Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Manual de Bons Modos

Você quer ser elegante em todas as situações de sua vida? Então, preparamos um manual de como agir em diversas situações, com as regras mais básicas e vitais para a boa convivência. Seja educado, paciente, mas além de tudo, a finesse em pessoa!

O que é ser elegante?

Se elegante começa pela pontualidade, pela gentileza, pelos gestos. Depois passa pela postura, sempre generosa e educada; pela voz sempre num tom baixo, em que não de discute com as pessoas, mas sim, conversa-se, sempre.

Ser elegante é saber evitar assuntos constrangedores, que sabe a hora de se calar e mais que isso, sabe que o silêncio vale ouro.

Ser elegante é mais do que ser educado por ser apenas. É entender que não se deve ser arrogante, nunca, em nenhuma situação e que todas as pessoas devem ser tratadas de igual para igual.

E aí, você quer ser elegante?

Os dez pecados mortais contra a arte de bem conversar

Jonathan Swft

1 - A desatenção de quem ouve.
2 - O mau hábito de interromper e a de falar ao mesmo tempo.
3 - A precipitação de mostrar que se tem espírito ou cultura.
4 - A vontade de querer dominar a conversa e o assunto.
5 - Pedantismo.
6 - A falta de seguimento na conversa.
7 - O espírito de contradição.
8 - O vício de sempre querer fazer graça.
9 - A falta de calma na apresentação de argumentos.
10 - Trazer a baila assuntos pessoais em detrimento dos de ordem geral.

Quem cala e ouve, aprende. Quem fala, ensina.

Naturalidade

É importante sempre agir com naturalidade, sem elevar a voz, em qualquer lugar ou ocasião.

Está regra serve para o seu convívio no trabalho, em sua casa ou na rua. De tal forma, procure não se sobressair a outras pessoas e sempre se manter em sua posição.

Maneiras no restaurante

Quando um casal entra no restaurante o homem deve ir a frente da mulher, ou ambos andam lado a lado.

Na mesa, é o homem quem deve puxar a cadeira da mulher e, desta forma, é o homem quem deve escolher o lugar da mulher. Cabe ao homem também a função de transmitir o pedido.

Ao sair do restaurante, a mulher é quem vai a frente e o homem a segue.

Talheres

Os talheres devem ser sempre posicionados de fora para dentro, na ordem em que os pratos serão servidos. Assim, os mais distantes do prato são os primeiros a serem usados, e os mais próximos ao prato, os últimos. Na maioria das vezes, o garfo fica do lado esquerdo e a faca, do direito.

Seja como for, os talheres não devem ser trocados de lado, caso não consiga comer como estão posicionados, troque-os de mão discretamente após o início da refeição.

Já para sobremesa, os talheres são distribuídos em cima dos pratos. A colher e o garfo de sobremesa devem ficar virados para a esquerda e a faca para a direita.

Modos à mesa

As boas maneiras condenam os cotovelos à mesa, mesmo em situações mais informais. Em situações formais então, é para lá de deselegante!

Este tipo de atitude revela uma maneira rude e invasiva, como se a qualquer segundo você pudesse subir sobre a mesa e avançar sobre a pessoa que está a sua frente.

Porém, breves apoios, quando se esta conversando ou quer comunicar algo e tom baixo são totalmente aceitáveis. É tudo uma questão de bom senso e equilíbrio.

Tratamento de casais

Todo marido deve tratar sua esposa com cuidado e muito amor, principalmente em público. Tal situação vale também para as mulheres.

Jamais exponha o seu parceiro ao ridículo, ou à situações vexatórias. Seja um bom cônjuge, em todas as situações.

Quando houver brigas, nunca procure a opinião de terceiros publicamente, pois isso pode ser muito constrangedor para todos.

Estando em casas de amigos ou familiares, ambos devem ser gentis, um com o outro e também com todos os presentes no local.

Afinal, roupa suja se lava em casa!

Tom de voz

Falar baixo é a chave para a elegância. Isto porque a maioria das pessoas tem a tendência a levantar o tom de voz em situações que não se é necessário.

Numa discussão muitas vezes sentimos o desejo de levantar a voz, porém, pense e reflita: ter bons argumentos é melhor do que gritar sua opinião, não é?

O que são boas maneiras?

As boas maneiras podem ser resumidas em apenas uma palavras: Elegância!

Não é apenas saber como se portar em eventos, como usar os talheres, mas sim, como ter uma boa convivência com todas as pessoas.

Apresentações

O marco inicial da etiqueta são as apresentações. É importante sempre dizer "muito prazer", seja para uma pessoa idosa, ou a um jovem, por isso, sempre temos que promover as apresentações.

O correto é se apresentar o homem à mulher, porém, quando for um religioso, como pastor ou padre, apresenta-se primeiro a mulher. No caso de idades, apresenta-se a mulher mais jovem a mulher idosa. Em relação a estado civil, apresenta-se os solteiros aos casados.

Outro ponto certeiro está no aperto de mãos. O correto é a mulher estender a mão aos homens, porém, caso ela faça apenas um aceno, o homem deverá corresponder da mesma forma.

Um mulher nunca deve se apresentar a outra mulher, exceto em casos de mulheres mais jovens se apresentando à anfitriã ou a uma senhora de idade. No mesmo sentido, uma senhora nunca se levanta para ser apresentada a um homem ou mulher, exceto se este for de um poder maior que o seu.

Cumprimentos e Saudações

Saudar é um ato de boa educação. É importante que este ato seja sempre um gesto de amizade, cordialidade e espontâneo.

Por isso, sempre devemos dizer "Bom dia", "Boa tarde" ou "Boa noite", ou então, o real prazer que você sente ao encontrar alguma pessoa.

Gesticulação

Falar com as mãos é algo comum para muitas pessoas, mas pode parecer grosseiro quando feito com exagero.

Gestão são permitidos, mas discretamente e apenas para dar ênfase em alguns pontos importantes, sendo mais comuns em palestras.

Ao se dirigir a outra pessoa, procure não manter gestos exagerados ou muito espaçosos, pois isso pode passar a linguagem corporal errada.

Cuidados com espirros e tosses

Ao estar enfermo e precisar participar de eventos sociais, procure sempre inibir seus espirros e tosses com o auxílio de um lenço.

É preferível que se saia da mesa para assoar o nariz. Nunca faça isto em frente a outras pessoas.

Assuntos particulares

Bom, o nome já diz, não é?

Assuntos particulares devem ser tratados apenas no convívio particular. Não discute em público aquilo que não convém às outras pessoas. Afinal, ninguém, nem mesmo você, quer ficar constrangido.

Mãos escondidas

É deselegante manter as mãos nos bolsos quando se fala com alguém. Este gesto da a entender que você está escondendo algo, ou que você não está aberto a conversas, portanto, mãos nos bolso, não!

Não aponte

O uso do dedo indicador para apontar para pessoas e/ou coisas é muito grosseiro. Evite ao máximo essa situação, pois ela pode constranger e inibir as pessoas.

Só use este tipo de gesto quando for absolutamente necessário, tomando cuidado para não esbarrar em outra pessoa.

Enumeração

Ao contar causos, ou então elencar uma lista de pessoas é educado colocar-se sempre em último lugar.

Ou seja: beltrano, sicrano, fulano e eu.

Isto faz parte da modéstia e humildade que toda pessoas elegante tem.

Gírias

Este tipo de linguagem só deve ser usado na intimidade, com pessoas de convívio muito próximo.

É extremamente deselegante usar de gírias para conversar com pessoas de alto calão, ou então, em eventos muito formais. Evite ao máximo está situação.

Seja cuidado com suas palavras, pois a linha entre o que é aceitável e o que é inaceitável é muito tênue. Na dúvida, aposte na linguagem que é usada por todos no recinto.

Ou seja, um grupo mais informal permite uma ou outra transgressão, mas um grupo mais formal não admite este tipo de linguagem.

Telefones e celulares

O telefone deve ser usado para recados rápidos, informações e convites. De tal forma, devemos sempre falar de forma clara e pausadamente.

Quando alguém te liga, é importante deixar que esta pessoa termine a ligação. Da mesma forma, tome cuidado com o horário. É deselegante ligar para alguém após o jantar... Ligações de madrugada, só de forem questão de vida ou morte.

Assobios

Você tem o costume de assobiar quando está em grupos ou no meio social?

Pois deixe de fazer isto, pois tal ato sugere que você não está ligando para o que está sendo conversando. Assobie apenas quando estiver sozinho ou em festas mais animadas.