Se algo está pesando demais em sua vida, talvez seja a hora de analisar se esse peso não é de outra pessoa. Muito do que nos incomoda nada mais é do que problemas que são de responsabilidade de outros para serem resolvidos.
Não adianta querer ter controle em tudo que acontece ao seu redor. O mundo não foi feito para ser controlado. O que é controle seu é apenas a sua vida. O resto, deixe que o mundo tome conta.
Cada um deve aprender a lidar com suas próprias dores. Por mais que você goste dos outros, você não pode assumir a dor deles. Aceite essa verdade.
Cada um tem a liberdade de carregar os seus problemas da forma que achar melhor. Não adianta querer assumir o peso dos outros. O que é dos outros não deve ser seu.
O dia tem apenas vinte e quatro horas. E essas horas devem ser bem aproveitadas para você cuidar do que é seu. Se você começar a cuidar do que é dos outros, vai chegar uma hora que não sobrará mais tempo para si mesmo. Por isso, cuidado com o seu tempo!
Você nasceu com uma responsabilidade: cuidar de si mesmo. Fora isso, você só assume responsabilidade pelo que você escolher. Então, pense bem antes de assumir o que não precisa ser seu.
Cada pessoa precisa passar por algumas experiências para ter um aprendizado e crescer como pessoa. Por isso, não assuma o peso das experiências dos outros. Se você fizer isso, pode estar tirando o aprendizado pelo qual os outros precisam passar.
Por mais que você queira ter controle de tudo, você deve aprender que algumas coisas estão fora de alcance. Assim é o mundo. Nem tudo foi feito para ficar sob responsabilidade apenas de uma pessoa.
Pare de achar que é responsável por tudo que acontece em sua volta e principalmente pelas pessoas que você ama. Cada um sabe de si e paga pelas escolhas que faz. Não se sobrecarregue demais.
A vida é feita de escolhas. Então, aceite que os outros podem fazer escolhas sem a sua interferência. Aprender a deixar os outros escolherem sozinhos, é um grande aprendizado que você pode ter na sua vida.
É libertador poder viver sem precisar viver pelos outros. A liberdade está em aceitar que a sua vida é sua e a dos outros não precisa ser conduzida por você. Conduza apenas a sua vida e encontrará a liberdade.
Carregue apenas a sua bagagem. Doses extras de coisas desnecessárias te farão sentir um peso gigante em seus ombros. Não se puna tanto assim, não vale a pena.
O que não é seu, só vai pesar em suas costas. Por isso, não tenha medo de deixar para trás toda a bagagem que deve ser carregada por outras pessoas.
Quem muito carrega peso, não consegue nem ao menos tirar os pés do chão. Assim fica impossível até de andar. Então, livre-se de todo excesso de peso, principalmente daqueles que nunca lhe pertenceram.
Alguns problemas são seus e outros dos outros. Se você não consegue nem resolver os seus em primeiro lugar, o que fará com os dos outros? Por isso que cada um deve olhar primeiro para o que é seu, sem precisar assumir o que está fora de seu alcance.