Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up
Homem sorrindo/ personagem da série Um Maluco no Pedaço

Coisas que podemos aprender com Um Maluco no Pedaço

Em 1990, estreava a série Um Maluco no Pedaço. Em 6 temporadas, Will Smith apresenta parte da sua vida com um roteiro cômico e reflexivo. Quem costumava assistir ao programa no canal SBT talvez não tenha se dado conta de todos os ensinamentos que ele pode transmitir. Será que você é uma dessas pessoas ou sabe quais são as coisas que podemos aprender com Um Maluco no Pedaço? Questões de raça, violência policial e classes sociais são amplamente discutidas na série, de forma leve e descontraída. Aprenda sobre esses assuntos super importantes com a ajuda de um dos atores mais importantes da geração! Repense suas ideias com Um Maluco no Pedaço!

Um Maluco no Pedaço

Personagem principal da série Um Maluco no Pedaço sorrindo e posando para foto

Um Maluco no Pedaço é um seriado televisivo que passou de 1990 a 1996, e teve 6 temporadas. A estrela é Will Smith, que vive muitas aventuras quando se muda para a casa de seus tios ricos, Phil e Vivian. Lá, ele também desenvolve uma amizade incomparável com os primos Carlton e Hilary.

Relações de raça

Na primeira temporada, quando Will está conhecendo os tios, descobre que eles participaram de inúmeros protestos por direitos civis para pessoas negras quando eram mais jovens. Ainda que a série seja dos anos 90, as questões raciais continuam em voga na sociedade. As pessoas brancas também devem assumir uma postura antirracista, e podem aprender como fazer isso assistindo à série.

11 séries feministas que você precisa assistir agora

Conflito de classe

Personagens da série Um Maluco no Pedaço, um menino e uma menina, conversando em corredor de escola

Ainda na primeira temporada, Will entra em conflitos com seus familiares por se dar conta de que, ainda que sejam negros, apresentam mais privilégios que ele, por serem ricos. No entanto, inúmeras situações ao longo da série provam que a raça vem antes do dinheiro perante a sociedade. As melhores condições de vida não os exime de sofrerem preconceito racial.

Violência policial

Personagem principal da série Um Maluco no Pedaço dançando com fones de ouvido e óculos escuros

Na segunda temporada, Will precisa ir até o tribunal depois de dirigir sem um seguro para o carro. Nesse momento, seu tio intercede por ele e faz um discurso sensato e sincero sobre a violência policial contra pessoas negras. Normalmente, elas são intimadas por policiais somente por serem negras. É preciso pensar sobre como o racismo estrutural permeia as instituições da sociedade, avaliando como as pessoas negras e as pessoas brancas são tratadas de formas diferente em cada ambiente ou situação.

Séries de terror que vão te deixar de cabelo em pé!

Lidando com a derrota

Personagens da série Um Maluco no Pedaço usando ternos, sentados em uma corte de tribunal

Na terceira temporada, o primo de Will, Carlton, passa por uma experiência ruim: é rejeitado na hora de entrar na Universidade de Princeton, onde seu pai estudou. Por pior que seja a situação, Carlton consegue uma ajuda celestial para enfrentar essa derrota de forma a recuperar sua autoconfiança. É importante persistir em nossos objetivos, mesmo que dificuldades sejam impostas no meio do caminho.

Abandono paterno

Na quarta temporada, Will vive um momento muito emocionante. Depois de tanto tempo, ele finalmente reecontra seu pai, que o abandonou quando ele era criança. Quando tudo parecia estar bem, com os dois fazendo as pazes, o pai de Will o surpreende e o abandona mais uma vez. Infelizmente, o abandono paterno é muito comum no mundo. O machismo estrutural determina que a função de cuidar dos filhos deve ser da mulher, e não do homem. Está na hora de evoluir.

Encontre as séries perfeitas para maratonar no feriado