Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Os Maiores Estilos Musicais

A música é capaz de trazer a nós sentimentos diversificados. A alegria pode ser encontrada nos versos e batidas, assim como a tristeza, a reflexão, a harmonia etc. No mundo existem inúmeros estilos musicais para os mais variados gostos. Hoje é dia de conhecer boa parte deles e compreender como surgiram, por quais motivos e outras curiosidades. As músicas podem nos influenciar em muitas situações da vida e também atuam marcando momentos. Música é tudo de bom, e se você deseja conhecer melhor os diversos estilos, encontre aqui as mensagens que ensinam sobre cada um deles. Uma vida com música é uma vida que passa de forma leviana.

continue lendo
Compartilhar

Estilos musicais

Há inúmeros estilos musicais no mundo. As pessoas cada vez mais estão ouvindo músicas, interagindo com os artistas e financiando essa forma de expressão artística e cultural. Cada gênero tem sua história, principais artistas e peculiaridades.

Disco

Globo com espelhos

O estilo musical disco surgiu a partir da fusão de elementos como o soul, jazz, original funk e música latina. A origem se deu em meados dos anos 70, nas discotecas de Chicago, Nova York e Filadélfia. Os artistas mais famosos da época eram: Donna Summer, Bee Gees, KC and the Sunshine Band, ABBA, Chic, os irmãos Jackson. Na música brasileira, fomos representados nesse estilo musical pelo grupo As Frenéticas e pela cantora Lady Zu.

Grunge

Nirvana

Não só um estilo musical, o grunge ditou o comportamento da geração dos anos 80. Surgiu em Seattle, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock, considerado um subgênero do rock. O lançamento dos sucessos “Nevermind”, do Nirvana, e “Ten", do Pearl Jam, alavancaram a popularidade do estilo musical nos anos 90. Normalmente, as letras das músicas desse estilo são repletas de angústia, abordando temas como alienação social, autodúvida, abuso, trauma psicológico e desejo de liberdade. Os principais artistas da época foram: Alice in Chains, Soundgarden, Foo Fighters, Hole, entre outros.

Pop

Elvis Presley

O estilo musical pop surgiu em meados da década de 50, no Reino Unido e nos EUA, integrando estilos diferentes, elementos que geralmente permitem uma maior facilidade de memorização, pois são cheios de refrões e ganchos. Os principais artistas desse estilo são Elvis Presley, Madonna e Michael Jackson, David Bowie e Backstreet Boys. Os artistas trouxeram grande revolução nos shows, com danças, recursos tecnológicos e roupas customizadas. Atualmente, os artistas que fazem maior sucesso são: Anitta, Beyoncé, Ed Sheeran e Justin Bieber.

Mensagens para celebrar o Dia do Samba

Rap

Snoop Doggy

O rap surgiu na Jamaica, na década de 60, com uma batida rápida e acelerada. O termo significa rhythm and poetry (ritmo e poesia). Geralmente as letras das músicas têm um discurso com muitas informações, rimas poéticas e pouca melodia. O estilo musical se tornou mais conhecido graças a grandes personalidades como NWA, Snoop Doggy, LL Cool J, Sean Puffy Combs, Cypress Hill e Coolio. Os principais artistas brasileiros são Racionais MC’s, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Câmbio Negro, Xis & Dentinho, Planet Hemp e Gabriel, o Pensador.

K-pop

G-Dragon

O gênero musical k-pop surgiu na Coreia do Sul, na década de 90, caracterizado por muitos elementos audiovisuais, misturas de sons ocidentais com elementos de performance asiática. Possui batidas e misturas com outros gêneros, como rap, rock, música eletrônica, além do pop americano. Os principais artistas desse gênero são SHINee, 4minute, G-Dragon, Wonder Girls, 2PM, Kara, ITZY, Exceed in Dreaming, Momoland e Bangtan Sonyeondan (ou BTS).

Emo

Simple Plan

Na metade da década de 80, surgiu o movimento Emocore, em Washington (EUA). As bandas começaram a abordar temas amorosos e pessoais nas letras, discutindo relacionamentos. Fall Out Boy, Panic! At The Disco, My Chemical Romance e Simple Plan foram os artistas mais consagrados desse estilo musical. No Brasil, as principais bandas que fizeram sucesso nos anos 2000 foram NX Zero, Fresno e Forfun.

 

Rock

Red Hot Chilli Peppers

O estilo musical surgiu nos Estados Unidos no final da década de 40, início dos anos 50. Atualmente, há diversos subgêneros do rock: rockabilly, blues rock, hard rock, heavy metal, punk rock, rock progressivo e country rock. Geralmente, as bandas são formadas por um baixista, um ou dois guitarristas, um vocalista e um baterista. Os artistas mais consagrados são: The Beatles, The Rolling Stones, Led Zepellin, AC/DC, Queen, Red Hot Chilli Peppers, entre outros. No Brasil, as principais bandas foram Legião Urbana, Barão Vermelho, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Titãs, RPM, Plebe Rude, entre outros.

Inspire-se com frases de rap

Axé

Ivete Sangalo

O axé surgiu na Bahia, no Brasil, na década de 80, durante manifestações populares no carnaval de Salvador. O termo tem significado religioso, designando energia positiva. Uma mistura de ritmos foi a essência desse estilo musical, entre eles o frevo pernambucano, os ritmos afro-brasileiros, reggae, merengue, forró, maracatu e outros afro-latinos. Os principais artistas são Dodô e Osmar, Olodum, Araketu, Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, entre outros.

Indie

The Smiths

O estilo surgiu em meados da década de 1990, inspirado pelo movimento indie rock. Ficou conhecido por músicos e bandas que se opõem aos valores estritamente comerciais, não participando de gravadoras e do mercado padronizado, que só visava as vendas e os lucros. Os principais artistas foram The Smiths, The Stone Roses, The Jesus and Mary Chain, Happy Mondays e My Bloody Valentine.

Jazz

Mulher cantando /  Billie Holiday

O estilo musical surgiu entre os anos 1890 e 1910, nos Estados Unidos. Marcado pelo swing, ritmos não lineares e improviso, com origem de uma manifestação musical de um legado religioso afro-americano. Os principais artistas são Billie Holiday, Louis Armstrong, Miles Davis, John Coltrane e Ella Fitzgerald.

MPB

Homem em praia / Tom Jobim

O termo MPB surgiu para designar a Moderna Música Popular Brasileira, que foi usada para classificar artistas da música nacional, na segunda metade da década de 60. Resultado das manifestações culturais, com influência europeia, africana e indígena. Alguns dos principais artistas foram Chico Buarque, Tom Jobim, Marisa Monte, Os Tribalistas e Elis Regina.

Aprenda as histórias das lendas do rock

Sertanejo

Homens segurando instrumentos / Chitãozinho & Xororó

O estilo musical se caracteriza por uma melodia simples e melancólica, também é conhecido recentemente como "sofrência". Surgiu em 1929, no Brasil, conhecido na época como música caipira. O estilo musical passou por atualizações, considerando que foi dividido em três fases: de 1929 a 1944, música caipira ou música sertaneja de raiz (representada por Torres & Florêncio); de 1945 até os anos 60, como fase de transição e do final dos anos 60 até a atualidade, música sertaneja romântica (destacando Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo); e também o sertanejo universitário (cantado por artistas como Marília Mendonça, Jorge & Mateus e Luan Santana).

Samba

Homem apontando / Zeca Pagodinho

O estilo surgiu no século 19, na Bahia, originado por influência de ritmos africanos. Os principais instrumentos são de corda, como o violão e o cavaquinho, mas também se utilizam surdo, pandeiro, piano, flauta e saxofone. Reúne poesias e danças, relacionadas à roda de capoeira. Alguns dos principais artistas são Zeca Pagodinho, Cartola, Beth Carvalho, Nelson Cavaquinho e Dudu Nobre.

Pagode

Homem cantando / Jorge Aragão

O pagode ficou conhecido como um "subgênero do samba", com origem no Rio de Janeiro, entre o final da década de 1970 e início da década de 1980. Ficou conhecido como uma música para tocar em festas e reuniões, em "fundo de quintal" para compartilhar amizades, comida e bebida. Os primeiros artistas pagodeiros que fizeram sucesso foram Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Caprí, Deni de Lima, Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra, Jorge Aragão, Mauro Diniz e Nei Lopes.

R&B

Homem de chapéu /Bruno Mars

R&B é um termo que se originou nos Estados Unidos, no final da década de 1940, pela revista Billboard, que significa rhythm and blues. Esse gênero representou historicamente quando a música negra começou a se transformar lentamente em rock and roll. Os principais artistas são Bruno Mars, Drake, Alicia Keys, Usher e Justin Timberlake.

Conheça as estrelas mais conhecidas do rap nacional

Eletrônica

Alok

O conceito de música eletrônica surgiu no ano de 1948, por intermédio do francês Pierre Schaeffer, um engenheiro eletrotécnico que criou a musique concrete ("música concreta",) um tipo de música produzida por meio de uma edição de áudio unida a sons externos naturais. Os principais artistas são Alesso, Erol Alkan, Alok, Miguel Álvarez-Fernández e Steve Angello.

Funk

Homem de barba usando óculos / Mc Kevinho

Estilo musical que surgiu no final dos anos 60, originado do soul music. O gênero chegou no Brasil no final dos anos 70, e foi popularizado nas periferias. As características desse estilo são: ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e rítmica, além de uma percussão (batida) marcante e dançante. Os principais artistas brasileiros são Anitta, Kevinho, Ludmilla, DJ Marlboro e Mc Marcinho.

Bossa nova

Homem tocando violão / João Gilberto

O gênero musical nasceu no Brasil nos anos 50, considerado um movimento da música popular brasileira, com influência do jazz norte-americano e do samba carioca. Os principais artistas são Tom Jobim, João Gilberto, Oscar Castro Neves, Agostinho dos Santos, Luiz Bonfá e Carlos Lyra.

fechar