Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Foto de menino negro sentado no chão escondendo o rosto em as pernas

Mensagens de combate à discriminação na escola

Apesar de ser um local de aprendizado e inclusão, o ambiente escolar não está livre de alguns dos grandes males que afetam a nossa sociedade, como a discriminação. Bullying, conflitos, desrespeito e falta de empatia são alguns dos males que crianças e jovens enfrentam, mas que não podem ser aceitos. Lutar contra a discriminação nas escolas é um trabalho de todos, e que exige ações diversas e constantes. Fique por dentro desse assunto com mensagens de combate a discriminação na escola e aprenda diferentes estratégias que vão ajudar a tornar a escola um lugar mais saudável, onde diferenças são celebradas e os estudantes são mais felizes!

continue lendo
Compartilhar

A discriminação no ambiente escolar

Meninos em corredor de escola, perto de armários azuis

Atos discriminatórios infelizmente existem em todos os lugares, inclusive na escola. Assim como na sociedade em geral, há uma infinidade de formas de discriminação nas escolas, o que é gravíssimo, dado que ocorre em uma fase frágil e crucial para o desenvolvimento da autoestima e do caráter. Os atos discriminatórios quase sempre resultam em segregação, intolerância e até mesmo em "bullying". Seguem algumas dicas para que você também lute contra essa forma de violência.

O papel da família

Querendo ou não, somos todos influenciados pelo ambiente familiar. Dessa forma, alguns pré-julgamentos podem acabar sendo carregados para a escola e, posteriormente, à vida adulta. É importante desenvolver a nossa capacidade de discernimento para entender que nossos pais, avós etc – por falta de informação ou de um diálogo mais profundo, além de questões históricas – podem ter comportamentos preconceituosos, mas isso deve parar aí. Sejamos uma nova geração mais aberta e compreensiva!

O apoio da escola

O período é escolar é o mais delicado das nossas vidas, afinal, estamos formando a personalidade enquanto nos descobrimos como seres humanos e nos adaptamos às mudanças dos nossos corpos. Caso enxergue uma situação discriminatória, procure imediatamente a direção para que os responsáveis sejam acionados. É de suma importância que a escola tenha conhecimento do que ocorre para que possa tomar as medidas adequadas.

Reflita sobre o ato de julgar o próximo com nossas mensagens

Seja um incentivador

Menina sentada no chão olhando para os próprios pés

Um dos principais efeitos da discriminação no ambiente escolar é a exclusão que resulta na destruição da autoestima da vítima. Não ignore essa situação, incentive essas pessoas a procurar ajuda e, principalmente, contribua com a reconstrução da autoconfiança da vítima do “bullying”. Seja parte da solução!

A força dos coletivos

Os coletivos são extremamente importantes para a disseminação de informações acerca de temas pouco debatidos em casa e na escola. A criação deles pode ser crucial para que se iniciem debates e ações que visem o fim de preconceitos enraizados na nossa sociedade. Procure-os e, caso não os ache, crie um para abordar as questões que achar pertinentes ao fim das diversas formas de discriminação.

Seja um modelo de conduta

A melhor forma de lutar contra a discriminação no ambiente escolar é sendo anti-preconceitos. Seja um exemplo a ser seguido e se corrija nos momentos em que cometer erros. A luta tem que começar dentro de nós. A reforma interna individual forma um coletivo mais forte e consciente. Como já dizia Gandhi, “Seja a mudança que você quer ver no mundo”!

Frases sobre preconceito para fazer pensar

Exercite a empatia

Menino sentado no chão escondendo o rosto entre as pernas

A empatia é definida como a capacidade de se colocar no lugar do outro. Essa qualidade é uma arma fortíssima contra a discriminação nas escolas, pois entender a dor do próximo é o primeiro passo para se tornar uma pessoa desprovida de preconceitos e combatente de injustiças. Faça o exercício diário de “sair do seu mundo” para enxergar um pouco da realidade de quem está sentado na carteira ao lado, mas que – ao mesmo tempo – parece tão distante.

 

Informação nunca é demais

Vivemos em um mundo globalizado, mas parece que cada escola é um mundinho diferente. Use a internet ao seu favor! As redes sociais – tão utilizadas para disseminar “bullying” e intolerância em geral – estão recheadas de informações acerca de medidas contra a discriminação, além de existirem inúmeros grupos de ajuda para as vítimas. Somos bombardeados com informações diariamente na internet, vamos aprender a usá-las para o bem!

Seja aberto às diversidades

Menino negro segurando livro aberto olhando para cima

Ninguém nasceu desconstruído. Tudo na vida depende de um processo, portanto não se martirize por ainda não saber bem como lidar com a luta contra as diversas formas de discriminação que podem ocorrer bem ao seu lado na escola. Apenas se abra para tudo, absorva toda a informação que puder. E, quando errar, peça desculpas e leve a lição para a sua vida. Faça do ambiente escolar um local de aprendizado para a vida!

O respeito é a base de tudo

Se ainda estiver em dúvida sobre como começar a fazer a sua parte na luta contra a discriminação na sua escola, comece da forma que todos nós deveríamos ter começado logo no início da infância: pelo respeito. Se respeite e respeite o próximo. Respeitar não é tolerar, é ter consciência de que o outro possui valor independentemente das suas características, pois não está em suas mãos julgar a forma de viver, a aparência, as escolhas, a sexualidade ou mesmo a religião alheia.

fechar