Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Biografia de John Green

De um hospital pediátrico às prateleiras de best-sellers. A interessantíssima história de John Green, o escritor que queria ser padre e que viu seus planos mudarem para um outro propósito: compartilhar suas histórias com o mundo.

24/08/1977
continue lendo
Compartilhar

O Início de Um Fenômeno

Conhecido pelas obras de "A Culpa É das Estrelas" e "Quem É Você, Alasca", John Green é um escritor e crítico Norte-Americano nascido em Indianapolis, em 24 de Agosto de 1977.
Três semanas após seu nascimento, se mudou para Orlando com seus pais, Mike e Sydney Green. Ele estudou no colégio Lake Highland Preparatory School e depois na Indian Springs School. Se formou pelo Kenyon College em 2000 com diploma duplo: Inglês e Estudos Religiosos.

Projetos Paralelos na Internet

John Green e seu irmão Hank deram início a um vlog chamado Brotherhood 2.0, que funcionou de 1 de Janeiro até 31 de Dezembro do mesmo ano. O projeto não tinha roteiro e a ideia era que os dois irmão não se falariam, a única forma de comunicação entre eles eram os vídeos que cada um gravava como resposta ao vídeo anterior do outro. Esse material foi para um canal no Youtube chamado "vlogbrothers", que conta com uma grande audiência do público jovem.
O projeto tomou grandes proporções e criou uma base de fãs muito forte, que se intitulam de "Nerdfighters". A interação entre eles é tão grande a ponto de gerar uma parceria, promovendo um grande número de trabalhos humanitários, incluindo o "Project for Awesome", um projeto para arrecadar fundos para caridade.
O conteúdo dos vídeos incluem game shows como o "Truth or Fail", apresentado por Hank com uma variedade de convidados, e o HankGames, que consiste em mostrar Hank transmitindo sua jogatina no video-game. Em 2012, após uma proposta aceita do Google, criaram vários vídeos destinados à educação chamado Crash Course. As aulas incluem temas como História Mundial, História Americana e Literatura (apresentado pelo John) e Química, Biologia, Ecologia e Psicologia (apresentado pelo Hank) e "SciShow" (em tradução livre: Programa da Ciência).

Além do vlog, John possui um Tumblr e seu site oficial.
www.fishingboatproceeds.tumblr.com
www.johngreenbooks.com/

Premiações

• Autor do ano pelo prêmio Entertainers of the Year 2012, do site Entertainment Weekly

• Prêmio Edgar: Melhor Livro Jovem Adulto 2009

• Printz Medal

• Printz Honor da American Library Association

A Vida Profissional

Após se formar na faculdade, John Green trabalhou em um hospital pediátrico por 5 meses enquanto estava matriculado na University of Chicago Divinity School (ele nunca compareceu às aulas). Inicialmente, o plano era se tornar um padre episcopal, mas trabalhar em um hospital com crianças sofrendo de doenças graves inspiraram Green a ser um autor. Inclusive, essa experiência o motivou a escrever o aclamado livro "A Culpa É das Estrelas" anos seguintes.

John viveu muitos anos em Chicago, trabalhou para o jornal Booklist como assistente de publicação e editor de produção. Ele também foi um crítico de livros para o The New York Times Book Review e escritor do NPR (National Public Radio, organização sem fins lucrativos dos EUA). Ele também morou em Nova York por dois anos. Ao mesmo tempo em que trabalhava, Green escrevia o seu primeiro livro "Quem É Você, Alasca?, lançado em 2005.

Obras Completas

2005 - Quem É Você, Alasca?

• Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.

2006 - O Teorema Katherine

• Se o assunto é relacionamento, o tipo de garota de Colin Singleton tem nome: Katherine. E em se tratando de Colin e Katherines, o desfecho é sempre o mesmo: ele leva o fora. Já aconteceu muito. Dezenove vezes, para ser exato. Depois do mais recente e traumático término, ele resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e um melhor amigo bem fora de forma no banco do carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar pés na bunda, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai mudar para sempre a história amorosa do mundo, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

2008 - Deixe a Neve Cair

• Na noite de Natal, uma tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para encontros românticos. Em “Deixe a Neve Cair”, bem sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. E provam que o amor verdadeiro pode acontecer quando e onde menos se espera.

2008 - Cidades de Papel

• Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.

2010 - Will e Will, Um nome, Um Destino

• Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.

2012 - A Culpa É das Estrelas

• Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante (o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos), o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Das Páginas ao Cinema

Depois do grande sucesso de "A Culpa É das Estrelas" no cinema, que arrecadou 300 milhões de dólares em bilheteria mundial, os direitos das obras de John Green se tornaram cobiçadas pelos estúdios de Hollywood. Agora, o livro "Deixe a Neve Cair", escrito por Green em parceria com mais duas autoras (Maureen Johnson e Lauren Myracle), terá adaptação aos cinemas.
Esse é o terceiro filme do autor que vai para as telonas. Antes de "Deixe a Neve Cair", estão previstos para estrear "Cidades de Papel", e "Quem É Você, Alasca?", o primeiro livro escrito pelo autor em 2005. "Cidades de Papel" tem data de lançamento prevista para 19 de julho de 2015. Os outros filmes seguem sem data de lançamento definida.

fechar