Nem todo mundo gosta de falar sobre sentimentos, mas quando estamos em um relacionamento, isso é necessário. Para a relação dar certo, é necessário transparência e confiança, não há como saber como o outro se sente se ele não se abrir. Lembre-se que confiança é algo difícil de se construir, mas fácil de se quebrar.
Apesar de todo mundo ter dificuldades e defeitos, ninguém gosta muito de admiti-los. Mas eles são parte de quem somos, e se vamos conviver com alguém, é bom saber esses pontos também. Uma maneira de fazer com que o outro se abra, é você expor suas próprias fraquezas, para que ele se sinta à vontade.
Se o seu parceiro anda calado demais, pode ser que esteja sentindo algo que ainda não se sentiu confortável em falar. Não o julgue sobre isso, mas sim mostre que você se importa com ele e que está ao lado dele para apoiar, diga que quando ele estiver pronto para falar, você estará lá para ouvir.
Quando você não se abre, não fala sobre o que sente ou guarda segredos, o seu parceiro também agirá assim. Relacionamento é uma troca de sentimentos e experiências, é preciso saber falar e ouvir. Então, expresse mais o que sente, seja natural e espontâneo, isso estimulará seu parceiro.
Relate ao seu amor aquilo que você tem observado no comportamento dele, isto é, diga as suas impressões sobre o que ele está sentindo. Se ele perceber que você presta atenção nele e reconhece os sentimentos, além de se sentir amado, ficará confortável em falar sobre isso, pois sabe que você realmente se importa.
Todo mundo tem dias ruins, mas nem todos falam sobre eles. Se perceber que o seu parceiro está meio estranho, quebre o silêncio e pergunte sobre o dia dele ou se está tudo bem. Às vezes ele só não quer te preocupar ou te incomodar, mas mostre que a vida dele é como parte da sua e que você quer saber para poder ajudar.
É importante que seja estimulada uma conexão entre vocês, demonstre o que você sente pelo outro. Procure agradar a pessoa amada, proponha passeios ou viagens, faça um presente pessoal. Faça coisas que fortaleça o amor e a união de vocês, e assim a confiança também se fortalecerá.
Se você já percebeu que tem algo de errado acontecendo ou incomodando seu amado, não o force a dizer. Com jeitinho, tente entrar no assunto, conte algo pessoal primeiro e depois pergunte se está tudo bem. A escolha de palavras pode facilitar a comunicação.
Nem sempre o problema do outro se fechar é dele, às vezes suas atitudes podem estar causando isso. Por exemplo, se você é uma pessoa que vive julgando tudo e todos, pode fazer com que o outro se sinta desconfortável em se abrir, por medo do que você falará. Então, saiba ouvir mais e julgar menos.
Você é do tipo de pessoa que tem sempre uma opinião para dar sobre tudo? Tenha certo cuidado com isso, pois pode intimidar as pessoas. Nem tudo o que pensamos precisa ser falado, muitas vezes o outro não precisa de opiniões, mas sim de ouvidos e atenção.
O nosso corpo também fala, não se esqueça disso. Quando seu parceiro for te contar algo, preste atenção em o que a sua postura está transmitindo. Atente-se também às expressões faciais, você pode até não dizer o que está pensando, mas a sua cara pode entregar tudo.
Saiba ouvir de verdade o que o outro está dizendo e demonstre que você entende o lado dele. Uma maneira de fazer isso é repetir o que o outro disse com suas palavras, mostrando que captou o que foi falado e, então, coloque o seu ponto de vista sobre isso se colocando no lugar dele.
Cuidado para não transformar uma conversa em um interrogatório, você não está ali para investigar a vida dele. Vocês têm uma relação, e um é parte da vida do outro, a partir do momento que um tem um problema, se torna também problema do outro. Demonstre preocupação e não desconfiança.
Uma forma de mostrar que está prestando atenção e se importando com que a pessoa está falando, é olhar diretamente nos olhos dela. Estabeleça essa conexão com o outro, não fique disperso enquanto ele fala ou fazendo outra coisa, pois isso pode fazer com que ele desista de falar.
A verdade é que as pessoas só se abrem para nós quando confiam na gente. Então, não seja o tipo de pessoa que fala os segredos dele para os outros ou que fica expondo todos os seus sentimentos. Mesmo que seja para a família e amigos da pessoa, às vezes ele só não quer compartilhar com outras pessoas, apenas com você.