Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São Luís Gonzaga

Desde criança, São Luís sentiu o seu chamado vocacional e escolheu crescer na fé, contra as vontades de seu pai, que queria levá-lo para o quartel. Com bravura, trocou a sua nobreza pela humildade, se dedicando inteiramente a ajudar os mais pobres. Veja a sua história e orações!

continue lendo
Compartilhar

Primogênito de um príncipe

Um rapaz nobre foi São Luís Gonzaga. Era primogênito de um príncipe do Sacro Império, que chamava Ferrante Gonzaga. Um nobre comandante, seu pai tinha o título de marquês de Castiglione e era irmão do Duque de Mântua. São Luís Gonzaga, padroeiro dos estudantes, tem seu dia comemorado na Igreja em 21 de junho.

Um soldado com educação cristã

O sonho do pai era que ele se tornasse soldado. São Luís Gonzaga acompanha o exército imperial desde pequeno. Contudo recebeu uma educação primorosa da mãe, com uma formação cristã. Seu dia é festejado em 21 de junho.

Destino traçado

O desejo do pai não se tornaria realidade. São Luís Gonzaga, com dez anos, foi enviado para Florença para ser pajem do grão-duque da Toscana. Lá, fez um voto de castidade, depois, durante seu trabalho como pajem do filho do rei dom Filipe II, na Espanha, se aprofundou nos estudos bíblicos e oração, além de estudar Filosofia na Universidade de Acalá. Seu dia é comemorado em 21 de junho.

Aceitou o chamado

Ao receber a primeira comunhão, com 14 anos de idade, São Luís Gonzaga foi tocado pelas palavras de São Carlos Borromeu. Assim, sentiu o chamado e ingressou na Ordem dos Jesuítas. Desde então, sua vida religiosa é definida. A Igreja festeja São Luís Gonzaga no dia 21 de junho.

Abençoe meus filhos

São Luís Gonzaga, viva 21 de junho! Padroeiro dos jovens e estudantes, abençoe a meus filhos, guie cada um deles por caminhos virtuosos. Que tenham grandes realizações e cresçam para se tornar pessoas melhores.

Livre-se do mal

Neste 21 de junho, façamos como São Luís Gonzaga e nos livremos dos prazeres mundanos. Que possamos reconhecer a bondade divina e nos entreguemos à fé.

 

Vocação cristã

Jovem fiel à Deus, São Luís Gonzaga não permitiu que seu pai o levasse para o mal caminho quando, depois de descobrir sobre o desejo do filho em se entregar a Deus, levou o jovem para festas e banquetes. Mesmo assim, São Luís Gonzaga, que tem seu dia comemorado em 21 de junho, decidiu ser padre. E disse: "é nisso que penso noite e dia".

Seguindo a vocação

Viva São Luís Gonzaga, viva o dia 21 de junho! Santo que, diante de tantos pecados, preferiu Deus. Que decidiu seguir seu desejo de ser padre ao invés de viver uma vida de pecados. Façamos como ele e pensemos em Deus e na nossa vocação de fé, noite e dia.

Abraçando a humildade

Quando entrou para a Companhia de Jesus em Roma, Castiglione delle Stiviere deixou de existir e passou a se chamar Luís Gonzaga. Renunciou ao seu título de nobreza e sua herança, abraçando a vida humilde. Munido de uma sabedoria instigante, disse: "também os príncipes são pó como os pobres: talvez, cinzas mais fétidas". Viva São Luís Gonzaga, neste 21 de junho!

Assim como São Luís Gonzaga, valorize a força da juventude e comemore o Dia dos Jovens

Para que servimos nessa vida?

No dia 21 de junho, dia de São Luís Gonzaga, refletimos, como ele, sobre nossa utilidade. E façamos todos os dias a pergunta que ele nunca se cansou de fazer: "de que serve isto para a eternidade?" O que somos ou como podemos contribuir? Ainda podemos fazer um questionamento mais profundo: “isso que estou prestes a fazer tem alguma coisa a ver com a eternidade? Vai contribuir para que eu conquiste a vida eterna?”

Ajude-me a encontrar

São Luís Gonzaga, me ajude a encontrar o sentido da vida e a servir a Deus com a mesma força e fé que teve em momentos de provação. São Luís Gonzaga, viva 21 de junho e seu exemplo de pureza de coração e busca pelo sentido da vida!

Aos jovens e estudantes

Pensamento humilde, jovem seguidor da palavra de Deus e fiel aos estudos, São Luís Gonzaga se tornou o padroeiro dos jovens e estudantes. Tem seu dia para louvor dos fiéis em 21 de junho, data de sua morte.

Um exemplo de jovem

Comemoramos a existência, saber e fé de São Luís Gonzaga, no dia 21 de junho, data em que ele faleceu, no ano de 1591. Sempre cuidou de doentes, mas acabou morrendo adoentado, com apenas 23 anos, cheio de pureza no coração e sendo um jovem caridoso.

Primeira parte de uma oração: me entrego

São Luís Gonzaga, padroeiro dos jovens, por ser um exemplo de amor, me entrego a ti, nesta data especial de 21 de junho. “Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso digníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgens das virgens, e me preserveis de todo o pecado."

Segunda parte da oração: não permita

Neste 21 de junho, São Luís Gonzaga, não deixe que eu sucumba à maldade. Não permita que a impureza se aproxime. Que o amor divino me invada. "Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém.”

Comemore a presença do Espírito Santo do dia de Pentecostes

fechar