Muitos se perdem ao tentar se comunicar bem, o que acaba afetando a vida social e profissional. A influência é um dos métodos que ajudam a desenvolver a habilidade social e persuasão de uma pessoa. Mas lembre-se: os truques não são propostos para a influência negativa, como manipulação psicológica e emocional das pessoas. Aprenda a utilizá-los e seja um comunicador nota 10!
Há algum sinal mais esclarecedor de que alguém está prestando atenção no que está sendo dito quando ela repete a informação? Existem estudos que comprovam que com essa escuta reflexiva, as pessoas tendem a expressar melhor o que está sentindo para você. Essa é uma técnica muito utilizada por terapeutas.
Essa tática consiste apenas ficar quieto caso discorde da pessoa, apenas escute o que ela tem a dizer. Esse truque também é conhecido como Articulação Ransberger, levando o nome do seu criador. Depois de parar para ouvir, as ideias expostas por você serão melhor recebidas.
Confira dicas para aprender a usar o #instagood
Pedir algo para alguém com cansaço físico ou mental a fará adiar o seu pedido para o amanhã, mesmo sem processá-lo antes. No dia seguinte, ela se comprometerá a te atender, pois segundo pesquisadores, tendemos a honrar nossa própria palestra para evitar autopressão.
Ao se comunicar com alguém, iniciar ou apenas mencionar o nome ou um título, como “colega”, “querido” ou “amigo” em suas frases pode potencializar a percepção dela sobre o que você está falando.
Muitos pesquisadores afirmam que o mimetismo – espelho do comportamento de alguém – pode levar as pessoas a te enxergar de uma forma melhor. Ao notar que estão sendo copiadas de alguma forma, suas percepções sobre si mesmas são validadas. Desta forma, elas gostaram mais de você.
Saiba as tendencias de viagem em 2019
Segundo Dale Carnegie, autor do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, o melhor jeito de fazer as pessoas gostarem de você é se interessar por elas, não tentando fazer com que elas se interessem por você. Parece controvérsia, mas acaba fazendo sentido!
Você seria influenciado por alguém cujos braços estão cruzados enquanto fala? Provavelmente, não. Portanto, ao tentar convencer alguém, saiba que o seu corpo também fala. Logo, aprenda a usar a linguagem corporal de acordo com o que você está oferecendo. Isso implica no seu modo de andar, sentar e articular as mãos.
Veja mensagens ensinando a lidar com pessoas teimosas
A melhor forma de influenciar alguém é se comunicar cara a cara. Portanto, evite o contato por e-mail ou telefone quando há a necessidade de persuadir alguém.
Não vá direto ao ponto quando quer levar a pessoa para o seu objetivo, apenas comece com coisas pequenas e, a partir disso, vá aumentando. É exatamente a técnica mais utilizada pelo marketing: oferecer o irrecusável para levar alguém a adquirir um produto. Por exemplo: pedir para você se importar com o meio ambiente antes de lhe oferecer produtos ligados à sustentabilidade.
Um dos maiores e mais importantes princípios de influência é: sorria. Segundo uma intensa pesquisa realizada nos Estados Unidos no fim dos anos 1980, o sorriso é a melhor ferramenta de influência, muito mais do que a roupa que você veste.
Aprenda como dar conta da vida