Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Amizades tóxicas

Um amigo falso ou tóxico, é dez vezes pior que um inimigo. Preste atenção nos sinais de uma relação abusiva, não perca sua energia por ninguém.

Atente-se aos sinais

Encontramos várias pessoas ao longo da vida e, pelo seu caminho, você fez muitos amigos. Você sempre deve olhar para a amizade como um todo, porque ela é uma moeda com dois lados, são pessoas com criações e experiências diferentes, exige reciprocidade. O esforço deve vir das duas partes e você deve perceber pequenos sinais de desafeto e, até mesmo, pequenas “alfinetadas“. Você merece mais!


Copiar
Compartilhar
Não dá para ser

Tem gente que simplesmente não faz bem, que não dá para ter por perto. Você parecia me fazer tão bem no começo, que depois ficou difícil ver quem você realmente é. Por muito tempo, me puxou para baixo, me fez ver as coisas com negatividade, quando não era nada disso. Não dá para ter você em minha vida, porque me faz mal, me faz parar no tempo e perder boas amizades.


Copiar
Compartilhar
A amizade como felicidade

É na amizade que encontramos a felicidade. Para o filósofo grego Aristóteles, o mais virtuoso e feliz dos homens é aquele que tem amigos, os quais são necessários para compartilhar a sua alegria e dirigir-lhes boas ações. A felicidade vem da prática do bem, e o papel dos amigos é estimular mutuamente a busca das boas condutas. Amigo é para compartilhar, partilhar o pão. Se você conhece alguém que não compartilha com você, saiba que não é seu amigo.


Copiar
Compartilhar
Identidade e diferença

Um amigo é um segundo eu, um outro eu. Por isso, um amigo nos liga a nós mesmos, à nossa própria identidade. Reconhecemos em um amigo algo de nós. É assim que se dá o ato de reconhecimento de um amigo, por ser ele uma expressão de nós mesmos. Isso não significa que os amigos sejam iguais e que não possa haver discordância entre eles. Mas essa diferença precisa ser marcada por uma similaridade: o respeito de um pelo outro.


Copiar
Compartilhar
É preciso saber quem são nossos amigos

É preciso estar atento com aqueles que te rodeiam e, especialmente, com aqueles que você chama de amigo. É preciso conhecer a fundo essas pessoas. Saber quais são suas intenções, quais são os pensamentos que rodeiam suas mentes. Não se permita ser amigo de pessoas que te colocam para baixo e que fazem você se sentir mal consigo mesmo. Tenha por perto gente que te queira bem, pois é isso que você merece. Não esqueça do seu valor, nunca.


Copiar
Compartilhar
Cuidado com o veneno

Se a pessoa faz questão de te criticar na frente dos outros, nunca parece estar feliz pelas suas conquistas, usa os seus desabafos contra você e ainda fala mal de você pelas suas costas… Abra o olho. Essa amizade pode muito bem ter se tornado tóxica. E ninguém merece estar cercado de pessoas que não torcem pelo seu sucesso. Cuidado com o veneno, porque a cobra pode dar o bote a qualquer momento…


Copiar
Compartilhar
O ponto final

Ninguém termina uma amizade do nada. Se uma pessoa decide cortar um amigo da vida, é bem provável que esse amigo seja, na verdade, da onça. Capaz de ele ter dado todos os motivos possíveis, inclusive oferecido a tesoura, para que aquela cortasse de vez essa relação. Por isso não julgue quem dá um ponto final em uma amizade. Essa pessoa provavelmente tem os motivos dela.


Copiar
Compartilhar
 
Muito vigilante

Ser traído por um amor dói, mas não há dor maior do que a da traição de um amigo, alguém a quem você confiou os seus maiores segredos por anos, alguém de quem você ouviu conselhos que imaginou que fossem bem-intencionados, alguém que mostrou uma falsa disposição de estar sempre presente. Se tenho um conselho a dar a alguém é: não se envolva em amizades tóxicas e seja muito vigilante!


Copiar
Compartilhar
Enfraquece e envenena

Um dos significados para “tóxico”, segundo o dicionário, é “aquilo que infecta e faz mal ao organismo”. E é isso que uma amizade tóxica faz conosco: enfraquece, envenena, tira nossa vitalidade, nosso ânimo e nossa alegria. Se você se sente mal sempre que conversa com um amigo ou simplesmente quando está perto dele, repense essa relação, porque pode ser uma grande de uma amizade tóxica. Então livre-se dela o quanto antes!


Copiar
Compartilhar
Apenas interesse

É preciso entender a diferença entre um amigo que tem verdadeiro interesse por você e seu bem-estar e uma pessoa que te usa apenas por interesse. Existem muitos “amigos” que parecem ser verdadeiros e leais por estarem sempre com você, mas, quando você não tem nada a oferecer, rapidamente eles somem de vista. Quantidade não é qualidade, portanto se desprenda das amizades tóxicas e cerque-se apenas daqueles com coração e sentimentos sinceros.


Copiar
Compartilhar
Tempo não quer dizer nada

Amizades tóxicas também estão presentes naqueles grupinhos que criticam o seu jeito de ser, os seus gostos e até mesmo a maneira como você se veste. Não importa se você os conhece há anos, ou que sejam amigos de infância… O tempo não quer dizer nada! Uma amizade verdadeira jamais te faria se sentir desconfortável em ser quem você é. Amigos acolhem e incentivam e não julgam nem caçoam de ninguém.


Copiar
Compartilhar
Amizade passageira

Algumas situações na vida nos fazem conhecer pessoas que conquistam o nosso coração rapidamente — e com os amigos é a mesma coisa. Seja uma amizade feita numa viagem, num evento, numa festa ou numa lanchonete, é possível que esse laço repentino seja duradouro. Mas têm sempre aqueles que parecem estar empenhados em fazer a amizade crescer, mas depois de um ou dois encontros mal atendem o telefone.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Frases para amiga falsa

Mensagem para gente falsa

Frases de amigas falsas

20 frases que uma amiga falsa vai dizer

Descubra quem não é seu amigo

Eu prefiro ser verdadeiro

Mais falso que nota de 3 reais

Amiga veneno

Driblando a toxicidade

Amizade tóxica não é difícil de achar. Hoje em dia, as pessoas usam máscaras para se beneficiarem da bondade alheia. Se você teve uma amizade assim, não se preocupe, o tempo se encarregará de dar a devida lição. Mas, se não teve essa experiência, agradeça, pois está cada vez mais difícil de driblar esse tipo de amizade. Faça boas escolhas e desvie de coisas negativas.


Copiar
Compartilhar
Quando seu “amigo” só te coloca para baixo

Isso é algo que esperamos de pessoas com as quais não temos nenhum laço afetivo, nossos “rivais”, então como lidar quando um amigo faz isso com você? Simplesmente corte relações. Este é o tipo de pessoa que não quer que você progrida ou que seja igual ou melhor que ela em determinado âmbito; é aquela que gosta de você contanto que esteja inferior a ela.


Copiar
Compartilhar
Aquele que te critica por tudo

Não somos perfeitos e muitas de nossas características ruins podem incomodar os que estão a nossa volta, mas para tudo há limites. Críticas construtivas são bem-vindas, mas quando são feitas sem nenhum fundamento ou conselho é sinal de que a pessoa só está te criticando para te deixar mal. Afinal de contas, se você é tão “imperfeito” como ela diz, porque anda contigo?


Copiar
Compartilhar
Amizade sugadora

Outro tipo de amizade tóxica muito comum é aquela em que a pessoa só está perto de você por interesse, seja por status social, profissional, dinheiro, passeios, influências ou favores. Não há problemas em pedir ajuda aos amigos, mas sempre fazer isso e nunca retribuir o carinho mostra que a pessoa só está “sugando” de você.


Copiar
Compartilhar
O incompreensivo

Amizade é apoio, lealdade, amor e compreensão. Então, quando se tem um amigo que não compreende que você, por exemplo, não poderá sair com ele porque está doente, também pode se enquadrar no perfil dos manipuladores. Essa pessoa, na verdade, não está ao seu lado para te apoiar e ajudar, mas sim está em busca de alguém que possa suprir suas necessidades.


Copiar
Compartilhar
A colheita virá

Amizade tóxica nada mais é do que conviver com pessoas que só sabem te sugar. Elas se aproveitam da sua generosidade para se beneficiarem. Sugam sua energia, seu tempo e, em alguns casos, seu dinheiro. Fique esperto em casos como esse e se afaste o mais rápido possível. Pessoas assim não acreditam na má colheita que terão depois de fazerem tanta maldade com os outros.


Copiar
Compartilhar
O que te usa para se aproximar de outras pessoas

Você pode até ser legal aos olhos desta pessoa, mas tem outro alguém próximo a você no qual ela tem mais interesse. Para isso, usa a amizade como uma ponte para alcançar outras pessoas — seja por interesse amoroso, social, profissional ou financeiro.


Copiar
Compartilhar
O “furão”

É óbvio que imprevistos e compromissos podem, diversas vezes, atrapalhar um combinado de passeio, viagem, comemoração etc. Mas, quando a pessoa parece colocar absolutamente tudo na frente da amizade entre vocês, é hora de você também repensar essa amizade.


Copiar
Compartilhar
Amor em excesso

Nem toda amizade tóxica é construída em cima de ódio, inveja, interesse etc. de alguém — pode ser também fundamentada num amor excessivo. Apesar de amor ser, na maioria das vezes, algo bom, pode ser sufocante e obsessivo também. Um amigo que quer te ver o tempo inteiro, que reclama quando você tem outros compromissos, que se estressa quando você demora um pouco para responder mensagens, que te cobra satisfação e que te idolatra exageradamente é uma pessoa no mínimo obsessiva e não confiável. Exageros nunca são saudáveis.


Copiar
Compartilhar
Mudança de comportamento em público

É relativamente normal que algumas as pessoas mudem de comportamento quando estão em grupo, mas a partir do momento em que isso te afeta, é hora de dar uma repensada sobre essa amizade. Se a pessoa te humilha em público, fazendo chacotas, revelando segredos ou agindo de qualquer outra forma que te deixe desconfortável — ainda mais se no particular ela agir normalmente, com educação e respeito —, é porque quer se sentir superior e quer que você se sinta cada vez pior e inseguro.


Copiar
Compartilhar
A que te afasta de outras pessoas

Não é só namorado ou cônjuge que pode ter o poder de te afastar de outros amigos ou, até mesmo, da família. Amigos manipuladores existem e podem sim tomar conta da sua vida (literalmente). Com a intenção de que você faça tudo por eles (sendo que, provavelmente, não fariam o mesmo por você), esses “amigos” aparentam ser companheiros, legais, divertidos e honestos na sua frente. Porém, na verdade, o que querem é alguém para “comandar”. Portanto, se perceber que essa pessoa reclama quando você sai com outros, fala coisas ruins de todo mundo para você e reverte situações para que você aparente ser o errado num mal-entendido, fique de olho. São sinais de amigos que de amigos não têm nada.


Copiar
Compartilhar
Brigou, jogou na cara!

Discussões e brigas são naturais numa relação de amizade, mas mesmo nos momentos de raiva é necessário ter cuidado com as palavras — afinal de contas, o ato de brigar com alguém não significa que não goste de determinado indivíduo; na verdade, é justamente o contrário. Sendo isso, numa situação normal, a pessoa quer sim discutir e extravasar sentimentos, mas de forma que não lhe magoe e/ou cause rachaduras na amizade. Portanto, se você tem aquele amigo(a) que, durante uma discussão, não mede palavras, xingamentos, ofensas e “joga coisas na cara”, talvez seja melhor não o(a) considerar assim.


Copiar
Compartilhar
Fala mal de você por trás

Isso, na verdade, não é legal em nenhuma circunstância, mas, quando é um amigo que faz isso, a situação se torna muito pior — já que de uma pessoa querida esperamos, no mínimo, lealdade, sinceridade e honestidade. Ser amigo de alguém em quem não podemos confiar é a mesma coisa que não ter um amigo.


Copiar
Compartilhar
“Ladrões de ideias”

Entrando na categoria dos críticos/grosseiros e desencorajadores também entram aqueles que menosprezam algo e te convencem a não o fazer (pode ser um plano, gosto, estilo etc.) e, depois, aparecem fazendo exatamente aquilo que outrora haviam criticado. Claramente, esse “amigo(a)” simplesmente estava com inveja daquilo que você tinha em mãos e, para evitar o seu sucesso (e promover o dele próprio), evitou que seguisse com aquilo que confiava.


Copiar
Compartilhar
O amigo “sincero”

A nossa volta sempre terão aqueles que falam tudo o que pensam, sem “papas na língua”, com a desculpa de que são “sinceros mesmo”, que “falam na cara” — e que supostamente fazem isso pelo seu bem. Contudo, alguns dizeres passam dos limites da sinceridade (que, quando aplicada realmente com boas intenções, é uma virtude) e se transformam em grosseria. Geralmente, muitas dessas coisas que são “jogadas” em você por esse tipo de pessoa podem ser ditas de outras formas mais sutis ou simplesmente não precisam ser faladas.


Copiar
Compartilhar
A que nunca está perto quando você precisa

Assim como qualquer outro relacionamento, a amizade deve ser uma via de mão dupla em diversos sentidos; ou seja, quando se gosta mesmo da pessoa, você faz de tudo para que ela se sinta bem (principalmente nos momentos mais difíceis) e vice-versa. Agora, quando a pessoa não é tão leal e companheira assim, não se importará muito com os seus sentimentos, mesmo que você sempre seja um porto seguro para ela quando os problemas aparecem. Portanto, se notar que faz de tudo para ajudar este “amigo” e sempre fica na mão, se afaste, pois ele não quer seu bem como você quer o dele.


Copiar
Compartilhar
fechar