Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas para superar seus medos

Quando você deixa o medo te dominar, você automaticamente está deixando a sua vida nas mãos de um sentimento que só atrasa a sua felicidade. Inspire-se em algumas dicas que vão te fazer repensar e ter mais coragem de enfrentar as barreiras que aparecem. É preciso se arriscar.

continue lendo
Compartilhar

Sentimento inerente

Sentir medo é totalmente natural e em alguns momentos saudável, já que ele pode te proteger ou te afastar de situações que podem ser perigosas. Mas, e aqueles medos que acabam te impedindo de fazer algo ou de seguir com a sua vida? Quando esse sentimento passar a ser excessivo, atrapalhando seus passos e a dinâmica dos seus dias, é hora de se cuidar.

Coragem

Osho dizia que a palavra “coragem” vem da raiz latina cor, que significa coração. Para ele, ser corajoso significa viver com esse mesmo coração, enfrentando o desconhecido e seguindo por trilhas perigosas assim como a vida é em sua essência. Seja corajoso(a)! Sempre que o medo bater à sua porta, não deixe para a cabeça decidir o que deve ser feito. Apenas vá. O medo fecha portas e janelas, a coragem te possibilita ver o que tem além delas.

Visualização

Visualizar você vivendo uma situação que lhe causa medo é uma das formas de enfrentá-lo e superá-lo. Quando você consegue se projetar em algo, a sua mente começa a associar essa situação e automaticamente passa a entender que realizá-la está cada dia mais possível.

A escrita dá vida aos sentimentos

Não pense que escrever é só para os grandes poetas e escritores. Colocar no papel as suas ideias e receios ajuda a esvaziar a sua mente, fazendo com que os pensamentos se reorganizem e ganhem novas formas. Comece a deixar na escrita tudo aquilo que te aflige. Pode ser em forma de texto ou até mesmo de lista. Além do seu coração ficar mais leve, você passa a visualizar melhor as coisas que te causam medo e há mais chances de você encontrar maneiras de superar cada uma delas.

Aprendizados e bagagens do passado

Nem sempre a vida oferecerá tudo aquilo que te arranca sorrisos, afinal, ela é composta também por grandes desafios. Será que você é capaz de se lembrar de tudo o que você já superou até hoje? Essa é uma forma de você se sentir confiante e preparado para encarar mais um obstáculo que está na sua frente. Busque nas suas memórias todos os traumas que você deixou para trás e o que te fez agir com mais bravura. Por que agora seria diferente? Arrisque.

Mensagens sobre aprendizados

Respiração

Sabe aquela história de respirar fundo e contar até dez? Ela nunca fez tanto sentido quanto faz agora que estamos falando sobre medos. A respiração é uma arma mais poderosa do que você imagina, pois a técnica influencia diretamente no corpo, que, por sua vez, tem uma ligação com o campo emocional. Quando eles agem em conjunto, influenciam diretamente na sua ação. Portanto, se o medo ameaçar vir em sua direção, simplesmente pare, respire e se encontre. Você saberá tomar a melhor decisão.

O agora te conecta com a essência das coisas

Estar no presente é uma outra dica que pode te ajudar na superação dos seus medos. Você já parou para refletir que quando você está focado no que realmente importa, não sobra mais tempo para pensar no resto? O que pode te auxiliar nesse processo de concentração é a meditação, a Yoga ou até mesmo coisas simples do dia a dia, como tocar um instrumento musical ou ler.

 

Quem tem uma boa companhia, tem tudo

Se tem algo na vida que ajuda qualquer tipo de medo a ser superado é a sorte de ter pessoas especiais ao seu lado. Quando você sabe que seu caminho pode ser compartilhado com seres que estão ali para te ouvir e te incentivar, você ganha muito mais força para vencer tudo aquilo que te trava. Experimente dividir seus receios e esteja aberto(a) a receber apoio. Isso irá te transformar!

Mensagens sobre valorização

Conversas com o seu eu

Falar consigo é algo antigo. Ou vai dizer que você nunca se pegou conversando com você mesmo? Tente se utilizar dessa técnica, mas, ao invés de perguntar o que há de errado com você ou de insistir em questionamentos que só te trazem mais angústia, mude o tom. Questione-se no sentido do bem, do que você pode fazer a partir daquele momento para mudar a forma de encarar seus medos. Muitas vezes das suas próprias perguntas nascerão as respostas que você precisa. A superação depende do primeiro passo que você dá.

O poder da criatividade

A imaginação é um campo vasto, capaz de fazer com que a gente viva momentos que ainda nem estão perto de acontecer. E se, então, você imaginar que vai dar certo? Ao invés de enfrentar seu medo acreditando que você não é capaz de superá-lo ou que provavelmente suas tentativas vão dar errado, imagine que tudo já saiu como no mundo ideal. Quais são as sensações? Qual seria o prazer ou os benefícios que você teria se você se permitisse? Visualizar essas situações futuras desperta vontade de vivê-las e de ser melhor. Tente!

fechar