Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

10 coisas da nossa vida que vieram de outras culturas

Alguns hábitos são tão comuns que já se enraizaram nas tradições brasileiras e parecem até mesmo ter nascido conosco, mas você sabia que nem todas essas práticas tiveram sua origem no Brasil? Alguns dos nossos principais hábitos vieram de outros países ou culturas e se incorporaram à identidade do brasileiro. Comidas típicas, festas, artes marciais e até mesmo hábitos de higiene pessoal fazem parte dessa lista. Que tal conhecer alguns desses hábitos? Confira 10 coisas da nossa vida que vieram de outras culturas! Repense os seus principais costumes e venha conferir se sua origem é ou não brasileira. Desvende a cultura desse país tão rico e miscigenado!

Feijoada Panela cheia de feijoada

Quarta-feira sem feijoada não é quarta-feira. Esse prato que ganhou o amor dos brasileiros também teve sua origem em outros povos. Existem duas hipóteses de origem do prato: a de que ele também tenha sido inventado pelos escravos no século XVI, ao juntar restos de carne para criar um prato com mais sustância, que pudesse ajudar nas suas condições físicas; ou a hipótese de que sua origem se deu na Espanha, onde o prato passou a ser vendido em restaurantes e hotéis no século XIX.


Copiar
Compartilhar
Capoeira

Uma das maiores tradições brasileiras não tem sua origem no Brasil. A capoeira foi trazida pelos escravos no século XVI, durante o regime escravista no Brasil. Ela foi criada como uma maneira de desenvolver a habilidade de defesa dos escravos sem levantar suspeitas. A prática, que mistura luta e dança, era um dos principais elementos de autoproteção utilizados contra os senhores do engenho e seus capangas, que agiam de maneira violenta. A arte marcial foi essencial para que os escravos pudessem aprender a se defender sem levantar suspeitas e perdura até hoje como elemento de resistência de um povo.

Celebre essa expressão cultural com belas mensagens
Copiar
Compartilhar
Banhos diários Chuveiro

Pode soar estranho aos ouvidos brasileiros que já possuem esse hábito, mas nem todos os povos ao redor do mundo tomam banho diariamente, principalmente nos países com temperaturas mais frias. Esse hábito teve origem com os indígenas, que mantinham a prática de se banhar em rios e lagos diversas vezes por dia. Com a chegada dos colonizadores no Brasil, esse hábito atingiu o equilíbrio. Entre os diversos banhos dos indígenas e a falta de banho por dias dos europeus, o brasileiro passou a tomar banho todos os dias.


Copiar
Compartilhar
Samba

Quem não gosta de uma boa roda de samba, bom cidadão não é! O ritmo que hoje representa o Brasil internacionalmente também tem sua origem fora do país. Seu surgimento se deu nos batuques africanos que se misturaram à música brasileira no período da escravidão. Essa mistura nos rendeu mais uma das maiores manifestações culturais do país: o samba.

Relembre os sambas-enredo mais marcantes
Copiar
Compartilhar
Narguilé Menina fumando narguilé

O narguilé vem conquistando cada vez mais espaço na nossa cultura, principalmente entre os jovens. A origem do objeto tem versões distintas. O mais provável é que tenha surgido na Índia, onde existia o hábito de fumar em um recipiente de vidro, utilizando água aquecida no processo. Os indianos acreditavam que, com o uso da água, a fumaça se tornaria menos tóxica, permitindo que se fumasse de maneira mais "saudável".


Copiar
Compartilhar
Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween, torna-se cada vez mais popular no Brasil. Não é difícil encontrar festas e até mesmo escolas que comemorem a data todos os anos, mas sua origem está bem longe do nosso país. A tradição teve início com os irlandeses e ganhou força nos Estados Unidos, no século XIX, com a chegada dos imigrantes. Nesse dia, as decorações macabras tomam conta e a frase que mais se pode ouvir é a clássica "doces ou travessuras?".

Confira e se arrepie com os melhores contos de Dia das Bruxas
Copiar
Compartilhar
Acarajé Acarajé

Um dos pratos mais típicos do nordeste brasileiro. A origem desse prato tem ligação direta com o candomblé e suas raízes africanas. Esse prato é comumente vendido pelas baianas em praias, onde o bolinho de feijão frito no azeite de dendê é famoso e muito procurado até mesmo por turistas.


Copiar
Compartilhar
 
Fast food

As linhas de fast food crescem cada vez mais no Brasil. McDonald’s, Burger King, Bob's... esses são apenas alguns exemplos das redes que já conquistaram seu espaço no país. A origem desse tipo de culinária se deu nos Estados Unidos, nos anos 50, impulsionada pela correria do dia a dia e pela vida intensa dos trabalhadores. A falta de tempo para preparar e até mesmo consumir alimentos fez com que o fast food entrasse em ascensão, e no Brasil isso não foi diferente.

Tenha uma vida mais saudável com 10 dicas simples
Copiar
Compartilhar
Ficar descalço Pés descalços em grama

Quem nunca chegou em casa após um dia exaustivo de trabalho e se pegou dando um suspiro aliviado após retirar os sapatos? É muito comum, no Brasil, o hábito de andar descalço dentro das casas e nos momentos de descanso, mas esse hábito já era comum entre os indígenas séculos atrás. Da próxima vez em que encostar os pés descalços no chão, lembre-se disso.


Copiar
Compartilhar
Nossa língua

Nem mesmo nossa língua teve origem com os brasileiros. Os indígenas já possuíam sua própria língua quando os colonizadores portugueses chegaram no território brasileiro a fim de explorar novas terras e trouxeram seus hábitos, assim como a língua. Com o passar do tempo, a língua indígena foi substituída pelo português, língua falada em todo o país até os dias de hoje.


Copiar
Compartilhar
fechar