Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

O que é Geração Y?

Os jovens da Geração Y tiveram um grande bombardeio de informação durante sua vida. Mudanças políticas, sociais, tecnológicas e toda a atenção que receberam de seus pais fizeram desses jovens uma geração diferente de tudo já visto.

continue lendo
Compartilhar

Geração Y

A geração do milênio, mais conhecida por Geração Y, é a geração nascida de 1980 a meados da década de 1990. A Geração Y precedeu a Geração X (1960-1980) e antecedeu a Geração Z, a atual.

Geração Milenar

A geração Y é uma geração que recebeu bastante atenção de seus pais, se acostumaram a presente e diversas atividades. Por conta disso, foram habituados a conseguir tudo o que querem, não aceitando tarefas, empregos e salários abaixo de suas expectativas. Têm forte preocupação com o meio ambiente e com causas sociais.

Transporte

Dos jovens da Geração Y entrevistados numa pesquisa sobre transporte, 59% têm transporte particular e 63% usam transporte público pelo menos uma vez por mês.

Casa dos Pais

Nos Estados Unidos, 22,6 milhões de jovens entre 18 e 34 anos ainda moram com os pais. A revista Bloomberg Newsweek afirmou que é "uma geração que, com certeza, precisa de ajuda."

Formação

A maior parte da Geração Y, 69%, tem formação do ensino médio ou superior. 67% deles trabalham, fazem estágio ou trabalho freelancer.

Erros da Geração Y

Entre os erros mais comuns da Geração Y, estão: Chegar ao mercado de trabalho pensando em uma ascensão meteórica, sem respeitar a hierarquia da empresa. Os jovens cometem muitos erros por ansiedade e imediatismo, também, pois não respeitam que os frutos devem ser colhidos depois de plantados e bem regados. O jovem não deve se achar o dono da verdade, deve ouvir que conselhos e serem menos arrogantes, falar menos e ouvir muito mais. Os jovens cometem outro grande equívoco ao não aprender com os erros que cometem em sua vida, cometendo-os novamente mais tarde. O jovem também precisa criar relacionamentos sustentáveis com pessoas e empresas, uma pesquisa com a Geração Y indica que em 25 anos de carreira, um jovem vai trocar 8 vezes de emprego e 4 vezes de área de atuação.

Perfil Social

A Geração Y tem um instinto ambicioso, de conseguir o que quer e, muitas vezes, isso faz com que se tornem individualistas. 78% dos membros da Geração Y são solteiros e 54% deles não tiveram filhos.

 

Características Positivas

Por estarem acostumados a terem tudo o que está ou não ao seu alcance, os nascidos na Geração Y são consumistas compulsivos de tecnologia, visto que, na época de seu nascimento, a tecnologia ainda era pouco avançada.

Características Negativas

Por serem bombardeados de informações de todos os lados, o conhecimento da maior parte da Geração Y é raso e superficial, não tendo construído convicções políticas ou grande conhecimento.

Governo

75% da Geração Y não confia nos parlamentares do país, 59% não confia na Justiça e somente 35% dos jovens não confiam na Presidência do Brasil. Numa escala de 1 a 10, numa pesquisa feita com a Geração Y, os jovens deram notas abaixo de 5 para a educação pública, transporte público, saúde pública e segurança pública.

Melhoria de Vida

Outra pesquisa feita com os jovens da Geração Y sobre qual fator contribui para a melhoria de vida, a maioria, 59%, alegou que seu próprio esforço contribuía para tornar a vida melhor. 31% atribuiu a melhoria a Deus e 11% à família.

Dicas para a Geração Y

Pensando em ajudar os jovens da Geração Y que não têm atingido sucesso em sua vida, o empresário gaúcho Bruno Perin criou um projeto com dicas para os jovens. Segundo Perin, o primeiro passo é escolher uma carreira baseada no seu perfil. Os jovens têm um milhão de ideias, mas tropeçam ao colocá-las em prática, por isso, mais do que criatividade, é preciso ter atitude. A prepotência dos jovens da Geração Y também deve ser controlada, não devem ficar pensando que são os únicos que sabem de alguma coisa. O último conselho de Perin é não deixar que problemas pessoais façam com que o jovem perca a produtividade.

fechar