar e apontar o dedo. Quem sabe você não possa ajudar de alguma forma? Oferecer uma ajuda, um ensinamento, uma palavra que não seja ofensa. Todos nós estamos sujeitos a errar, então o que temos que fazer é aprender com isso para não cometer o mesmo erro novamente.
Acreditamos
Paulo Coelho
Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma bênção escondida; uma bênção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos esse milagre hoje, ele vai se perder. Esse milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior, porque todos os dias são diferentes, já que estamos em constante processo de mudança.
Legado

Você cresce, seus valores mudam, o tempo passa, pessoas se afastam e novas se aproximam. O tempo é um rio que corre, por isso aproveite cada momento de sua vida, pois ela também é passageira. Procure ser a sua melhor versão, pois esse é o legado que você pode deixar da sua existência para as pessoas que você ama.
O momento certo é agora
Edgard Abbehusen
Ficamos esperando o momento certo das coisas. A hora certa de dizer que ama. De chamar alguém para sair. De sair do lugar em que estamos, jogar tudo para cima e recomeçar do zero. Ficamos esperando “as coisas se ajeitarem” para que tomemos a iniciativa. Ficamos colocando os nossos sonhos de lado e tentamos planejar o que é imprevisível para o tempo.
Muitas vezes, somos reféns do medo que carregamos.
Porque achamos que as chances de as coisas darem errado são menores se for a hora certa de elas acontecerem.
Esquecemos, porém, que em cada passo que damos temos metade da chance de pisar em falso. Seja na hora certa, ou agora.
A vida é um risco. Um sopro imprevisível que, de tanto esperar, pode nunca acontecer. Uma oportunidade que passa e não volta mais. Um momento qualquer do dia em que deveríamos avançar, mas hesitamos.
Dúvidas, medos e ponderações devem sempre nos acompanhar. Mas nunca dominar as nossas decisões.
Precisamos ir com certeza. Ir com vontade. Ir com determinação.
Tem gente que espera tanto a hora certa para viver a coisa certa, que só fica à espera da morte. Única certeza absoluta que teremos ao fim da caminhada. Única hora que nunca se atrasa.
Por isso, devemos abraçar a vida com muita reflexão dos passos errados que demos. Sem nunca evitar próximos passos. Novas experiências. Novos sonhos. Novos aprendizados, principalmente se nós nos permitimos caminhar com a coragem de mudar. Sempre que for preciso.
O amor
Textos Inspiradores
O amor aparece em momentos inesperados. Ele surpreende, decepciona, cura e transforma. O amor te ensina a viver, a ter empatia, a se colocar no lugar do outro e exercer percepção sobre os mundos que as pessoas carregam no peito. Permita-se sentir o amor e ser transformado por ele!
Importante
A vida não é um placar. O importante não é quantas pessoas telefonam para você, nem com quem você saiu ou está saindo. Também não importa se você nunca namorou ninguém. O importante não é quem você beijou, que menino ou menina gosta de você. O importante não são seus sapatos, nem seus cabelos, nem a cor da sua pele, nem onde você mora. Na vida nada disso é importante. O importante na vida é quem você ama e quem você fere. É como você se sente em relação a você mesmo. É confiança, felicidade e compaixão. É ficar do lado de amigos e substituir o ódio pelo amor. O importante na vida é evitar a inveja, não querer o mal dos outros, superar a ignorância e construir a confiança. É o que você diz e o significado de suas palavras. É gostar das pessoas pelo o que elas são e não pelo que têm. Acima de tudo, é escolher usar a sua vida para tocar a vida de outra pessoa de um jeito que a fará mais feliz. O importante na vida são as escolha!
Talvez
Caio F. Abreu
Ele pode estar olhando tuas fotos neste exato momento. Por que não? Passou-se muito tempo, detalhes se perderam. E daí? Pode ser que ele faça as mesmas coisas que você faz escondida, sem deixar rastro nem pistas. Talvez, ele passa a mão na barba mal feita e sinta saudade do quanto você gostava disso. Ou percorra trajetos que eram teus, na tentativa de não deixar que você se disperse das lembranças. As boas. Por escolha ou fatalidade, pouco importa, ele pode pensar em você. Todos os dias. E, ainda assim, preferir o silêncio. Ele pode reler teus bilhetes, procurar o teu cheiro em outros cheiros. Ele pode ouvir as tuas músicas, procurar a tua voz em outras vozes. Quem nos faz falta, acerta o coração como um vento súbito que entra pela janela aberta. Não há escape. Talvez, ele perceba que você faz falta e diferença, de alguma forma, numa noite fria. Você não sabe. Ele pode ser o cara com quem passará aquele tão sonhado verão em Paris. Talvez, ele volte. Ou não...
Quando você menos espera
Martha Medeiros

O amor aparece quando menos se espera e de onde menos se imagina. Você passa uma festa inteira hipnotizado por alguém que nem lhe enxerga, e mal repara em outro alguém que só tem olhos pra você. Ou então fica arrasado porque não foi pra praia no final de semana. Toda a sua turma está lá, azarando-se uns aos outros. Sentindo-se um ET perdido na cidade grande, você busca refúgio numa locadora de vídeo, sem prever que ali mesmo, na locadora, irá encontrar a pessoa que dará sentido a sua vida. O amor é que nem tesourinha de unhas, nunca está onde a gente pensa...
Pare de se comparar
Vivemos em nosso próprio tempo, porém sempre nos comparando com o relógio de quem está ao nosso lado. Por que tudo isso? A vida não é uma corrida, muito menos uma competição! Não precisamos olhar para nossos semelhantes como inimigos ou concorrentes, e sim como companheiros de batalha. Afinal, estamos todos na luta por uma vida melhor!
Reflita sobre o que cultiva essas comparações bobas em você. Sente-se frustrado com suas tentativas? Acha que o outro é mais capaz de viver seu sonho do que você mesmo? Chega de dar palco para esses pensamentos que só servem para te sabotar!
Vista um sorriso no rosto e saia para correr atrás. Apenas você é o responsável pelo seu destino!
Chance
Eram duas meninas ricas, melhores amigas. Não se achavam nem nada. Seus nomes eram Renata e Helena. Mas como Helena era mais popular, Renata tinha inveja. Um dia, no ultimo andar de um prédio, aqueles que não têm nada por fora, é um jardim aberto, e que se você se jogar você cai. Enfim, Renata e Helena estavam lá... Helena viu uma flor azul bem perto da ponta do andar, então precisava que alguém a segurasse, senão ela caia. Helena disse: “Rê, me segura para eu pegar a flor azul?” “Claro Lê.” Então Renata segurou Helena… Até uma hora. Então ela pensou que se Helena falecesse ela ia ser a mais popular. E ela tem sua chance. Pensou: “é agora...” E soltou Helena... Passaram 20 anos… Renata estava casada, e tinha uma filha. Como era o dia do aniversário de Helena, mas ela havia falecido, fizeram uma homenagem a ela e convidaram Renata, mas ela não queria ir, porque ela que havia matado Helena. Seu marido encheu tanto o saco dela que ela aceitou ir, mas a filha teve de ir junto, pois não tinha com quem ficar. Chegaram lá, era no mesmo prédio, que Renata havia largado Helena. A filha foi lá com a mãe, no último andar, e o marido ficou lá em baixo, na festa. Quando as duas chegaram havia uma flor idêntica, azul. A filha insistiu em pegá-la, e a mãe concordou em segurá-la. Renata então estava a segurando, mas antes da filha pegar a flor, virou pra trás e disse: “Mamãe, dessa vez você não vai me soltar, não é?"
Saber perdoar
Textos Inspiradores
Saber perdoar é nutrir a alma com um amor maior, o amor de Deus. É compreender que todas as pessoas são humanas e, portanto, erram, mas merecem novas chances. Perdoar é deixar o novo vir, é trabalhar os aspectos que incomodam, sempre com o intuito de ressignificação e recomeço.
Autoperdão
Textos Inspiradores

Quero me perdoar pelos erros que cometo, compreendendo que sou um ser aprendendo a viver e não há como ficar isenta de erros e fragilidades. Quero saber sempre me redimir e ressignificar as divergências dos meus caminhos, pois elas que me farão crescer e contribuirão para o meu amadurecimento.
Cura
Pode parecer que a sua dor é a única no mundo, mas não é. Todas as pessoas buscam aprender a viver todos os dias, enfrentando batalhas pessoais e únicas. Cuide da sua dor, pois ela é sua e hoje representa aspectos de si que precisam ser trabalhados e curados. Se permita a essa cura!
Vida
Augusto Branco
Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.
Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas
que eu nunca pensei que iriam me decepcionar,
mas também já decepcionei alguém.
Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
e amigos que eu nunca mais vi.
Amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.
Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
e quebrei a cara muitas vezes!
Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).
Mas vivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida.
E você também não deveria passar!
Viva!
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é muito para ser insignificante.
Novas versões
Textos Inspiradores
As coisas mudam, o tempo passa e você vai ressignificando alguns planos e “verdades” absolutas. A vida vai surgindo e você vai se permitindo a novas mudanças, pois teu ser também muda com as voltas que o mundo dá. Por isso considere as mudanças como uma porta para novas versões de si mesma!
Amor

Eu quero que você me veja não como uma pessoa qualquer, mas como a única pessoa capaz de te fazer sorrir, como a única que possa te fazer rir sem motivo, como a única que sempre estará do seu lado, como a única que nunca vai te abandonar, como a única que sempre vai te amar. Eu quero que você sinta que nada faz sentido sem mim, quero que você me veja em outras pessoas, quero que você pense em mim antes de dormir, quero que você lembre de mim o dia inteiro. Quero que, quando ouvir uma música, lembre-se de mim. Quero que você sonhe comigo, que nos imagine juntos. Quero que você lembre das nossas conversas, que pense no que deveria ter dito, no que deveria ter feito. Eu preciso que você fique comigo, preciso de você, preciso que você precise de mim. Preciso que você prometa que sempre vai me amar e que nunca largará minha mão...
Cansado
PC Siqueira
Você se cansa de amores incompletos, de amores platônicos, de falta de amor, de excesso disso e daquilo. Se cansa do “apesar de”. Se cansa do rabo entre as pernas, da sensação de estar sendo prejudicado, se cansa do “a vida é assim mesmo”. Você se cansa de esperar, de rezar, de aguardar, de ter esperanças, cansa do frio na barriga, cansa da falta de sono. Você se cansa da hipocrisia, da falsidade, da ameaça constante, se cansa da estupidez, da apatia, da angústia, da insatisfação, da injustiça, do frenesi, da busca impossível e infinita de algo que não sabe o que é. Se cansa da sensação de não poder parar.
Talvez não era pra ser
Tem histórias que, por mais que a gente queira muito, não dão certo. E a gente tenta uma, duas, três, dez vezes, mas sempre acontece algo que atrapalha tudo. E você até gosta daquela pessoa, gosta muito, mas há algo que não permite que a conexão de vocês se firme. Não dá para ficar arrumando desculpas ou justificativas, talvez só não é pra ser. Talvez essa pessoa não veja essa história da mesma forma que você. Talvez ela nunca tenha se doado, por isso não deu certo. Quando a gente insiste demais, gasta todas nossas forças e não funciona, é porque não deve fazer parte da nossa vida. Quando algo é para ser, a gente sente e acontece. Não podemos cobrar sentimento de outra pessoa, muito menos que ela fique.
Novo
Fernando Pessoa
Quero tudo novo de novo. Quero não sentir medo. Quero me entregar mais, me jogar mais, amar mais. Viajar até cansar. Quero sair pelo mundo. Quero fins de semana de praia. Aproveitar os amigos e abraçá-los mais. Quero ver mais filmes, ler mais. Sair mais. Quero não me atrasar tanto, nem me preocupar tanto. Quero morar sozinha, quero ter momentos de paz. Sorrir mais, chorar menos e ajudar mais. Quero ser feliz, quero sossego. Quero me olhar mais. Tomar mais sol e mais banho de chuva. Preciso me concentrar mais, delirar mais. Não quero esperar mais. Quero fazer mais, suar mais, cantar mais e mais. Quero conhecer mais pessoas. Quero olhar para frente. Quero pedir menos desculpas, sentir menos culpa. Quero mais chão, pouco vão e mais bolinhas de sabão. Quero ousar mais. Experimentar mais. Quero menos “mas”. Quero não sentir tanta saudade. Quero mais e tudo o mais. E o resto que venha se vier, ou tiver que vir, ou não venha...
Renove sua vida com essas 10 atitudes e seja uma nova pessoa
Difícil
Capitule

Você pensa que é o fim do mundo, mas não é. Você acha que a sua dor é a pior de todas as dores já existentes, mas está enganado. Fácil é sofrer, passar dias trancado no quarto, chorar até que a última gota do seu corpo se esgote. Difícil é superar. E mais difícil ainda é se convencer de que superou. Fácil é acabar com a vida pra acabar com a dor, difícil mesmo é levantar todos os dias com um buraco no peito e colocar a roupa de existir. Dizer que está bem é fácil, complicado é estar. Escutar aquela música, sentir aquele cheiro e visitar aquele lugar parecem ser coisas que ardem o fundo da alma, porque as lembranças doem como álcool em ferida aberta. Mas a verdade é que não sentir mais nada dói bem mais. O fim de um sentimento é mais triste do que o seu fim propriamente dito. É mais difícil enterrar histórias, momentos e sorrisos à enterrar-se. Enquanto ainda há uma faísca em meio ao fogo apagado, de certa forma também ainda há importância. Sofrer por se importar é natural, estranho é sofrer por não fazer mais diferença alguma. Continuar dentro de uma bolha de solidão e sofrimento é escolha sua, assim como lutar pra sair dela também. Fácil é olhar a vida passando e ficar estático no mesmo lugar, amargurado, desiludido, cabisbaixo. Difícil é assumir que está no fundo do poço e, sim, precisa de ajuda. Difícil é estufar o peito e não se deixar abalar por nada. Fácil é chorar pela cicatriz adquirida, difícil é aceitá-la como uma tatuagem interna que faz parte de você
O amor é sobre aquilo que podemos fazer
O amor é um sentimento intangível para algumas pessoas, incrível para outras pessoas e até irreal. Essas pessoas não percebem, no geral, que o amor está em todas as partes, dos singelos e pequenos atos às grandiosas atitudes que tomamos para fazer alguém feliz.
Será que você precisa sempre externar o amor de maneira rebuscada? Muitas vezes, as palavras ornadas de amor e o discurso bonito não fazem parte de um amor intenso e real, mas os pequenos atos e a convivência, sim.
O amor está, em verdade, naquilo que podemos fazer dentro de uma realidade possível. É por isso que você ama e é amado. Pode parecer um ato pequeno e redutível tomado por outra pessoa, mas saiba que o valor desse ato pode ter muito amor, muito cuidado e muito carinho. Você nem sempre pode oferecer tanto e nem sempre pode dar grandes e caros presentes para aquele a quem ama, mas com aquilo que você pode dar, você oferece o seu amor.
Não deixe que reduzam o significado do seu amor. Não importa se é rebuscado, não importa se foi caro ou se foi barato. O que importa é a significação do seu gesto e do seu ato: é nele que o amor está contido.
Mergulho em você mesmo
Mahatma Ghandi
Temos medo de estarmos conosco, mergulharmos em nosso interior. O silêncio e a sua prática nos leva a essa possibilidade de encontro profundo e revitalizador. Com o silêncio, encontramos a paz e o amor incondicional vem com toda a força transformadora. O amor é a força mais sutil do mundo. O mundo está farto de ódio. É esse ódio irracional e distante da força criadora que destrói, corrompe e ensurdece a humanidade.
Pare! Recomece! Reprograme-se... O silêncio pode ser o ponto-chave da nova caminhada. Pratique-o diariamente e transforme um pouco o nosso mundo. Ouça-se.
Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.
Pratique diariamente o silêncio da paz. Respire profundamente algumas vezes. Inspire e sopre lentamente até ir relaxando e mergulhando dentro de si mesmo. Feche os olhos e silencie seus medos, suas preocupações e suas ansiedades diárias por alguns momentos. Dê a chance à sua paz e à paz do mundo.
Faça a sua parte, doe-se sem medo. O que importa mesmo é o que você é...
Mesmo que outras pessoas não se importem. Atitudes simples podem melhorar sua vida.
Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados. Espalhe esta ideia.
Transforme o mundo a partir de você. Seja a mudança que você deseja para o mundo.
Melhor Parte de Mim
Clarissa Corrêa
Sou forte. Meio doce e meio ácida. Em alguns dias acho que sou fraca. E boba. Preciso de um lugar onde enfiar a cara pra esconder as lágrimas. Aí penso que não sou tão forte assim e começo a olhar pra mim. Sou forte sim, mas também choro. Sou gente. Sou humana. Sou manhosa. Sou assim. Quero que as coisas aconteçam já, logo, de uma vez. Quero que meus erros não me impeçam de continuar olhando para a frente. E quero continuar errando, pois jamais serei perfeita (ainda bem!). Tampouco quero ser comum e normal. Quero ser simplesmente eu. Quero rir, sorrir e chorar. Sentir friozinho na barriga, nó no peito, tremedeira nas pernas. Sentir que as coisas funcionam e que tenho que trocar de jeito quando insisto em algo que não dá resultado. Quero aprender e, ainda assim, continuar criança. Ficar no sol e sentir o vento gelado no nariz. Quero sentir cheiro de grama cortada e café passado. Cheiro de chuva, de flor, cheiro de vida. Aprecio as coisas simples e quero continuar descomplicando o que parece complicado. Se der pra resolver, vamos lá! Se não dá, deixa pra lá. A vida não é complicada e nem difícil, tudo depende de como a gente encara e se impõe. Quero ser eu, com minha cara azeda e absurdamente açucarada. Não quero saber tudo e nem ser racional. Quero continuar mantendo o meu cérebro no lugar onde ele se encontra: meu coração. E essa é a melhor parte de mim.