Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Biografia dos Beatles

John, George, Ringo e Paul: os garotos de Liverpool que ganharam o mundo. Conheça um pouco mais da história e trajetória, da banda que é considerada uma das melhores do mundo até hoje!

continue lendo
Compartilhar

Quando surgiu os Beatles?

The Beatles foi uma banda britânica, de rock, formada em Liverpool, cidade do noroeste da Inglaterra, que ficou famosa em todo o mundo e influenciou toda uma geração, movimento que a imprensa britânica chamou de Beatlemania.
A banda foi formada em 1960, por 4 integrantes, John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison. A banda criada em 1957, inicialmente foi formada por John Lennon e seus colegas de escola, Peter Sholton, Erick Griffths, Bill Smith e Rod Davis. Em homenagem a escola Quarry Bank School, a banda recebeu o nome de The Quarrymen.
Ainda em 1957, Paul MacCartney foi convidado a integrar a banda. Em 1958, foi a vez de George juntar-se ao grupo. Em 1960 a banda muda o nome para "The Beatles". Nesta época a banda não tinha baterista fixo. Em 1961, The Beatles realiza sua primeira apresentação no The Cavem Club, onde permaneceu tocando até 1963.
Em 1962, assinaram contrato com o empresário Briam Epstein, que mudou o visual da banda, trocando as roupas de couro por trajes formais. Ainda este ano, Ringo Starr é convidado para baterista da banda. Em agosto a banda fez sua primeira apresentação com a formação definitiva, George, Paul, John e Ringo.

O corte de cabelo:

Até 1961 todos os integrantes dos Beatles, como era usual na época, usavam o cabelo penteado para trás (estilo James Dean). Na turnê em Hamburgo (Alemanha), ainda em 1961, Stuart Sutcliffe conheceu Astrid Kirchherr, uma alemâ, artista e fotógrafa. Nessa época, os Beatles eram cinco: Paul McCartney, John Lennon, Stuart Sutcliffe, George Harrison e Pete Best.

Astrid mudou o estilo de vestir de Stuart Sutclife (Stu como era chamado), e deu-lhe um novo estilo de cabelo, penteado para frente. Gradualmente os outros Beatles (com exceção de Pete Best) aderiram ao estilo. Mas, apaixonado por Astrid, Stu deixou o grupo e permaneceu em Hamburgo. E foi assim, de forma casual, que o estilo de cabelo mais famoso do planeta foi criado.

Love Me Do - O Primeiro Sucesso

Em 5 de outubro de 1962, foi lançado na Inglaterra, sob o selo da Gravadora Parlophone e produção de George Martin, o compacto Love Me Do / P.S. I Love You (canções de McCartney e Lennon), o primeiro sucesso dos Beatles. Gravado nos estúdios Abbey Road, em 11 de Setembro de 1962, em menos de 20 tomadas, esta foi a terceira sessão de gravações (as anteriores ocorreram em 06 de Junho e 04 de Setembro); mas valeu a pena, o single Love Me Do (assista o video ao lado) atingiu o número 17 nas paradas da Inglaterra. Uma curiosidade é que nesta terceira sessão de gravações, George Martin substituiu Ringo Starr por Andy White. Ringo, além do pouco entrosamento com o grupo, pois tinha recentemente se juntado a ele, foi considerado com pouca experiência de estúdio para gravar e, neste dia, apenas tocou tamborim. Somente em 02 de Outubro, 3 dias antes do lançamento do compacto, é que os Beatles assinam contrato com o empresário Brian Epstein, por cinco anos.

John Lennon

Nascimento: 9 de outubro de 1940 - Liverpool, Inglaterra
Foi morto no dia 8 de dezembro de 1980, na entrada do edifício Dakota, em Nova York, Estados Unidos.

- John Lennon nasceu em Liverpool, em 1940, em plena segunda guerra mundial e não teve irmãos. Seus pais chamavam-se Julia e Alfred Lennon. John pouco viu seu pai que, trabalhando em navio, ficava longos períodos ausente. Sem uma apropriada condição de criar o filho, Julia o deixou, ainda pequeno, aos cuidados de sua irmã Mary (casada com George Smith), em Woolton, Liverpool. Já aos seis anos de idade, cantava no coro da igreja de São Pedro, em Woolton. Foi na Escola Primária de Dovedale que John iniciou seus estudos e, em 1952, foi estudar na Escola Gramática Quarry Bank, quando, então, iniciou uma amizade com Peter Shotton. Os dois foram amigos inseparáveis mas, juntos, criaram muitos problemas na escola, devido sua rebeldia. Por outro lado, John já demonstrava nesta época seu talento literário. Apreciava a leitura de Lewis Carroll e Richmal Crompton, entre outros. Em 1955, seu querido tio George faleceu. Como a maioria dos jovens da época, John também foi profundamente influenciado pelo movimento musical skiffle e, em 1955, montou com seus colegas de escola uma banda chamada The Quarry Men. Houve muitas mudanças no grupo, mas a mais importante ocorreu em 1957, quando outro estudante se incorporou ao grupo, ele chamava-se Paul McCartney. Vários estilos influenciaram os Quarry Men, um deles foi Elvis Presley. Logo, John e Paul, tornaram-se uma dupla perfeita para escrever canções. O grupo, então, passou a chamar-se Johnny & The Moondogs. Nesta época, a formação era: John, Paul, George e Ken Brown. Houve ainda um quinto integrante, Stuart Sutcliffe. Mais tarde o grupo passou a chamar-se The Beatles, fazendo uma brincadeira com as palavras beat (batida, compasso) e beetle (besouro).

George Harrison

Nascimento: 25 de Fevereiro de 1943 - Liverpool, Inglaterra.
Morreu de câncer em 29 de novembro de 2001 - Los Angeles, Estados Unidos.

- Nasceu em Liverpool, sua mãe chamava-se Louise, e seu pai Harold Harrison. George tinha dois irmãos, Peter e Harry e uma irmã, chamada Louise. Estudou na Escola Primária de Dovedale. Em setembro de 1954 tornou-se aluno do instituto de Liverpool. Seu interesse na música foi despertado com o crescimento do movimento skiffle, estilo particular de música que apareceu na Inglaterra nos anos 50, e que lá era chamado skiffle boom. Aos 13 anos, ganhou de sua mãe uma guitarra. George formou um grupo chamado Os Rebeldes, junto com seu irmão Peter e seu melhor amigo Arthur Kelly. Quando George deixou o Instituto de Liverpool, foi procurar emprego e chegou a trabalhar como eletricista, mas seu interesse pela música continuava. Tentou, sem sucesso, juntar-se ao grupo Alan Caldwells Texans (mais tarde Rory Storm, The Hurricanes). Mais tarde, juntou-se ao Les Stewart Quartet, no Lowlands Club, West Derby. George já conhecia muita gente no mundo da música, inclusive um rapaz, também do Instituto, que encontrou a primeira vez no ônibus para a escola, chamado Paul McCartney. George assistiu a vários shows do Quarry Men, grupo de Paul e John. Ken Brown, membro do Les Sterwart Quartet, teve uma discussão com Stewart, o que fez com que George e Ken fossem se juntar a Paul e John, em Agosto de 59, no novo The Quarry Men, cuja formação era: John, Paul, Ken e George. Pouco tempo depois, Ken abandona o grupo. Em 1960, já com Pete Best como baterista, o grupo se chamava The Beatles.

Curiosidades sobre as músicas:

- "All My Loving" e "And I Love Her" foram compostas para Jane Asher, que na época era namorada de Paul McCartney. Também foi a primeira música onde Paul fez a letra antes da melodia.

- A música "The Ballad Of John And Yoko" foi gravada apenas por John e Paul, sem a participação de George e Ringo. John cantava, tocava percussão e guitarra, enquanto Paul tocava piano, baixo, maracas e bateria.

- Paul McCartney também tocou bateria em "Back In The USSR" e "Dear Prudence".

- Paul McCartney tocou guitarra em várias músicas, como "Another Girl", "Back In The USSR", "Good Morning Good Morning", "Helter Skelter", "Paperback Writer", "Taxman", "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", "The End", "Ticket To Ride", "Why Dont We Do It In The Road", "And Your Bird Can Sing", "I Will", "I ll Follow The Sun", "I ve Just Seen A Face", "Michelle".

- John Lennon tocou baixo em Back In The USSR, Im Looking Through You, Rocky Raccoon, Helter Skelter, Let It Be, The Long And Winding Road.

- Dont Bother Me foi a primeira música composta por George Harrison que saiu em um disco oficial dos Beatles. Ele compôs essa música em um quarto de hotel.

- As músicas "Got To Get You Into My Life" e "Day Tripper" fazem alusão às drogas.
John Lennon compôs "Being For The Benefit Of Mr. Kite" inspirado em um pôster de circo (Pablos Fanque Circus Royal).

- Paul fez a música Hey Jude para Julian Lennon, filho de John e Cynthia Lennon, para não deixá-lo triste com a separação dos seus pais. John trocou Cynthia por Yoko Ono.

- John Lennon teve inspiração para a música "Lucy In The Sky With Diamonds" após ver um desenho do seu filho Julian, de uma garota chamada Lucy, em um céu com diamantes. Muitos acreditavam que a música seria uma apologia às drogas, com seu nome sendo referência ao LSD. Lucy In The Sky chegou a ser proibida de ser tocada em alguns países.

- A música "Julia" é uma homenagem à mãe de John Lennon.

- John Lennon fez a música "Dear Prudence" para Prudence Farrow, filha da atriz Mia Farrow, que estava na Índia com os Beatles.

- "Sexy Sadie" foi feita como uma crítica de John Lennon ao guru Maharishi Mahesh Yogi. O grupo foi buscar ensinamentos espirituais com o guru na Índia, mas ele apenas tentava ganhar fama sobre a presença dos Beatles e conquistar a irmã da atriz Mia Farrow.

- Na música "Martha My Dear", Martha era o nome da cadela de Paul McCartney.
Yoko Ono faz a voz de criança na música

- A música "Let It Be" foi composta após Paul ter tido um sonho com sua mãe, que havia falecido, e no sonho ela disse que tudo estaria bem.

- A música "Good Morning, Good Morning" foi inspirada em um comercial de cereais.
A música Doctor Robert foi baseada em um médico americano, chamado Robert Freyman, que curava seus pacientes com drogas bem pesadas.

- O nome da música "Strawberry Fields Forever" refere-se ao orfanato do exército da salvação em Liverpool, chamado "Strawberry Fields".

- A música Helter Skelter chegou a ser gravada em uma versão de 27 minutos de duração. Essa gravação ainda existe, George Martin pensou em colocá-la no Anthology 3, mas além de ocupar um terço do CD, ele declarou que as pessoas não teriam paciência de escutar tudo.

A Beatlemania

Enormes vendagens de discos, várias viagens de sucesso feitas aos EUA e o arrebatador sucesso de filmes como "A Hard Days Night" fizeram surgir o termo Beatlemania, que significava o fenômeno de popularidade do grupo de Rock dos 4 rapazes de Liverpool.

 

O nome da banda:

O grupo The Beatles, que foi um dos maiores fenômenos da música popular mundial, arrebanhou milhões de fãs de todas as idades em todo o mundo e, ainda hoje, anos após a extinção do grupo, continua sendo tocado no mundo inteiro, vendendo discos e fazendo novos fãs. Antes de se chamar The Beatles, nome que faz um trocadilho com beetles (besouro) e beat (que significa batida ou compasso ritmado), o grupo se chamou Johnny and the Moondogs, The Silver Beetles, The Silver Beats, The Silver Beatles e Beat Brothers. O nome Beat Brothers foi usado na turnê na Alemanha, em 1961, quando gravaram com Tony Sheridan o compacto My Bonnie. Somente em 1962 é que começaram a usar o nome que ficaria para sempre marcado na história da música: The Beatles.

A trajetória

A trajetória dos Beatles começou no The Cavern Club, em Liverpool, e depois tomou o rumo do sucesso mundial. Ao longo de apenas 8 anos, de 1962 a 1970, os Beatles mudaram para sempre a face do rock and roll, criando uma linguagem musical única e influenciando o comportamento da juventude de sua época, como ninguém havia feito antes. Esse fenômeno comportamental da década de 60 foi chamado de Beatlemania. Até hoje, nenhum outro grupo musical conseguiu reproduzir tal façanha.
Em outubro de 1962, com a gravação de "Love Me Do", a banda participou do programa People and Places, transmitido ao vivo na TV Granada. No início de 1963 a banda estava em todas as paradas britânicas.
Em 1964 a banda fez sua primeira apresentação em Nova Iorque, assistidos por uma multidão, a beatlemania se espalhava por vários países. Em 1965 a rainha Elizabeth II da Inglaterra, condecorou os Beatles com a Ordem do Império Britânico. Em 1965 a banda já lançava seu sexto álbum. Em 1966 a banda tira férias de três meses e, em março inicia uma turnê por cinco países, Alemanha, Filipinas, Japão, Estados Unidos e Canadá. Em 1967 o empresário morre e a banda entra em discórdia para escolher um novo empresário.
Em 1969 o grupo grava seu penúltimo álbum "Abbey Road". Em setembro Lennon anunciou sua saída da banda. No dia 10 de abril de 1970, Paul anunciou para o público, o fim da Banda, uma semana antes do lançamento de seu primeiro álbum solo. O motivo do fim do grupo ainda é cercado de mistérios.

Sucesso até hoje

Depois de mais de 30 anos da divisão do grupo, as vendagens dos discos dos Beatles continuam incríveis. Os últimos lançamentos, The Beatles 1 (2000) ou Let It Be...Naked (2003) foram sucessos de venda, comprovando que a Beatlemania permanece viva.

No final de 2006 foi lançado o álbum "LOVE", uma coletânea dos Beatles, produzida por George Martin e seu filho. Nelas as faixas originais foram retrabalhadas e remixadas.

Agora, a Apple lança em iTunes uma antologia chamada "Anthology Box Set" com 155 faixas, divididas em 3 volumes, e "Anthology Highlights" com 23 faxas. Essa antologia foi lançada em 1995 e 1996, originalmente em CD, e agora, remasterizada, é lançada no iTunes.

Paul McCartney

Nascimento: 18 de junho de 1942 - Liverpool, Inglaterra.

- Paul McCartney nasceu em Walton Road Hospital, em Rice Lane, Liverpool, no dia 18 de Junho de 1942. Filho de Mary e James McCartney, teve um irmão (mais novo que ele um ano e meio) chamado Michael McCartney. Foi seu pai quem primeiro o influenciou à música, pois liderou uma banda de Jazz em Liverpoos. Ainda criança, perdeu sua mãe que morreu de câncer do seio, em 1956. Em 1957, quando já havia encerrado o ensino primário, ingressou no Instituto Liverpool, escola de segundo grau muito conhecida na cidade. Aos 14 anos de idade, ganhou sua primeira guitarra. Numa de suas idas para a escola, conheceu no ônibus um outro jovem estudante, chamavasse George Harrison, com o qual manteve logo duradoura amizade, até porque, ambos eram apaixonados pela música. Outro estudante seu amigo do Instituto Liverpool, Ivan Vaughan, foi quem convidou Paul, que nesta época tinha 15 anos, para uma festa de São Pedro, na Igreja de Woolton. Lá foi apresentado a outro estudante apaixonado por música, tão talentoso quanto ele, o líder do grupo The Quarry Men, John Lennon. Na época, o estilo musical em voga em toda a Inglaterra era o skiffle. Devido ao talento musical de Paul e sua habilidade em escrever músicas, John Lennon o convidou para fazer parte de seu grupo, que depois veio a ter George Harrison e Ken Brown. Apesar de que John era o líder da banda, foi Paul quem mais incentivou o grupo a buscar desenvolver seu próprio estilo. Como era cheio de idéias, foi também a pessoa que melhor trabalhou a mídia a favor da banda, que já em 1960 se chamava The Beatles. Align

Ringo Starr

Nascimento: 7 de julho de 1940 - Liverpool, Inglaterra.

- Filho de Elsie e Richard Starkey, seu verdadeiro nome é Richard Starkey Jr. Como tinham o mesmo nome, pai e filho eram chamados de Big Richie e Little Rich. Seus pais se separaram em 1943, e Ringo (este apelido foi-lhe dado somente no final da década de 60, por Rory Storm, músico com quem, no futuro, Ringo faria parceria) foi morar com sua mãe, ainda em Liverpool. Ringo foi estudar na escola primária de St. Silas, onde começou a ter problemas de saúde que afetariam seu desenvolvimento escolar. Aos 6 anos de idade, foi internado com apendicite. Esteve em coma por dois meses e foi submetido a diversas cirurgias. Após sair do coma ainda permaneceu alguns meses mais no hospital. Sua mãe conheceu um pintor e decorador chamado Harry Graves, com quem veio a se casar. Em 1953, quando Ringo tinha 13 anos de idade, teve mais um problema grave de saúde. Uma gripe complicou e ele teve de ser internado mais uma vez no hospital. A doença causou uma complicação maior de pulmão e ele teve que ser transferido para o Hospital de Crianças em Heswall, em Wirral, onde ficou até 1955. Mais tarde, quando saiu do hospital, já restabelecido, arranjou emprego como entregador, barman e foi trainee na Henry Hunt e Filhos, com seu vizinho, Eddie Miles, com quem mais tarde, em 1957, formaria o grupo musical Eddie Clayton Skiffle Group, com mais três empregados da Hunt. Foi o padastro de Ringo quem lhe comprou uma bateria usada, permitindo-lhe desta forma seu desenvolvimento profissional, foi quando entrou para o grupo Darktown Skiffle. Em março de 1959 ingressou no Al Caldwell’s Texans, cujo nome foi depois mudado para Rory Storm & The Hurricanes. Usando o nome Jazzmen foram tocar na The Cavern, porém, foram multados pelo dono por cantarem "Whole Lotta Shakin’ Goin’ On", pois Rock’n Roll não era permitido naquele Clube, naquela época. Foi Rory Storm quem deu o apelido de Ringo Starr para Richie. Em 1960, The Hurricanes faziam muito sucesso e, nesta mesma época, surgia outra banda de peso: The Beatles. Numa viagem para Hamburgo, onde The Hurricanes foi tocar, conheceu e fez amizade com os integrantes dos Beatles, que lá também estavam tocando. Uma curiosidade é que os Hurricanes foram mais bem pagos do que os Beatles. Mas foi apenas em agosto de 1962, que Ringo Starr passou a integrar os Beatles. Isto porque John, Paul e George não queriam mais o baterista (renomado e tido como um dos melhores) Pete Best, por outro lado, já conheciam e gostavam de Ringo. À partir desta data, estava formado o quarteto que revolucionaria o comportamento do mundo através da música, The Beatles.

Alguns filmes sobre os Beatles:

1964 - A Hard Days Night: O filme mostra 36 horas típicas da vida dos Fab Four.

1965 - Help!: Comédia musical que narra a caçada a um anel de rubi de Ringo.

1968 - Yellow Submarine: É um desenho animado repleto de trocadilhos e humor britânico. Cheio de muita cor, pode ser chamado de psicodélico sem erro. É uma mistura de imagens da cultura pop e de arte moderna. Os Beatles fazem uma aparição no final.

1970 - Let It Be: Feito para a TV. Originalmente chamava-se "Get Back", e mostrava os Beatles ensaiando e cantando suas novas músicas. É o único documentário considerado oficial que foi lançado. Antes de seu lançamento, seu nome foi, então, mudado para "Let It Be". Marca o fim da carreira dos Bealtes.

Curiosidades rápidas:

- Os Beatles fizeram 294 apresentações no Cavern Club, entre dezembro de 1960 e agosto de 1963 .

- Durante os cinco primeiros minutos da primeira apresentação dos Beatles no programa de tv americano "Ed Sullivan" em 1964, não houve assaltos nem homicídios nos Estados Unidos.

- Os Beatles foram os primeiros a fazer video clips de suas músicas. Eles estavam cansados de tocar diversas vezes em programas de TV, então decidiram gravar as músicas em vídeo e distribuir para as TVs. Os 2 primeiros clips foram: Paperback Writer e Rain. George Harrison disse na série Anthology: "De certa forma, inventamos a MTV".

- O disco Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band foi o primeiro disco no mundo a vir com um encarte com fotos e letras das músicas.

- Antes do nome "The Beatles", a banda teve vários outros nomes: "The Quarrymen", "The Rainbow", "Johnny & The Moondogs", "Long John & The Silver Beatles" e "The Silver Beatles". Nessa época com o nome "The Silver Beatles" eles usavam apelidos bem estranhos: John Lennon era chamado de "Johnny Silver", Paul McCartney era "Paul Ramon", George Harrison era chamado de "Carl Harrison" e Stu Sutcliffe era "Stu Stäel".

- Os Beatles foram os primeiros a colocar trechos de trás para frente nas músicas, como em Strawberry Fields Forever, Blue Jay Way, Rain, Free As A Bird.

- Quem criou os famosos cortes de cabelo dos Beatles foi Astrid Kirchner, namorada de Stu Sutcliffe.

- Durante uma excursão em 1965 ao Canadá, um dos policiais da segurança dos Beatles chamava-se Pepper (e ele era sargento).

- Após um show nas Filipinas foi marcado um jantar entre os Beatles e a primeira-dama desse país, mas os próprios Beatles não foram avisados. Com isso, ela ficou esperando por eles a toa no palácio. Ela se sentiu humilhada e no outro dia a caminho do aeroporto, os Beatles foram perseguidos por populares que tentavam linchá-los.

- O disco mais vendido dos Beatles é a coletânea chamada "1" lançada no ano 2000, que contém as 27 músicas de maior sucesso dos Beatles. Entre os álbuns dos anos 60, o título de campeão de vendas fica com Abbey Road.

fechar