Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Livros infantis e seus benefícios

O que é de conhecimento de todos é que a leitura na primeira idade ajuda a formar caráter, opinião própria e aumentar o vocabulário, mas existem muitos outros benefícios que essa prática pode trazer! Confira 13 prós para começar com esse hábito!

continue lendo
Compartilhar

Crianças que leem são mais sociáveis

O incentivo ao hábito da leitura desde a infância pode mudar a maneira como os pequenos se relacionam com o mundo. Com essa prática estimulada pelos pais, responsáveis, escola e familiares, as crianças se tornam adultos mais sociáveis e com o raciocínio bem mais rápido.

Benefícios além da leitura

Os livros na infância trazem benefícios que vão além da coordenação motora e mental, envolvem também o equilíbrio emocional. A leitura pode ensinar a criança a lidar melhor com os sentimentos, como medo, alegria ou raiva.

Mente sã, corpo sã

Assim como a mente dos adultos, os pequenos também podem exercitar o cérebro por meio da leitura. Com os livros, a criança estimula a criatividade e as habilidades linguísticas, como a memória e o conhecimento.

Hormônio da felicidade

Segundo pesquisadores, assim como a atividade física libera hormônios (como endorfina e dopamina) para o corpo do praticante, a leitura também tem esse poder. Por isso, crianças que leem são mais felizes e tranquilas.

Fala e escrita nos trinques

Para se expressar bem, é preciso praticar a compreensão! E a leitura é um recurso transformador na fase da infância, já que o hábito ajuda no desenvolvimento da linguagem tanto escrita quanto oral.

 

Atenção plena

Crianças que têm o hábito da leitura são mais concentradas, segundo especialistas. O foco é melhorado por meio da leitura, já que os pequenos são condicionados a manter a atenção total naquela atividade.

Livre pra criar

Um livro é porta aberta para a imaginação, por isso as crianças conseguem mergulhar nas histórias e desenvolverem outras questões a partir do roteiro apresentado. Com isso, é impossível sair de uma leitura com a alguma ideia nova ou vontade de aprender mais.

Contando carneirinhos

Seu filho está com dificuldade para dormir? Então, experimente ler um livro com ele antes de ir para a cama. A leitura tem o poder de relaxar a criança e desconectar dos fatores que dispersam sua atenção naquele momento.

Atento a tudo

Não é difícil encontrar adultos que não escutam os outros durante uma conversa, não é? E a leitura na infância pode ser uma importante aliada na construção de uma geração mais atenta e concentrada.

Vocabulário rico

As crianças funcionam como um poço sedento por conhecimento. Por isso, a leitura nessa fase é tão importante, principalmente por ser uma das principais maneiras para se aprenderem palavras novas.

fechar