Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Anika Noni Rose

Quando começou sua carreira de atriz e cantora, a norte-americana Anika Noni Rose sabia que tinha muitos desafios à frente. A vida de artistas exige muitos desafios e sacrifícios, especialmente para uma mulher negra, já que ainda há pouco espaço para elas na mídia. Mas Anika venceu todos esses obstáculos e se tornou uma lenda ao dar voz à primeira princesa negra da Disney. Saiba mais sobre a incrível atriz que dublou a Princesa Tiana e o que ela pensa sobre a vida, representatividade, o mundo da TV e do cinema, assim como suas paixões e o que a move. Encante-se com essa inspiradora artista!

continue lendo
Compartilhar

Representatividade

Oh my Disney

Anika conta que foi ao cinema pela primeira vez assistir a uma prévia do filme “A Princesa e o Sapo” com seus familiares e nem podia acreditar no que estava vendo, por fazer parte do primeiro filme da Disney que conta a história de uma princesa negra.

“Realmente demorei um pouco para perceber, para me dar conta de que era um grande negócio. Quero dizer, eu sabia, em um sentido literal, mas isso chutou meu corpo... Isso foi meio que alucinante.”

Título

Oh my Disney

Enquanto trabalhava arduamente para trazer a personagem Tiana à vida, Anika se lembra de alguns momentos que ficarão guardados para sempre em sua memória.

“Acho que uma das minhas lembranças favoritas foi quando elas me mostraram em cores pela primeira vez. Foi uma surpresa… Eles tocaram essa filmagem para mim e eu comecei a chorar. Tão comovente para mim, e tão incrível… Eu não tinha ideia de que ela se pareceria tanto comigo. Foi uma honra muito grande.”

Apresentação

Anika sorrindo em tapete vermelho

Anika Nani Rose, atriz e cantora americana, nasceu no dia 6 de setembro de 1972, em Connecticut, pequeno estado dos Estados Unidos. Começou sua carreira de atriz quando ainda era uma adolescente, apresentando-se em peça de escola quando estava no Ensino Médio. Formou-se em teatro pela Universidade A&M da Florida e fez pós-graduação no Conservatório de Teatro da Califórnia. Seu primeiro grande papel foi no filme ‘Footlose’, mas foi por sua performance no musical da Broadway “Caroline” que lhe rendeu o prêmio Tony Awards de melhor atriz coadjuvante, em 2004, em que ficou mundialmente conhecida. Em 2011, Anika foi nomeada como uma lenda da Disney depois de dublar a personagem Tiana, primeira princesa afro-americana da Disney no filme “A Princesa e o Sapo”.

Walt Disney deixou muito mais que personagens. Confira as melhores frases do pai de Mickey Mouse!

Voz de muitas

Cinema Blend

“For Colored Girls” é um filme que retrata as dificuldades que as mulheres negras enfrentam na sociedade, e Anika usou a visibilidade de sua personagem para ser ouvida.

“Eu acho que as palavras são tão comoventes e fortes que eu queria que elas fossem ouvidas. Eu queria que elas fossem ouvidas por todas as mulheres que passaram por alguma coisa quando tiveram seu espírito arrancado delas.”

Força de vontade

Brainyquote

Retrato de Anika sorrindo

“Como uma pessoa que veio de uma cidade pequena e sonhava em se tornar atriz, eu sei como é não ter um sistema de apoio para o que você quer fazer. Muitas pessoas pensam que você não tem chance.”

 

Luta pela igualdade racial

Hypeness

A Disney foi acusada de ‘embranquecer’ a princesa Tiana ao longo do tempo e, para se redimir, ela redesenhou a princesa com características mais próximas de uma mulher negra no filme “Detona Ralph”, graças à pressão de grupos antirracismo como “Color of Change” e à insistência de Anika.

“Assim eu posso apresentar para as meninas a importância da representatividade por meio do tom de pele, do nariz arredondado, que agora vão ser retratados com maestria no filme.”

Tudo pode acontecer

Broadway world

Anika em penteadeira e sorrindo

Anika explica que no palco podem acontecer muitos incidentes, pois os ensaios são treinos repetitivos, e compara a rotina de palco com a rotina de atletas.

“Atletas e atores fazem coisas realmente loucas, e as fazemos sob circunstâncias estranhas porque amamos o que fazemos e porque encaramos as coisas de maneira extrema.”

Cantores reais

Brainyquote

O seriado musical “Glee” conta com atores que são cantores também na realidade, o que torna a atração muito mais real para quem a assiste.

“Conheço algumas dessas pessoas de 'Glee', e elas podem realmente cantar! Eu gostaria que pudéssemos ouvi-los ao vivo, porque eu conheço alguns deles e eles podem realmente cantar como ninguém.”

Quando é para ser

Brainyquote

Anika reflete sobre o fato de ser tornado a primeira princesa negra da Disney e que o seu amor pela produtora a conectou com essa possibilidade.

“Eu amava a Disney. 'Fantasia' foi meu primeiro filme favorito da Disney. E isso continuou. Eu amei 'Bambi'. Eu amei 'Cinderela', 'A Dama e o Vagabundo' e 'Branca de Neve' e até 'Mary Poppins', que não era nem totalmente animada, era apenas um pouco animada. Eles fizeram parte dos meus anos de crescimento. Eu estava muito conectada a eles.”

Realidade que supera o sonho

Brainyquote

Anika sorrindo ao lado de cachorro

Nem nos seus melhores sonhos Anika poderia imaginar que um dia se tornaria uma princesa da Disney.

“Eu sempre sonhei em ser uma voz em um filme da Disney e, mesmo nesses sonhos, nunca sonhei em ser uma princesa. Eu só queria ser uma voz.”

Respeito pelo trabalho do ator

Broadway world

“Eu acho que, em geral, é preciso ter mais cuidado com os atores e o que fazemos. Nós não somos adereços! Independentemente de os produtores acharem ou não outras cinco pessoas esperando pelo trabalho, a que está lá precisa ser tratada como se fosse a única pessoa para o trabalho naquele momento.”

Momentos da vida

Quotetab

Anika em sofá com blusa amarela

Anika entende que o ser humano é feito de momentos; ora pode estar com medo ou triste, ora pode estar pleno e feliz.

“Eu balanço porque às vezes tenho medo e tudo bem. Eu balanço porque não tenho medo de chorar. Eu balanço porque sou amada e sou capaz de amar. Eu balanço ... eu balanço.”

Título

Oh my Disney

Mesmo depois de tantos anos que o filme “A Princesa e o Sapo” foi lançado, Anika explica que até hoje as pessoas a tratam como a princesa Tiana.

“Você pode perguntar a qualquer uma das princesas; você nunca se afasta disso. Mesmo andando pela rua com um rabo de cavalo, jeans e tênis, as pessoas vêm até mim e me agradecem por dar voz a Tiana, ou me dizem como ainda estão empolgadas com ela, com o filme, que foi desenhado à mão e como eles amam a música. Portanto, não é algo do qual você esteja separado.”

Que sejamos ouvidas

Cinema Blend

Anika com blusa branca sorrindo

O assunto estupro ainda é algo pouco reconhecido e debatido em sociedade.

“Estou feliz que esteja sendo dito. É lamentável que ainda tenhamos que pensar nessas coisas como mulheres, que ainda não chegamos a esse ponto da sociedade em que somos valorizadas o suficiente para não sermos prejudicadas por esporte. Não sei quando isso vai acontecer. Mas o que aconteceu é que agora abrimos a boca e falamos sobre isso. É uma coisa boa.”

O lado bom da vida

Cinema Blend

Temos que escolher olhar para o lado positivo das coisas, a fim de que haja motivos suficientes para nos mantermos de pé.

“Se ficássemos deprimidos e magoados com todas as coisas que não mudaram, nunca sairíamos da cama de manhã.”

O físico sente

Broadway World

No palco de um teatro, é muito fácil sofrer acidentes, pois a profissão exige do ator muito treino de movimentos repetitivos.

“Todo mundo tem incidentes no palco onde se machucam porque, antes de tudo, estamos fazendo algo em repetição, oito vezes por semana. Estamos fazendo isso duas vezes por dia, coisas que seu corpo não deve necessariamente fazer. Estamos nos levando ao limite.”

Confira frases dos desenhos mais mágicos da Disney!

fechar