Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Como superar um arrependimento

Fez alguma coisa por emoção e agora está arrependido(a)? Saia dessa! O que já aconteceu não dá para mudar...Vire a página e comece a fazer diferente com as nossas dicas.

Perdoe-se

É sempre muito difícil para nós lidar com um erro — principalmente assumi-lo. Nos sentimos extremamente culpados; esse sentimento nos domina e nos faz pensar incessantemente no "e se". Nesses momentos, é importante ter em mente que errar é humano. Com os erros, crescemos e evoluímos, nos tornando, assim, pessoas melhores e mais maduras para encarar situações adversas.


Copiar
Compartilhar
Tente ver a situação pelo lado positivo

Procure se focar naquilo que te moveu a realizar a escolha. Se você abriu mão de um bom emprego que lhe fornecia estabilidade para tentar um negócio próprio, por exemplo, tente não lamentar por aquilo que ficou para trás. Pense que agora você terá autonomia e liberdade para tomar decisões.


Copiar
Compartilhar
Respeite seus limites

Muitas vezes tomamos uma decisão que sabemos que não é a melhor, mas, na ocasião, era a melhor opção e/ou a única coisa que poderia fazer. Tente reconhecer que suas opções, no caso, não eram favoráveis e que aquilo que você fez era necessário. Mas, claro, antes de tomar qualquer decisão, independente de qual for, pense cuidadosamente — ainda mais se é algo que afetaria outras pessoas.


Copiar
Compartilhar
Não viva a vida dos outros

Numa sociedade em que um cuida da vida do outro, nada mais incomum do que pessoas que planejam ou esperam coisas de você sem ao mesmo saberem de suas verdadeiras vontades e planos. Não dê espaço para o pensamento "o que os outros vão achar" e faça o que lhe der vontade. O que você faz da sua vida é apenas da sua conta. Portanto, se seguir seus sonhos e ir contra as expectativas de alguém resulta em mágoa por parte de terceiros, não se martirize: você sabe o que é melhor para você e não é obrigado a agradar ninguém.


Copiar
Compartilhar
Siga seu coração

Pedir e receber conselhos é sempre bom, mas coloque suas vontades acima da opinião dos outros. É melhor errarmos pelas nossas próprias ideias e apostas do que por um conselho. Dê ouvidos para as críticas construtivas e para as dicas, mas, se não tem nenhuma dúvida em relação a algo, opte por seguir a voz do seu coração e apostar naquilo que acredita.


Copiar
Compartilhar
Pense bem antes de tomar atitudes

Ao fazer uma escolha, você está abrindo mão de algo. Sendo assim, quanto mais importante a decisão, mais estudada e planejada ela deve ser. Isso, obviamente, não é uma fórmula “antierros”, mas com certeza fará com que as possibilidades de algo dar errado sejam reduzidas ou, até mesmo, que o arrependimento seja menor.


Copiar
Compartilhar
Tenha controle de seus planejamentos

A vida é feita de altos e baixos e eles servem para nos passar uma lição. Portanto, se algum plano que era muito importante e especial para você não deu certo, não desista da sua "aposta". Pense no que pode ser aprimorado para tornar seu desejo viável ou aguarde uma situação mais oportuna para colocá-lo em ação novamente.


Copiar
Compartilhar
 
Acredite: o arrependimento pode ser um bom sinal

É isso mesmo e você entenderá o porquê. Se pararmos para pensar, o arrependimento é nada mais nada menos do que aquele sentimento de “não deveria ter feito isso” e/ou “se eu pudesse voltar no tempo, faria diferente”. Ou seja: quando a situação se repetir, você pensará duas vezes antes de tomar alguma decisão, o que mostra que você adquiriu mais consciência de seus atos e que está constantemente se tornando um ser humano melhor. Mas, é claro, essa dica vale para arrependimentos “do bem”; como, por exemplo, quando você se se sente culpado por ter sido rude com alguém sem que a pessoa merecesse — o que é totalmente diferente de você se arrepender por ter xingado a pessoa “disso” e não “daquilo”.


Copiar
Compartilhar
Partilhe seus sentimentos com os outros

Se alguma decisão tomada te aflige, não hesite em dividir isso com alguém de confiança. Pedir ajuda de uma pessoa que possa analisar a situação “de fora” é uma boa forma de te ajudar a abrir os olhos e perceber que o problema não é tão ruim quanto parece. Fora isso, consumir o sentimento de culpa sem se abrir com ninguém pode afetar fortemente a sua saúde mental.


Copiar
Compartilhar
Mantenha-se focado(a)

Não deixe que uma frustração num âmbito de sua vida afete todos os outros. Se você perdeu o emprego, por exemplo, não deixe que isso estrague suas vidas social, familiar e afetiva. Fazendo isso, você evitará que uma chateação temporária se transforme em algo mais sério e impactante. Mantenha foco nos planos que não dizem respeito à área afetada e "pegue o cimento" para reconstruir a ruptura.


Copiar
Compartilhar
fechar