Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

10 curiosidades sobre o Halloween

Doces, caveiras, fantasias, magia, fantasmas e abóboras. O Halloween (ou Dia das Bruxas) é, para muitos, uma das festas mais aguardadas e divertidas do ano. Cheia de simbologias aterrorizantes, lendas e histórias, essa data conta com diversas curiosidades impressionantes para quem é fã assumido de uma boa dose de terror. Afinal, de onde veio essa celebração? Como surgiram os elementos inusitados e carregados de mistério que a compõem? Como costumamos comemorar o Halloween aqui no Brasil? Aprenda um pouquinho sobre o tão aclamado Dia das Bruxas e comece a pensar em comemorar essa data todos os anos!

continue lendo
Compartilhar

1 - Halloween? De onde veio isso?

Hoje em dia pode soar esquisito, mas o Halloween surgiu para espantar fantasmas. Uma antiga crença dos povos celtas dizia que as pessoas mortas durante o ano voltavam na noite de 31 de outubro e tentavam possuir os vivos.

A forma de escapar da maldição era tornar as casas indesejáveis: apagar fogueiras, vestir roupas esfarrapadas e sair pelas ruas dos vilarejos fazendo muito barulho. Acreditavam que tudo isso assustaria os espíritos.

Os romanos chegaram a adotar a tradição, mas abandonaram no século 1 d.C.

Feliz Dia das Bruxas! Descubra mais sobre essa data

3 - E as bruxas, o que tem a ver com isso?

No Brasil, a festa que temia os mortos passou a ser a festa das bruxas. Diz-se que, assim como no 30 de abril, 31 de outubro é uma data em que as bruxas se juntam com o Diabo. A lenda inclui feitiços, vassouras voadoras e muita confusão.

Tudo isso é resultado da mistura de culturas, já que a tradição irlandesa que foi para os Estados Unidos acabou misturada aos contos de índios e africanos.

Aliás, contam que para encontrar uma bruxa, basta vestir roupas do avesso e andar de costas na noite de Halloween. Será?

Mensagens sombrias para ler no Dia das Bruxas

4 - Gostosuras ou travessuras?

Além da fantasia, uma tradição do Halloween bastante praticada nos EUA é passar de casa em casa gritando: "Doces ou travessuras?". Se a pessoa que atender tiver um bocado de gostosuras para ofertar, fica livre de pagar uma prenda.

A brincadeira é chamada de "souling" ("soul" quer dizer "alma"), e começou na Europa. No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, fiéis pediam "soul cakes" (bolos de alma). Eles eram feitos de pão com groselha e, para cada bolo recebido, a pessoa precisava fazer uma oração por um parente morto do doador.

Como o mundo comemora o Halloween?

5 - O Halloween no mundo

Na Irlanda, berço do Halloween, as tradições celtas são mantidas. As pessoas acendem fogueiras e as crianças pedem "doces ou travessuras".

No Brasil, a festa ganha cada vez mais popularidade, tanto que é comum encontrar roupas e decorações típicas no mês de outubro.

Em outras partes do mundo, a proximidade com novembro, quando muitos países homenageiam seus mortos, fez com que o Dia das Bruxas se misturasse aos costumes locais. Na Espanha, por exemplo, o Dia de Todos os Santos é celebrado em 1º de novembro. No México e no Peru, a data é encarada de maneira festiva, incluindo trajes e rituais locais.

6 - E a abóbora?

É comum falar de Halloween e pensar nas clássicas abóboras esculpidas.

De acordo com as tradições irlandesas, um homem chamado Jack Miserable bebeu muito em um dia 31 de outubro, então o diabo veio buscar sua alma. Jack o enganou e viveu mais alguns anos.

Quando morreu, não foi aceito no céu. O diabo estava ressentido, e também não permitiu que Jack entrasse no inferno. Assim, ele passou a viver em uma escuridão sem fim, com uma única brasa de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido, que passou a usar como lanterna.

Depois de algum tempo, vieram outras versões para a história, esculpindo rostos assustados em batatas e abóboras.

12 coisas que você só pode fazer no Halloween

7 - E os outros ícones do Halloween?

Vassoura:
Simboliza o poder feminino. A ideia é limpar a negatividade da vida.

Morcego:
É a visão que vai além das aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Maçã:
A fruta é associada aos deuses do amor. No Halloween, ela é símbolo de vida.

 

8 - As cores do Halloween

'Doces ou travessuras' - 10 curiosidades sobre o Halloween

As cores mais usadas no Dia das Bruxas também têm significado.

Laranja:
Tem a ver com energia e vitalidade. Dizem que os espíritos sugavam as energias de quem usava essa cor.

Roxo:
Símbolo da magia que rodeia as comemorações do Halloween.

Preto:
Cor favorita dos magos, feiticeiras, bruxas e sacerdotes.

Confira nosso especial de Halloween

9 - Aniversário em pleno Halloween?

Imagina fazer aniversário em pleno Dia das Bruxas? Olha só a pequena lista de famosos que nasceram em 31 de outubro.

Carlos Drummond de Andrade: poeta, contista e cronista.
Rob Schneider: ator americano que fez sucessos como "Gigolô Por Acidente".
Van Basten: craque da seleção holandesa e um dos componentes da Laranja Mecânica.
Paulo Nunes: ex-atacante de times como Palmeiras e Grêmio.

fechar