Frases que não devemos dizer a mulheres feministas
O feminismo é um movimento social que tem como objetivo promover a equidade, o respeito e a liberdade das mulheres. Para isso, é preciso analisar como a sociedade patriarcal se organiza, analisando quem promove a opressão contra elas e como faz isso. Nesse contexto, os homens são apontados como os reprodutores de um sistema de opressão que pode até mesmo resultar em feminicídio. Em uma tentativa de se proteger dessas acusações, muitos proferem frases que não devemos dizer a mulheres feministas. Será que você já repetiu alguma delas? A seguir, descubra por que essas falas são ofensivas e atualize seus conhecimentos!
O amor não resolve tudo“Você só é muito mal-amada.”
Muitas pessoas acreditam que o feminismo é um movimento social composto de mulheres amarguradas que, por algum motivo, não são amadas por um homem. Além de isso ser uma falácia, o amor que uma pessoa sente não resolve os sistemas de opressão da sociedade. O feminismo é sobre respeito, igualdade de oportunidades e liberdade. Então, ainda que uma mulher tenha um envolvimento amoroso com alguém, ela pode ser feminista.
CopiarCompartilhar
O feminismo é incômodo“Eu preferia quando você não era feminista.”
O feminismo é um movimento social que causa incômodo em toda a sociedade. Para as mulheres, é o que mostra o quanto elas são oprimidas, enquanto para os homens mostra o quanto eles são opressores. Apesar disso, todos precisamos do feminismo para combater o machismo e construir uma sociedade pautada na equidade e no respeito entre os gêneros. Ninguém deveria se posicionar contra ele.
CopiarCompartilhar
Feminismo não prega ódio aos homens“Você não deveria odiar todos os homens.”
Há duas formas de opressão que pregam o ódio aos homens: o racismo e a transfobia. Sendo assim, o feminismo não pode ser visto como um movimento que promove esse tipo de exclusão. Isso porque identificar um sistema de opressão e os agentes causadores dele não é sinônimo de ódio. É apenas um passo para construir uma nova sociedade, na qual todas as pessoas tenham condições de viver bem.
CopiarCompartilhar
Dance junto aos melhores hits e sinta o empoderamento feminino!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Feminilidade não é sinônimo de mulher“É obrigatório deixar de ser feminina para ser feminista?”
Investigue quais são as vertentes do feminismo
Muitos acreditam que uma mulher deve ser feminina. Com o feminismo, porém, entendemos que isso não é verdade. Uma mulher pode ser feminina ou não, desde que compreenda o motivo de estar fazendo essa escolha. Então, não é obrigatório deixar de ser feminina para ser feminista, mas é o feminismo que nos traz uma nova perspectiva sobre a questão.
CopiarCompartilhar
Feminismo é uma questão coletiva“Se você é feminista, por que não concorda com aquela mulher?”
Em uma tentativa de deslegitimar o feminismo que uma mulher reproduz, alguém pode afirmar que ela deveria concordar com todas as outras mulheres, visto que elas devem se apoiar. Porém, o feminismo é uma pauta coletiva que implica no reconhecimento das mulheres enquanto um grupo social, e não como indivíduos. Mulheres podem discordar entre si e continuarão sendo feministas.
CopiarCompartilhar
Femismo não existe“O que você defende se chama femismo.”
Conheça os benefícios do feminismo para a sociedade
O esforço de comprovar que o feminismo seria um machismo ao contrário, pregando a superioridade das mulheres, fez com que algumas pessoas criassem a expressão “femismo”. Esse suposto movimento nunca existiu, e não há qualquer registro de uma mobilização para que as mulheres sejam capazes de oprimir os homens como eles as oprimem. O feminismo, por outro lado, sempre prega a equidade.
CopiarCompartilhar
O machismo é um dos problemas“Temos muitos outros problemas com os quais nos preocupar.”
A sociedade está repleta de problemas. Desigualdades de raça, de gênero e de classe são as formas de opressão que nos enfraquecem, enquanto fortalecem apenas um grupo social. Todos esses problemas precisam ser relacionados, e devemos olhar para todos eles, não só para um ou para outro. No feminismo, é possível fazer recortes de raça e de classe para abarcar esses fatores.
CopiarCompartilhar
É impossível categorizar o sofrimento“Tem gente que sofre bem mais do que você.”
Saiba qual é a diferença entre homem feminista e homem pró-feminismo
A reação de cada pessoa à opressão que sofre é particular e única. Não é possível categorizar esse tipo de sentimento ou dizer que uma pessoa sofre mais do que outra. Desconstruindo essa ideia, podemos compreender que o feminismo é uma luta das mulheres e pelas mulheres e é tão importante quanto qualquer outro movimento que objetive promover o fim do ódio a grupos sociais.
CopiarCompartilhar
Feminismo não é frescura“Isso tudo é frescura.”
Se uma pessoa é incapaz de compreender a dor que uma opressão causa, ela pode afirmar que a reação a isso, como o feminismo, não passa de frescura. Isso não passa de uma maneira de tentar deslegitimar o movimento e de apresentar a própria ignorância sobre o tema. Não é porque uma pessoa ainda não entende algo que essa questão não é relevante para a sociedade.
CopiarCompartilhar
A interpretação da liberdade sexual“Se você é a favor da liberdade sexual, por que não quer ficar comigo?”
Compreenda como o feminismo promove a igualdade
Como a sociedade machista está sempre tentando controlar e limitar as mulheres, a liberdade sexual feminina teve que ser conquistada. Mas isso não significa que as mulheres sejam obrigadas a se envolver com outra pessoa. Na verdade, é graças a essa liberdade que elas podem escolher com quem desejam ficar, quando e como querem fazer isso. Elas não devem ser controladas!
CopiarCompartilhar