Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Livros para entender o racismo no Brasil

O racismo é uma realidade no Brasil que precisa ser combatida com força, com coragem e com resistência. As pessoas brancas têm a obrigação de arcar com a dívida histórica que têm com as pessoas negras, pesquisando e entendendo como esse tipo de preconceito se firma e se manifesta na sociedade. Ao mesmo tempo, as pessoas pretas devem ter acesso a inúmeras narrativas sobre quem elas são, para se conhecerem melhor e não se verem apenas pelos olhos dos opressores. A melhor forma de promover esses dois processos é com livros para entender o racismo no Brasil. Independentemente de quem você seja, leia a lista que preparamos e se atualize!

Rastros de resistência: Histórias de luta e liberdade do povo negro Rastros de resistência: Histórias de luta e liberdade do povo negro

A obra “Rastros de resistência: Histórias de luta e liberdade do povo negro” foi escrita por Ale Santos e apresenta histórias de povos negros que foram apagadas pela branquitude. É um livro importante para compreender outras versões sobre a realidade e para entender que a branquitude não é benéfica como ela mesma faz parecer nos livros de história. Abra sua mente para novas narrativas!


Copiar
Compartilhar
Pequeno Manual Antirracista Pequeno Manual Antirracista

De Djamila Ribeiro, o “Pequeno Manual Antirracista” é uma obra de leitura simples que explica em dez tópicos qual é a origem do racismo e quais são as maneiras de vencê-lo. Esse livro é essencial para as pessoas brancas que querem promover mudanças na sociedade, visto que elas devem identificar e alterar os comportamentos racistas que disseminam há tanto tempo.

Encante-se com as frases mais lindas de livros
Copiar
Compartilhar
O perigo de uma história única O perigo de uma história única

Chimamanda Ngozi Adichie é a autora de “O perigo de uma história única”, livro produzido a partir de uma palestra de 2009, no programa TED Talk. Nele, a autora destaca a importância de se atentar às múltiplas narrativas sobre a realidade, visto que cada uma é construída a partir de um tipo de interesse. Buscar novas perspectivas sobre aquilo que já conhecemos é o que nos torna mais compreensivos e empáticos.


Copiar
Compartilhar
Amoras Amoras

O livro de Emicida e Aldo Fabrini, “Amoras”, é destinado ao público infantil, e tem como objetivo conscientizar as crianças pretas sobre a necessidade de se reconhecer, de se amar e de se aceitar. A literatura infantil ainda é muito branca, e é essencial que tenhamos histórias com crianças pretas sendo protagonistas. A partir disso, todas as crianças poderão sonhar e realizar aquilo que desejam.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Livros para refletir sobre a sociedade e o mundo atual

Quando me descobri negra Quando me descobri negra

“Quando me descobri negra” é um livro de Bianca Santana que aborda o processo de compreensão sobre a própria identidade. Em um país como o Brasil, no qual as pessoas pretas podem ter peles mais claras ou mais escuras, é fundamental reconhecer o que torna uma pessoa negra e quais são as formas de expressar a própria negritude com consciência e com muito poder.

Abra sua mente para livros que valorizam mulheres
Copiar
Compartilhar
Quarto de Despejo Quarto de Despejo

“Quarto de Despejo” é uma obra de Carolina Maria de Jesus que foi escrita como um diário. Nela, a escritora narra a vida que levava na favela, no Canindé, com três filhos. É interessante compreender de maneira empática as dificuldades enfrentadas pelas pessoas pretas, e com esse livro é possível fazer isso. Precisamos reconhecer que as experiências das pessoas pretas são essenciais para entender como a sociedade funciona.


Copiar
Compartilhar
 
O Genocídio do negro brasileiro: Processo de um Racismo Mascarado O Genocídio do negro brasileiro: Processo de um Racismo Mascarado

O livro “O Genocídio do negro brasileiro: Processo de um Racismo Mascarado”, de autoria de Adbias do Nascimento, apresenta o problema de acreditar na democracia racial brasileira. A ideia de que não há racismo em um país miscigenado é falha e não condiz com a realidade. A obra é uma oportunidade para compreender o projeto de dizimar as pessoas pretas da sociedade, e combatê-lo.


Copiar
Compartilhar
Quem tem medo do feminismo negro? Quem tem medo do feminismo negro?

Djamila Ribeiro volta à lista com “Quem tem medo do feminismo negro?”, um livro autobiográfico que aborda o processo de supressão da própria personalidade pelo qual a autora e tantas outras mulheres negras passaram. Essa obra é de suma importância para as mulheres que desejam se aprofundar no feminismo e que estão preocupadas em construir uma sociedade na qual todas as mulheres sejam respeitadas, não só as brancas.

Reflita com livros sobre discriminação e mude a realidade
Copiar
Compartilhar
Tornar-se Negro Tornar-se Negro

“Tornar-se Negro” é um livro de Neusa Santos Souza que tem como tema a vida emocional das pessoas pretas e a maneira como ela se constrói em uma sociedade tão preconceituosa e excludente. É necessário pensar a questão racial em todos os âmbitos da vida de um indivíduo, e os sentimentos dele estão incluídos nisso. Com um simples questionamento você já poderá começar a refletir sobre isso: quantas pessoas negras você ama?


Copiar
Compartilhar
Do silêncio do lar ao silêncio escolar Do silêncio do lar ao silêncio escolar

“Do silêncio do lar ao silêncio escolar” é uma obra de Eliane dos Santos Cavalleiro que mostra como as crianças pretas são discriminadas dentro das salas de aula. Se a educação é a maneira pela qual nos tornamos capazes de mudar o mundo, por que as pessoas oprimidas não podem ter acesso a ela de maneira digna e respeitosa? Reflita sobre essa questão a partir da leitura do livro!

Entenda por que a leitura é tão importante para a sociedade
Copiar
Compartilhar
fechar