Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up
Foto de índio

A importância dos povos indígenas para a preservação do planeta

Os povos indígenas e o meio ambiente possuem uma relação estreita. Preocupados com os recursos naturais e seus territórios, os indígenas desempenham um papel crucial para a manutenção do planeta como conhecemos. Mas você sabe quais são essas relações? Desde a forma como vivem até a forma como enxergam a Terra, a questão cultural desse povo é essencial para entender suas relações. Se você quer entender profundamente o papel desses povos e um pouco mais sobre a relação deles com o planeta, confira estas mensagens! A importância dos povos indígenas para a preservação do planeta é crucial, entenda o porquê com a ajuda destas frases repletas de informação!

Demarcação de terras

Foto de índios

"Conseguimos demonstrar que a demarcação das terras indígenas, além de ser um direito dos povos indígenas, não só da Amazônia, mas de todo o Brasil, pode ser uma estratégia para a redução do desmatamento e para a mitigação aos novos impactos das mudanças climáticas, que traz benefícios para a população em geral.”

Resultados da pesquisa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) demonstram a relação entre a demarcação de terras dos povos indígenas e a preservação do ambiente, impactando não só esses povos, como todo o mundo.

Conhecedores das florestas

“Por conhecerem tão intimamente as florestas, eles têm uma percepção muito antecipada, antes de todos, das mudanças ambientais. Sabem como lidar com isso. Por exemplo, param de caçar em uma área durante um tempo… E assim aliviam o impacto antes que quaisquer outros.”

Como explica a especialista Nurit Bensusan, da ONG Instituto Socioambiental (ISA), a relação dos povos indígenas com seu território e as florestas é essencial para preservação da fauna e flora.

Conheça o dia do índio

Taxas de desmatamento

"No período de 2000 a 2014, a taxa de desmatamento nas terras indígenas foi de 2%; nas áreas ao redor, que não são protegidas, foi mais de 19%, correlacionando a importância das áreas protegidas para a manutenção de grandes estoques de floresta."

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) realizou uma pesquisa que demonstra a relação dos indígenas com as florestas, os serviços ambientais e o clima. A pesquisa começou em 2013 e demonstra estatisticamente a relação entre os povos indígenas e o meio ambiente.

Garimpeiros

Foto de índio

"...frequentemente conseguem evitar que entrem madeireiros, garimpeiros, grileiros... Como sabemos que a maior ameaça às espécies é a deterioração de seu meio ambiente, o papel que desempenham é crucial.”

Outro fator que contribui para para a exploração da fauna e flora são os garimpeiro. A especialista Nurit Bensusan ressalta como os povos indígenas tem um papel crucial nessa relação.

Naturalmente ecologistas

"Apesar de não serem "naturalmente ecologistas", os índios têm consciência da sua dependência – não apenas física, mas sobretudo cosmológica – em relação ao meio ambiente. Em função disso, desenvolveram formas de manejo dos recursos naturais que têm se mostrado fundamentais para a preservação da cobertura florestal no Brasil." – Povos Indígenas no Brasil.

A perspectiva de natureza do indígena é diferente da de outros povos. Tendo isso como perspectiva, o estudo Povos Indígenas no Brasil demonstra como esse é um fator determinante na relação dos povos e da preservação ambiental.

Formação da biodiversidade

"Pesquisas recentes têm mostrado que os povos indígenas tiveram um papel fundamental na formação da biodiversidade encontrada na América do Sul. Muitas plantas, por exemplo, surgiram como produto de técnicas indígenas de manejo da floresta, como a castanheira, a pupunha, o cacau, o babaçu, a mandioca e a araucária."

O instituto socioambiental é uma das maiores fontes no que diz respeito à relação dos povos indígenas e do meio ambiente no Brasil. O ISA, como também é conhecido, mostra que os povos não têm apenas relação com a preservação, mas também um papel fundamental na formação da biodiversidade.

Relação com a biodiversidade

Foto de índio

"O manejo destes povos sobre a biodiversidade teve um papel fundamental na formação de diferentes paisagens no Brasil, seja na Amazônia, no Cerrado, no Pampa, na Mata Atlântica, na Caatinga ou no Pantanal. Os povos indígenas sempre usaram os recursos naturais sem colocar em risco os ecossistemas."

O instituto socioambiental demonstra como os povos indígenas foram essenciais para a formação dos territórios brasileiros por meio da maneira como se relacionam com o ambiente.

Território indígena

"... e é exatamente neste território habitado pelos povos indígenas que se concentra 80% de toda a biodiversidade do planeta, o que nos mostra a importância dos povos indígenas no trabalho de preservação da natureza."

A importância dos povos indígenas para a preservação do meio ambiente é expressa nessa porcentagem expressiva, trazida pelo portal CONTI outra.

Descubra 15 curiosidades sobre os índios

Terras administradas por comunidades indígenas

"Analisando dados de Austrália, Brasil e Canadá, os pesquisadores descobriram que o número total de aves, mamíferos, anfíbios e répteis era mais alto em terras administradas por comunidades indígenas. Áreas protegidas, como parques e reservas de vida selvagem, tiveram o segundo maior nível de biodiversidade, seguido por áreas selecionadas aleatoriamente, que não eram protegidas"

Dados do estudo conduzido pela University of British Columbia demonstram que a relação dos indígenas com o meio ambiente não é favorável apenas no Brasil, mas em outros países do mundo.

Em equilíbrio com o meio ambiente

Foto de índios

“O fato de os ecossistemas da Amazônia serem tão ricos quanto são hoje é prova do sucesso obtido por estas culturas em viver em equilíbrio com o meio ambiente”.

A revista online National Geographic aborda a importância dos hábitos dos povos indígenas há centenas de anos no território da Amazônia. A reportagem de 2018 traz diversos dados sobre a relação da população indígena com seu território.

Gestão sustentável

"Comunidades têm interesse na gestão sustentável de suas florestas, uma vez que dependem delas para alimentação, medicamentos, materiais de construção, produtos para vender e outros serviços."

A revista Exame abordou a relação dos povos indígenas e com a preservação ambiental numa reportagem de 2014 intitulada "Povos indígenas protegem florestas e clima, aponta estudo". A revista parte de diversas perspectivas para demonstrar a relação entre os povos e os territórios.

Reconhecimento das comunidades indígenas

"De acordo o relatório, o desmatamento de florestas no Brasil provavelmente teria sido 22 vezes mais elevado sem o reconhecimento legal das comunidades indígenas."

Ainda segundo os levantamentos da revista Exame, na reportagem "Povos indígenas protegem florestas e clima, aponta estudo", o reconhecimento de territórios indígenas poderia diminuir o desmatamento nas regiões de floresta.

Baixo índice de desmatamento

Foto de índios

"Pesquisa feita pela Comissão Pró-Índio de São Paulo indica que as áreas desmatadas em seis terras indígenas do estado equivalem a menos de 4% da dimensão total dessas áreas."

Além de colaborar para o equilíbrio ambiental desmatando menos que outros povos, o povo indígena demonstrou que é possível viver com uma taxa quase nula de desmatamento de terras.

Mesmas ameaças

"O estudo mostra que as principais causas de destruição da Mata Atlântica são também as principais ameaças aos direitos territoriais dos indígenas. A expansão da fronteira agropecuária, os grandes empreendimentos de infraestrutura, o crescimento das cidades e a exploração não sustentável das florestas são algumas dessas ameaças."

O estudo “Terras Indígenas na Mata Atlântica: pressões e ameaças”, feito pela Comissão Pró-índio de São Paulo, mostra que, além da relação de proximidade entre indígenas e a preservação ambiental, ambos sofrem os mesmos tipos de ataque.

Declare seu amor pela natureza com nossas frases

Declaração do Rio sobre meio ambiente e desenvolvimento

"As populações indígenas e outras comunidades locais têm um papel vital no gerenciamento e no desenvolvimento ambiental em função de seus conhecimentos e práticas tradicionais." – Princípio 22.

A afirmação encontra-se na “Declaração do Rio sobre meio ambiente e desenvolvimento”. O documento se trata de uma carta contendo 27 princípios com o objetivo de estabelecer novos parâmetros de existência que preservem os recursos naturais e o desenvolvimento sustentável.