Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Contos mágicos

Não há nada melhor para distrair a mente do que ler uma boa história. Sejam elas curtas ou longas, sempre nos proporcionam momentos de lazer muito gostosos. Para você que tem a vida mais corrida, separamos cinco contos que podem ser lidos rapidamente que vão te deixar com um gostinho de quero mais.

Ilha da Magia - Festa das Bruxas

Nós não percebemos, mas a magia está presente em nossas vidas de várias formas. A cidade de Florianópolis (SC), por exemplo, também conhecida como Ilha da Magia, tem seu folclore permeado de contos e "causos" mágicos. Em uma de suas lendas mais famosas, conta-se que as bruxas que viviam no local resolveram dar uma festa, mas não convidaram o diabo. O diabo, quando descobriu a festa, foi até lá e transformou todas em pedras, e assim permanecem até hoje, e podem ser vistas na Praia de Itaguaçu, onde há inclusive uma placa contando esta história.

5 contos para valorizar a amizade

Reino das Águas Claras - Monteiro Lobato

Para além das lendas, a literatura brasileira também é repleta de contos mágicos. Monteiro Lobato, em seu célebre "Reinações de Narizinho", por exemplo, nos presenteia com o caso do Príncipe Escamado. Uma tarde, Narizinho, após dar comida aos peixinhos do regato, deitou-se na grama, e momentos antes de adormecer, deparou-se com a visita do Príncipe do Reino das Águas Claras, que a convidou a visitar seu mundo. Lá, encontrou um reino belo e mágico onde viveu muitas aventuras.

Curiosidades sobre contos

O gato preto - Edgard Allan Poe

A literatura mundial tem grandes autores de mistério e magia. Edgard Allan Poe é um dos mais célebres deles. Em seu conto "O Gato Preto", Poe conta a história de um homem que após cair no alcoolismo assassina o próprio gato. Um dia, no bar, encontra outro gato, muito parecido com o seu e o leva para casa. Num enredo envolvente, Poe mostra como de forma enigmática e quase mágica, o gato consegue condenar o homem pelos seus crimes. Um conto de mistério e magia que vale a leitura!

Contos para morrer de rir

O rouxinol do Imperador

Em um conto clássico da literatura mundial, conta-se que um Imperador tinha um maravilhoso jardim e um dia ouviu falar que lá vivia um rouxinol cujo canto era o mais lindo do mundo. Procurou o rouxinol até encontrá-lo e colocá-lo numa gaiola, onde nem sempre cantava. Técnicos fizeram um rouxinol mecânico a quem o Imperador passara a preferir após a fuga do rouxinol original. Um dia, o Imperador caíra mortalmente doente e seu último desejo era ouvir o rouxinol mais uma vez. O pássaro retornou, cantou, afastou a morte e curou o Imperador, que, em gratidão, garantiu-lhe para sempre a liberdade.

Contos de amor

A lenda do dia e da noite

Os índios Karajás têm uma bela lenda para explicar o dia e a noite. Conta a história que no início só havia o dia, pois a noite estava adormecida com Boiuna, uma grande cobra que era senhora do rio. Um dia, a filha de Boiuna não conseguia dormir e pediu a seu marido que buscasse a noite com sua mãe no rio. O marido mandou três amigos buscarem a noite, e Boiuna entregou-lhes um tucumã, que é como um coco, sob as instruções de não abri-lo. Os amigos não se contiveram e abriram o tucumã, condenando o mundo à noite eterna. Então Boiuna pegou dois fios da palmeira de tucumã e transformou-os em dois pássaros. O primeiro, Cujubim, cantaria para chamar o dia, e o segundo, a Coruja, cantaria para trazer a noite.

Contos famosos