Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Força Aérea Brasileira

Você sabia que no dia 23 de outubro comemoramos o Dia da Força Aérea Brasileira? Nesta data, comemoramos os avanços e os feitos das Forças Armadas do Brasil nos ramos aéreos do Exército. Por mais que o Brasil não tenha sido submetido diretamente em guerras, mantemos em nosso país uma patrulha de proteção para momentos de conflitos armados e invasões e, neste caso, eles utilizam aviões para rondar e patrulhar costas marítimas, como era feito durante a Segunda Guerra Mundial. Vamos comemorar, juntos, essa data tão importante para a FAB, que mantém a proteção de nossa nação e parabenizá-los por este trabalho!

continue lendo
Compartilhar

Criação

Celebrada em 23/10, a Força Aérea Brasileira foi criada em 20/01/1941, juntamente com o Ministério da Aeronáutica. Era o período do Estado Novo, sob o comando do presidente Vargas. O objetivo do governo, à época, era unificar as aviações militar e naval. O primeiro chefe do Ministério da Aeronáutica foi Joaquim Pedro Salgado Filho.

Outra comemoração

Em 23 de outubro, os militares da Aeronáutica têm dois motivos para comemorar: o Dia da Força Aérea Brasileira e o Dia do Aviador. É um dia de comemoração dupla, não só pela façanha do gênio Santos Dumont, como também pelo valor da nossa Força Aérea, que é celebrada em homenagem ao Pai da Aviação.

As primeiras atuações

Os aviões da FAB foram usados inicialmente para patrulhar as costas marítimas. O Brasil era um país neutro em relação à guerra, embora suas bases recém-criadas tenham sido usadas pelos norte-americanos. Com o torpedeamento dos navios mercantes brasileiros por parte dos submarinos nazistas, o Brasil se viu forçado a entrar na guerra, junto aos Aliados. No Dia da Força Aérea Brasileira (23/10), pesquise sobre o papel do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

A 2ª Guerra

A FAB participou, durante a Segunda Guerra Mundial, da batalha antissubmarino no Atlântico Sul e como integrante da FEB (Foça Expedicionária Brasileira), lutando ao lado dos Aliados. Neste 23 de outubro, Dia da Força Aérea Brasileira, celebremos a bravura dos nossos destemidos soldados do ar.

Esquadras a serviço da História

A princípio, a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial se deu contra os submarinos alemães que torpedearam navios mercantes brasileiros. Mas depois desse episódio, o Brasil cedeu diversas esquadras para a guerra na Europa. 23 de outubro, Dia da Força Aérea Brasileira: celebre a coragem e a participação brasileira na História.

Treinamento militar

A fim de se preparem para servir em combate, na Segunda Guerra Mundial, cerca de 350 oficiais da Aeronáutica foram enviados para a base aérea de Água Dulce, no Panamá, para serem treinado pelos norte-americanos. No Dia da Força Aérea Brasileira (23/10), procure saber mais sobre o Brasil na guerra.

 

Senta a pua!

“Senta a pua!” é o lema da FAB na Segunda Guerra. “Senta a pua” é também um grito de guerra, que em combate era usado para confirmar uma ordem de ataque. É uma expressão similar aos gritos “Tally-ho!” (britânico) e “À la chasse!” (francês). Em 23 de outubro, senta a pua, e vamos comemorar o Dia da Força Aérea Brasileira!

Cuide de si mesmo no Dia da Saúde Mental!

O símbolo

O símbolo do lema “Senta a pua!” é um avestruz empunhando um revólver e um escudo com o Cruzeiro do Sul estampado. A “pua” é um tipo de espora. Esse símbolo foi desenhado pelo capitão aviador Fortunato Câmara de Oliveira, também cartunista. No Dia da Força Aérea Brasileira (23/10), celebremos todo o simbolismo dos nossos guerreiros.

Dia Nacional da Leitura. Entenda a importância dessa data!

Esquadria da Fumaça

O EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), popularmente conhecido como 'Esquadrilha da Fumaça', reúne pilotos e mecânicos da FAB que fazem exibições acrobáticas no Brasil e no mundo. A primeira exibição ocorreu em 1952, na Base Aérea dos Afonsos (localizada na cidade do Rio de Janeiro). O objetivo dessas apresentações é divulgar a imagem institucional da FAB, nacional e internacionalmente. Aproveite o Dia da Força Aérea Brasileira (23/10) para homenagear os “Fumaceiros”.

Se você serviu na Aeronáutica

Se você foi um militar que serviu na Aeronáutica, sinta-se homenageado no Dia da Força Aérea Brasileira, celebrado em 23 de outubro. Além de ser o Dia do Aviador, este é um dia em que celebramos a bravura indômita daqueles que protegem os céus do Brasil. Parabéns!

Servi na Aeronáutica

Neste Dia da Força Aérea Brasileira, 22 de outubro, sinto-me um homenageado por ter servido ao meu país, tendo sido um militar da Aeronáutica. Sei que não fiz parte da grande história do Brasil na Segunda Grande Guerra, mas dei e dou meu amor ao meu país sob todas as circunstâncias.

Forças de Paz

Embora o Brasil atualmente não esteja participando de nenhum evento bélico, por não ser um país engajado em guerras, a nossa FAB atua em missões humanitárias da Organização das Nações Unidas (ONU). É um belo motivo para se orgulhar, pois o papel militar também tem grande importância na paz, não somente na guerra. 23/10: Dia da Força Aérea Brasileira.

fechar