Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

10 fatos marcantes para quem viveu os anos 70

Transformações políticas, econômicas, sociais, culturais e tecnológicas abalaram o modelo mental dos anos 1970. Quem nunca ouviu falar de: disco music, Elton John, Queen, Led Zeppelin, Michael Jackson em carreira solo, David Bowie, Rolling Stones, "Os Embalos de Sábado à Noite", Rocky Balboa, “Star Wars”? Guerras, revoluções, a Crise do Petróleo, a ditadura do AI-5 no Brasil e o fim da guerra do Vietnã também se incluem no cenário dessa década efervescente. Enquanto morria o ídolo Elvis Presley e findava a banda inglesa “The Beatles”, surgiam o primeiro microprocessador e videogame e a atual gigante Apple. Então, transgrida, conheça e divulgue os 10 fatos mais marcantes da década de 1970.

Cor, Vibração e Estilo Moda

Lembrar os anos 1970 é preencher a mente com cores e muito estilo. A década foi marcada por uma estética muito característica. Os ambientes costumavam ser decorados predominantemente em abacate, marrom e laranja – cores que também estavam presentes também em utensílios e objetos. Na moda, a calça boca de sino e o sapato plataforma eram itens praticamente obrigatórios para quem quisesse andar na moda. Nas roupas, não importa qual fosse a peça, as cores também eram muito bem-vindas: a calça boca de sino laranja é o representante máximo da década. Nos cabelos, penteados e volumes eram o ideal de beleza, e o black power – penteado afro cheio de poder e imponência – foi muito além de um estilo de cabelo para se tornar um verdadeiro movimento nas grandes cidades americanas.


Copiar
Compartilhar
Anos de Chumbo Ditaduras na América Imagem da sombra de soldado

Apesar de ter sido uma década vibrante, nem tudo foi cor e alegria nos anos 1970. O mundo passava por um momento intenso de guerras, revoluções e contrarrevoluções, e a América, em especial a Latina, vivia ditaduras em vários países: Argentina, Brasil, Peru, Chile, Uruguai, República Dominicana, Nicarágua. No Brasil, apesar de o golpe militar ter acontecido em 31 de março de 1964, foi em 1968 que foi promulgado o Ato Institucional nº 5, o famigerado AI-5, que deu início aos anos mais duros da ditadura, englobando os anos 1970 completamente. Quem lutou na resistência, ou teve algum amigo ou familiar envolvido, não esquece o que isso representou.


Copiar
Compartilhar
Pra Frente, Brasil Copa de 1970

Tecnicamente, toda década começa no ano 1, ou seja, os anos 1970 iniciaram-se em 1971. Mas a Copa do México de 1970 foi tão marcante que permaneceu no coração e na memória dos brasileiros que viveram essa vitória por muito mais que dez anos. Afinal, o tricampeonato brasileiro chegou num momento tão atribulado da política e da economia do país, que lavou a alma do país do futebol. A música-tema, "Pra Frente, Brasil", tornou-se a canção de praticamente todas as Copas do Mundo dali em diante.



"Noventa milhões em ação
Pra frente, Brasil, no meu coração
Todos juntos, vamos pra frente, Brasil
Salve a seleção!!!"

Hoje já somos 200 milhões, mas a música que toca no coração do brasileiro quando uma Copa se aproxima ainda é essa.

Leia frases dos integrante do Queen
Copiar
Compartilhar
Os Embalos de Sábado à Noite Disco music Foto de disco de vinil

Os anos 1970 viram surgir uma série de movimentos culturais, musicais, artísticos e contraculturais. A disco music foi um dos mais emblemáticos e revolucionou a estética, os hábitos e até a história do cinema. John Travolta, estrela do filme "Os Embalos de Sábado à Noite" ("Saturday Night Fever", 1977), tornou-se o ícone mundial da disco music. No Brasil, a novela "Boogie Oogie" foi a que representou o movimento da discoteca, como também era chamado. A discoteca era o local de encontro das tribos urbanas e tinha vários segmentos de acordo com o público que frequentava, mas o ritmo e a dança eram itens obrigatórios.


Copiar
Compartilhar
Rocky Balboa Filme "Rock: um Lutador"

Símbolo de superação, luta, dedicação e disciplina: esse é o inesquecível Rock Balboa. O filme "Rock: um Lutador" ("Rock", 1976) foi um marco na vida de quem viveu essa década. O filme conta a trajetória de um boxeador(Rock Balboa) para enfrentar o campeão dos pesos-pesados, Apollo Creed. A cena clássica da escada é inevitável de reproduzir quando a gente se vê em frente a uma grande escadaria de pedra a céu aberto, e a trilha sonora se tornou sinônimo de luta e superação.

Saiba quem foram os negros mais influentes da história
Copiar
Compartilhar
Guerra nas Estrelas Franquia "Star Wars" Ilustração com personagens do filme Star Wars

Outro grande marco da década causado pelo cinema hollywoodiano foi o lançamento de "Star Wars: Episódio IV – uma Nova Esperança" ("Star Wars: Episode IV –a New Hope", 1977). A maior saga da história do cinema, hoje com nove episódios, fez sua estreia pelo meio do enredo e conquistou fãs profundamente dedicados por todo o mundo. No final dos anos 1970, mais precisamente em 1980, saiu o segundo filme da franquia e quinto episódio da história: "O Império Contra-Ataca" ("Star Wars: Episode V – the Empires Strikes Back", 1980). A história compôs todo um universo mitológico, acumulando recordes de bilheteria e conquistando gerações.

Apaixone-se pela Mitologia moderna da saga Star Wars
Copiar
Compartilhar
A ascensão da TV TV em cores

Com a Copa do Mundo de 1970, os aparelhos de TV foram invadindo as casas brasileiras. E em 1972, um grande avanço tecnológico finalmente chegou ao Brasil: as transmissões em cores! Como em outros países essa tecnologia já tinha chegado, alguns dos jogos foram inclusive gravados em cores, o que por si só também já tinha sido revolucionário. Transmitir os programas brasileiros em cores foi um grande impacto, e "O Bem-Amado", primeira novela colorida, foi um enorme sucesso de audiência.

Compartilhe curiosidades sobre mulheres que marcaram época
Copiar
Compartilhar
 
Adeus, Vietnã Fim da Guerra do Vietnã Foto de jatos de guerra

Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo experimentou uma nova modalidade de guerra, sem conflitos diretos, mas com tensões constantes: a Guerra Fria. A Guerra Fria durou décadas e diz respeito às tensões entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos da América (EUA). Apesar de ser chamada de "fria", houve um lugar onde a guerra esquentou e chegou às vias de fato: o Vietnã. A guerra iniciou-se como uma questão local entre o Vietnã do Sul e o Vietnã do Norte, mas, com o envio de tropas americanas, tornou-se uma contenda armada que durou 20 anos. Em 1975, o governo norte-americano finalmente retirou suas tropas do país, que foi unificado e governado pelos comunistas. As imagens dos soldados voltando para casa comoveram o mundo todo.


Copiar
Compartilhar
Ver TV no vizinho Desenhos e séries icônicos

Ser criança nos anos 1970 no Brasil, para muitos, pode ter significado ser a primeira geração que cresceu em frente à TV. A televisão era um artigo pouco acessível a todas as classes sociais, e por isso era muito comum que as pessoas fossem à casa do "vizinho" assistir a um programa ou transmissão específico. Com as crianças, não era diferente. A criançada da rua via junta desenhos como "Pica-Pau", "Speed Racer", "Pernalonga", "Tom & Jerry", e séries como "O Elo Perdido" e "As Panteras", entre outros.

Conheça mais sobre a moda dos anos setenta
Copiar
Compartilhar
Elvis não morreu Morte de Elvis Presley Foto de estatua de Elvis Presley

Dizem os historiadores que uma data histórica inesquecível é aquela em que quase toda a população consegue dizer o que fazia no momento exato em que algo aconteceu. A morte de Elvis Presley, o eterno Rei do Rock, por exemplo, é um desses momentos. No dia 16 de agosto de 1977, a notícia de sua morte repentina (ataque cardíaco) pegou a muitos de surpresa, e o impacto foi tão grande que, até hoje, há quem afirme que Elvis não morreu.

Deixe-se seduzir pelo Rei do Rock!
Copiar
Compartilhar
fechar