Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Como fazer bonito no Natal

O jantar de Natal é uma tradição importantíssima e cheia de costumes familiares que não podem ser quebrados. Aproveite a festa com dicas de etiqueta, comportamento e até maquiagem! Saiba como se comportar de maneira adequada neste Natal para garantir uma noite espetacular (e sem micos).

Não deixe de cumprimentar os anfitriões

Ao chegar no jantar, a primeira coisa que deve ser feita é ir diretamente cumprimentar o anfitrião. Se encontrar conhecidos no caminho acene e diga que volta mais tarde. O dono da casa com certeza teve muito trabalho para organizar a festa, e é um enorme aborrecimento quando os convidados aproveitam a festa e nem se preocupam em dar cumprimentos ao dono.

Abra o presente assim que ganhá-lo

Às vezes a gente prefere guardar o presente embrulhado para abrir em casa, né? Mas saiba que isso é um erro enorme de etiqueta! Assim que receber um presente, abra-o imediatamente, afinal, a pessoa que lhe presenteou quer saber se você gostou ou não. Depois do presente aberto, guarde a embalagem da sua bolsa, para não deixar bagunça na casa.

Sugestões de cardápio para Ceia

- Entrada: Pãezinhos, patês, brusquetas.
- Saladas: Maionese, salpicão, Salada Caesar.
- Acompanhamentos: Arroz à Grega, arroz ao champagne, arroz de forno, masssas ao molho especial, farofa festa.
- Carnes: Pernil, Peru ou frango, Peixes, escondidinho de bacalhau.

Presentes

Hoje em dia não é mais costume presentear todos os convidados da festa, pois normalmente a entrega é feita pelo amigo secreto. Mas é de bom-tom presentear as crianças de até 12 anos, que normalmente não participam da brincadeira. Pode ser uma lembrancinha, como um brinquedo ou um livro.

Saiba a hora de ir embora

A hora de ir embora do jantar depende muito da ocasião, das pessoas e do lugar. Se os anfitriões servirem café, é porque já está na hora de começar a ir embora. Mas a situação chave para saber a hora de ir para casa é quando as pessoas começarem a ficar mais “alegres” e um pouco alteradas.

Não convide mais pessoas do que você pode receber

Tenha em mente a quantidade de pessoas que você vai convidar, até porque é uma enorme vergonha quando os convidados precisam ficar a noite toda em pé por falta de lugar para sentar. Se a festa for na sua casa, se certifique de que há espaço o suficiente para todos. Caso o contrário, seria melhor alugar um local mais adequado.

Não se atrase

É uma enorme falta de consideração fazer as pessoas ficarem esperando por nós. Atraso de quinze minutos é tolerável, mais do que isso já é exagero. Programe-se, saia de casa mais cedo se necessário, mas esteja no local combinado na hora certa.

Não leve acompanhantes sem avisar

Se você quiser levar algum acompanhante à festa, avise aos anfitriões com antecedência. Não leve ninguém sem avisar, ou avisando de última hora, pois o dono da casa com certeza já preparou todos os lugares e a quantidade certa para tudo. Essa regra só pode ser quebrada em últimos casos, como por exemplo um hóspede que chegou de última hora, mas mesmo assim, prepare-se para uma recusa.

Não exagere na decoração

É verdade que no Natal todos nos empolgamos e queremos decorar a casa todinha! Mas vai com calma, não precisa se fantasiar de Papai Noel e transformar sua casa no Polo Norte. Além da árvore de Natal, coloque enfeites discretos ao redor da casa e pequenos arranjos na mesa.

Não sirva o jantar para os outros

Se você é o anfitrião, aqui vai uma regra ótima de etiqueta: Não sirva o jantar para os outros. Por mais que seja nas melhores das intenções, cada convidado sabe o que e quanto quer comer. Deixe que cada um faça o seu próprio prato.

Não fale sobre temas pesados

Política, tragédia e acidentes são temas que devem ser evitados. O Natal é tempo de paz e alegria, e tocar nesses assuntos pega mal. Então tome cuidado com o que for falar. Prefira assuntos alegres e que deixarão todos contentes.

Maquiagem

As mulheres devem pegar leve na maquiagem para o Natal, afinal você está indo para uma festa familiar, e não pra balada. É claro que você deve se maquiar do jeito que você acha que fica bonito, mas bom senso é a palavra-chave para essa noite, ok?

Como escolher os presentes

Todo mundo gosta de dar perfume de presente, mas essa é uma opção muito íntima, pois cada um tem o seu gosto. Prefira livros e coisas mais neutras, e que sejam fáceis de trocar, caso não seja do gosto da pessoa. Compre presentes dentro do valor estipulado, mas se quiser comprar algo mais caro, pois achou mais bonito, não se sinta intimidado.

Tome cuidado com as bebidas

Sim, é um momento de festa, mas lembre-se de usar o bom senso. Você não quer passar vergonha na frente da família inteira, não é mesmo? Portanto, tome cuidado para não extrapolar.

Capriche na embalagem do presente

Procurar uma embalagem bonita para o presente do seu amigo secreto significa que você se preocupa com a pessoa e que teve muito carinho na hora de procurar pelo presente e a embalagem. Presentes mal embrulhados ou mal apresentados passam a impressão de relaxo e desconsideração.