Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

10 contos de fadas

Os contos de fadas são histórias fantasiosas e extremamente lúdicas que nos são contadas desde crianças. Muitas vezes, responsáveis por cultivar nosso interesse na leitura, eles conseguem entreter pessoas de todas as idades. Baixe-os e mergulhe nestas narrativas fantásticas!

João e Maria

Irmãos Grimm

“Pouco tempo depois, eles estavam diante de uma casa toda feita de doces e bolo. Havia sorvete, balas e bombons no jardim. Famintos, João e Maria começaram a comer parte da casa até que, subitamente, a porta se abriu e de lá saiu uma velhinha que não enxergava bem. Ela era, na verdade, uma bruxa.”



Abandonados na floresta por seu pai e sua madrasta malvada, camponeses pobres que não podem mais alimentá-los, João e Maria se perdem, até encontrarem uma casa feita de bolo. Lá, uma terrível bruxa que se alimenta de crianças quer engordá-los para os devorar. Graças à esperteza dos dois irmãos, a bruxa é derrotada e não pode mais fazer mal. Quando conseguem voltar para casa, João e Maria descobrem que seu pai se separou da madrasta e se arrependeu muito de tê-los deixado na floresta. Após tantas desventuras, a família finalmente consegue viver feliz.

Baixe e leia a história aqui

Chapeuzinho Vermelho

Irmãos Grimm

“- Oh, vovó, que olhos tão grandes tens

- São para melhor te ver.

- Oh, vovó, que mãos enormes tens!

- São para melhor te agarrar.

- Mas vovó, que boca medonha tens!

- É para melhor te devorar.

Dizendo isso, o lobo pulou da cama e engoliu a pobre Chapeuzinho Vermelho.”



Chapeuzinho Vermelho é uma menina que precisa atravessar uma perigosa floresta para levar doces até sua avó doente. A mãe de Chapeuzinho manda que ela não se distraia, nem saia da trilha. A menina, porém, não dá ouvidos a mãe e acaba se distraindo, até que encontra um terrível lobo. O animal traiçoeiro finge ser simpático para enganar a menina e chega primeiro a casa da avó. Após devorar a velhinha, ele se veste como ela para conseguir devorar Chapeuzinho também. As duas são salvas por um caçador e os três juntos conseguem matar o lobo. A lição de Chapeuzinho Vermelho é aprendida: não desobedecer sua mãe. E não ficar de conversa com lobos!

Baixe e leia a história aqui

Cinderela

Charles Perrault

“‘Mas será que vou assim, tão maltrapilha?’ Bastou que a madrinha a tocasse com sua varinha, e no mesmo instante suas roupas foram transformadas em trajes de brocado de ouro e prata incrustados de pedrarias. Depois ela lhe deu um par de sapatinhos de vidro, os mais lindos do mundo.”



Cinderela é uma menina órfã que é tratada como escrava por sua madrasta e as duas filhas da mulher. Quando o rei dá um baile em honra ao príncipe, Cinderela tem finalmente a chance de escapar de sua dura realidade. Com a ajuda de uma fada madrinha, a jovem chega até o palácio. Lá, ela e o príncipe se apaixonam à primeira vista. A bondade no coração de Cinderela tornou-a mais forte do que toda a maldade que cometeram a ela.

Baixe e leia a história aqui

Branca de Neve

Irmãos Grimm

“Costurava distraída, olhando os flocos de neve que caíam lá fora e, por isso, espetou o dedo com a agulha e três gotas de sangue caíram na neve. Aquele vermelho em cima do branco ficou tão bonito que ela pensou: "Eu queria ter um bebê assim, que fosse branco como a neve, vermelho como o sangue e negro como a madeira da moldura desta janela.""



Branca de Neve é a linda filha do rei e de sua primeira esposa, a rainha que desejou ter um bebê branco como a neve. E assim como o pedido, Branca de Neve tem a pele branca, cabelos negros como o ébano e bochechas e lábios coradas de vermelho. Após a morte de sua mãe, seu pai casa-se com uma rainha vaidosa que deseja ser a mais bela do reino. Quando o espelho mágico dela diz que a mais bela é, na verdade, Branca de Neve, a rainha trama a morte de sua enteada. Branca de Neve escapa para a floresta e é salva por anões, mas é enganada e come uma maçã envenenada. Só o beijo do príncipe pode salvá-la. A história de Branca de Neve mostra como a verdadeira beleza é a que está no coração das pessoas.

Baixe e leia a história aqui

Rapunzel

Irmãos Grimm

“A torre não possuía nem escada, nem porta: apenas uma janelinha, no lugar mais alto. Quando a velha desejava entrar, ficava embaixo da janela e gritava:

- Rapunzel, Rapunzel! Joga abaixo tuas tranças!

Rapunzel tinha magníficos cabelos compridos, finos como fios de ouro. Quando ouvia o chamado da velha, abria a janela, desenrolava as tranças e jogava-as para fora. As tranças caíam vinte metros abaixo, e por elas a feiticeira subia.”



Rapunzel é uma jovem de longos cabelos que foi aprisionada numa torre por uma bruxa má. Esse castigo foi a vingança imposta pela bruxa após o pai de Rapunzel ter roubado rabanetes da horta da bruxa para sua mulher grávida. Rapunzel não tem contato nenhum com o mundo exterior até um príncipe chegar à torre após ouvir a linda voz da jovem. O desejo de sair da torre e ter novamente uma família é realizado na história de Rapunzel.

Baixe e leia a história aqui

Os músicos de Bremen

Irmãos Grimm

“O burro teve uma ideia. Pediu ao cachorro que subisse em suas costas. Depois, pediu ao gato que subisse sobre as costas do cachorro e por fim, que o galo subisse sobre as costas do gato. Todos juntos começaram a fazer um grande barulho. O burro relinchava, o cachorro latia, o gato miava e o galo cocoricava”



Os músicos de Bremen são quatro animais, um burro, um cachorro, um gato e um galo que, fugindo dos maus tratos de seus donos decidem ir até a cidade de Bremen para tornarem-se músicos. Porém, antes de alcançarem o local, encontram ladrões numa casa e, juntos, conseguem derrotar os vilões e salvar os tesouros roubados. Depois disso, os animais são recebidos como heróis em seu vilarejo. Esse conto tornou-se famoso no Brasil com a adaptação Os Saltimbancos, um peça escrita por Chico Buarque em 1977.

Baixe e leia a história aqui

A Bela e a Fera

Madame de Beaumont

“Era uma vez um rico comerciante que tinha três filhas, cada uma mais encantadora que a outra. A mais moça era tão linda — de mente, corpo e coração — que a chamavam de Bela. O pai dava às filhas tudo o que queriam, e também uma boa educação. As duas irmãs mais velhas não ligavam muito para essa parte, gostavam mesmo era de se vestir elegantemente e

dançar a noite inteira. Já Bela adorava livros.”



Na versão original deste conto, Bela é a filha mais nova de um mercador que perdeu toda a sua riqueza. Numa viagem, tentando agradar Bela, que é a sua filha mais gentil e só pediu rosas de presente, o mercador entra no castelo de uma terrível Fera: um príncipe que foi amaldiçoado por se importar apenas com as aparências. A Fera só voltaria a sua forma normal se alguém fosse capaz de amá-lo, por isso ele aprisiona Bela em troca de seu pai, com a esperança de que ela se apaixone pelo que ele é por dentro. Esse conto é uma história de como as aparências podem enganar e que a verdadeira beleza é um coração puro e bondoso.

Baixe e leia a história aqui

A Pequena Sereia

Hans Christian Andersen

“Ela era uma sereia. Essa princesa era a mais interessada nas histórias sobre o mundo de cima, e desejava poder ir à superfície; queria saber tudo sobre os navios, as cidades, as pessoas e os animais. ‘Quando você tiver 15 anos’ dizia a avó ‘subirá à superfície e poderá se sentar nos rochedos para ver o luar, os navios, as cidades e as florestas.’



A Pequena Sereia é uma princesa do reino do oceano que faz um trato com uma bruxa para se tornar humana. O feitiço, porém, só será permanente se um príncipe humano apaixonar-se pela sereia. Se isso não ocorrer, a sereia transforma-se em espuma, e deixa de existir. O preço pela transformação é a voz da sereia, por isso ela não pode revelar nada ao príncipe. Enquanto na versão da Disney, que acabou tornando-se a mais famosa, a sereia alcança seu objetivo, o conto original guarda um dos finais mais tristes dos contos de fadas.

Baixe e leia a história aqui

O Gato de Botas

Charles Perrault

“Um lavrador, ao falecer, deixou de herança um sítio para o filho mais velho, um burrinho para o filho do meio e um gato para o filho mais novo. O caçula não ficou nada satisfeito com o que recebera na partilha, mas o gato resolveu ajudá-lo. ‘Tenho um plano, patrãozinho. Consiga-me um par de botas e um saco de pano e deixe o resto comigo’ disse o esperto bichano.”



O filho caçula de um lavrador, que herdou o Gato de Botas, acreditava ser o maior dos azarados. Mal sabia ele que o esperto gatinho tinha um plano perfeito para trazer riqueza e amor para a vida de seu dono. O Gato de Botas é um protagonista malandro, mas bem intencionado. Seus grandes feitos no conto são conquistados apenas com sua confiança e lábia.

Baixe e leia a história aqui

Bela Adormecida

Irmãos Grimm

“‘A princesa não morrerá, mas cairá em sono profundo, que durará cem anos.’ O rei, que desejava a todo custo preservar a filhinha querida de tal desventura, deus ordens para que se queimassem todos os fusos existentes no reino. Os demais dons das fadas confirmaram-se; a menina era tão linda, amável, gentil e inteligente, que era impossível olhar para ela sem admirá-la e querer-lhe bem.”



Bela Adormecida é uma princesa amaldiçoada a um sono de 100 anos. Durante sua festa de batizado, uma fada cruel que não havia sido convidada para a celebração, amaldiçoou a bebê à morte assim que ela completasse 15 anos. Uma das fadas boas conseguiu contornar a maldição: ela não morreria, mas cairia num sono profundo por um século. Junto à princesa, toda a corte adormeceu. Quando os 100 anos se passaram, um príncipe chegou ao reino e, movido pela força do amor verdadeiro, conseguiu atravessar os obstáculos do castelo e alcançar a princesa, a quem despertou com um beijo, provando que nada é impossível para quem ama de verdade.

Baixe e leia a história aqui