Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo

Conheça mais sobre quem são as tão famosas escolas de samba que alegram o nosso carnaval todos os anos, em São Paulo e no Rio! Você pode se emocionar com a história de cada uma e ficar por dentro de todos os detalhes delas para escolher sua favorita no desfile! Torça, sambe e divirta-se muito.

G.R.E.S. Império da Tijuca

Rio de Janeiro

Fundada no Morro da Formiga, no bairro da Tijuca em 08 de dezembro de 1940, de cores verde e branco, traz em seu símbolo uma coroa, representando o Império e toda a nobreza da tradição carnavalesca e ainda, apresenta também, o fumo e o café em seu escudo, que significam as riquezas que haviam na época, no bairro onde foi criada.

Alguns de seus samba enredos de destaque:
O Misticismo da África ao Brasil - 1971
Guerreiros das Alagoas - 1976
O Mundo de Barro de Mestre Vitalino - 1977
Iara, Ouro e Pinhão na Terra da Gralha Azul - 1982
Santos e Pecadores - 1983
Tijuca, Cantos, Recantos e Encantos - 1986
O Reino Unido Independente do Nordeste - 1996
Suprema Jinga: a senhora do trono Brazngola - 2010
Viagem aos confins da imaginação - 2012
Negra, Pérola Mulher - 2013
Batuk - 2014

Império Serrano

Vencedora por nove vezes do grupo especial, a escola de samba carioca Império Serrano é uma das mais conceituadas escolas do Rio de Janeiro. Oriunda de Serrinha e fundada em 1947, a escola coleciona também a vice posição em dez Carnavais. Ivone Lara, a primeira mulher a compor um samba-enredo, é uma das integrantes do grupo fundador dessa escola.

Unidos do Viradouro

Tendo como inspiração a vestimenta da Nossa Senhora Auxiliadora, a escola carioca Unidos do Viradouro tinha como suas principais cores o azul e o rosa. Com o tempo, outras cores foram incorporadas ao figurino e a cada adereço, trazendo mais diversidade e mais beleza para os projetos da escola oriunda de Viradouro.

Paraíso do Tuiuti

A escola carioca Paraíso do Tuiuti recebe esse nome pelo local de seu surgimento: o Morro do Tuiuti. Antes dela, era a escola Unidos do Tuiuti quem conquistava a avenida. Depois, em 1954, quando a Unidos deixou de participar do Carnaval, a Paraíso foi fundada. Foi a união dos moradores do Morro que permitiu que essa escola de samba fosse criada, considerando que cada pessoa individualmente não tinha condições financeiras de participar do Carnaval.

Especial de Carnaval!

Mangueira

Rio de Janeiro

A Mangueira, origina-se inicialmente de crenças e tradições ancestrais, vindas da África, influências indígenas e afro-brasileiras.
Com seus batuques e muita festa, por não poderem comemorar como os brancos no carnaval, em seus belos desfiles, tinham seus blocos para poderem se divertir também, espalhados pelo morro.
Por serem blocos e festas familiares, os melhores sambistas que haviam na Mangueira, eram banidos de comparecerem nelas, por serem pessoas que falavam muito palavrão, bebiam demais e sempre arrumavam confusão. Assim sendo, esses mesmos homens, resolveram montar seu próprio bloco de farra e saíram nas ruas, vestidos de mulher e arrumando briga pra todo lado; o que lhes rendeu cinco anos de prisão.
Ao serem soltos, em 1928, decidiram reunir todos os blocos da Mangueira para desfilar na Praça Onze.
80 anos depois, a Mangueira não era somente uma escola de samba e o Morro não era o mesmo lugar que antes.

Unidos de Vila Isabel

Rio de Janeiro

Emergida de um time de futebol, foi fundada em 04/04/1946, na Vila Isabel no Rio de Janeiro.
Foi campeã do grupo especial por três vezes: em 1988, 2006 e 2013.
Eles possuem a segunda maior quadra entre todas as escolas do RJ e também, um luxuoso camarote que recebe grandes personalidades no carnaval.

Rosas de Ouro

São Paulo

Fundada em outubro de 1971, seu nome vem do momento em que a Princesa Isabel, após assinar a Lei Áurea, receber do Papa Leão XIII, uma "Rosa de Ouro" - um hábito da Igreja para condecorar virtuosas princesas católicas.
Em 1973, houve seu primeiro desfile e dez anos mais tarde, em 83, sua primeira vitória.

Vai-Vai

São Paulo

A Vai-Vai formou-se no bairro do Bixiga, onde havia um time de futebol e grupo carnavalesco chamado de "Cai-Cai". Deles, um grupo de amigos, ajudavam a animar festas e jogos, mas sempre eram vistos como penetras e bagunceiros. Ao serem expulsos do Cai-Cai, foram apelidados de forma pejorativa de "a turma do Vae-Vae" e criaram o "Bloco dos Esfarrapados", o Cordão Carnavalesco e Esportivo Vae-Vae, que foi oficializado em 1930.

Tom Maior

São Paulo

Fundada em 1973, por diferentes tipos de pessoas, a escola trouxe o desejo de inovar, de mudar o que já estava igual e dar uma nova cara de felicidade ao país que vivia mergulhado nas entranhas da ditadura.
Vendo um povo sem voz, a Tom Maior, veio trazer a palavrar LIBERDADE como lema e motivação para um novo tipo de carnaval!

Mocidade Alegre

São Paulo

Um grupo de pessoas; parentes e amigos, uniram-se criando o "Bloco das Mariposas", onde saíram desfilando por São Paulo e foram aclamados pelo locutor, como "alegres". Daí, o nome Mocidade Alegre surge, em meados de 1958.
Oficialmente, a Mocidade Alegre fez parte do carnaval a partir do dia 24 de setembro de 1967, tendo como primeiro presidente o Sr. Juarez da Cruz, um dos fundadores da escola!

Gaviões da Fiel

São Paulo

Em 1973, os Gaviões da Fiel, já possuíam um número muito grande de associados, que não conseguiam se reunir na fase pós-campeonatos, pois muitos só apareciam após o carnaval.
Daí, surgiu a ideia de se juntarem para desfilarem juntos no carnaval, utilizando as cores preto e branco, associadas as cores do Corinthians.

Unidos do Peruche

São Paulo

Uma das escolas mais famosas e tradicionais de São Paulo, foi fundada na década de 50.
A escola é conhecida como a "filial do samba" e suas cores são equivalentes as da bandeira brasileira.

Mancha Verde

São Paulo

A escola pertencente ao time do Palemeiras, fundada em 1955, sofreu de um triste fato que os fez extinguir o até então Grêmio Recreativo Esportivo Cultural Torcida Mancha Verde.
O bloco carnavalesco é reaberto em 1 de outubro de 1955, com o nome de Grêmio Recreativo Cultural Bloco Carnavalesco Mancha Verde, até que em 1999 com a ambição de se expandir e com o crescimento contínuo dos integrantes do bloco, surge o GRCES Mancha Verde, que após quatro carnavais em grupos inferiores, passou a disputar o grupo especial de São Paulo.

Acadêmicos do Grande Rio

Rio de Janeiro

Fundada oficialmente no dia 22 de setembro de 1988, no Município de Duque de Caxias, traz em sua bandeira as cores verde, vermelho e branco.
- Em 1992 e 1994, foram premiados com o Estandarte de Ouro, com o enredo "Águas Claras Para um Rei Negro" e "Os Santos que a África Não Viu" (respectivamente).
- Melhor colocação no Grupo Especial: 2006 e 2007 (2 vice-campeonatos)
- Tamborim de Ouro: 2011 (Superação)

Mocidade Independente de Padre Miguel

A escola de samba carioca Mocidade Independente de Padre Miguel foi criada em 1955. Desde então, a escola já acumulou seis vitórias, nos seguintes anos: 1979, 1985, 1990, 1991, 1996 e 2017. Apelidada de Maracanã do Samba, a Mocidade teve muitos fundadores: Sílvio Trindade, Renato da Silva, Djalma Rosa, Olímpio Bonifácio (Bronquinha), Ary de Lima, Jorge Avelino da Silva, Orozimbo de Oliveira (seu Orozimbo), Garibaldi F. Lima, Felipe de Souza (Pavão), José Pereira da Silva e Alfredo Briggs.

Veja quais fantasias não usar na folia

Dragões da Real

Assim como a Gaviões da Fiel e como a Mancha Verde, a Dragões da Real é uma escola de samba criada a partir de uma torcida de um grande time de futebol. Em 2000, essa escola de samba foi criada pela torcida são-paulina com o objetivo de integrar mais torcedores e promover a disseminação da cultura brasileira. Ocupando posições de destaque no ranking final, tendo atingido o quarto lugar em 2013, empatou com a campeã em 2017, perdendo somente por um critério de desempate.

São Clemente

Rio de Janeiro

Fundada em 25/10/1961 e trazendo as cores preto e amarelo para o sambódromo, com sua história enraizada no futebol.
A história conta, que o time de futebol de bairro São Clemente, das cores azul e branco, aguardavam o início de uma viagem para um jogo em outra comunidade, quando Ivo da Rocha Gomes avistou duas barricas de uva vazias, e começou um batuque que animou a galera.
A empolgação foi tamanha, que decidiram desfilar no carnaval, com seu bloco pelo bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.
E assim iniciou-se, sua história.
As cores, que até então eram branco e azul, foram modificadas após um jogo de futebol (olha ele ai de novo!), que Ivo assistiu e viu o time de Penharol impressionar com suas cores preto e amarelo no gramado, que logo o encantou.

Acadêmicos do Salgueiro

Rio de Janeiro

Fundada em 05/03/1953, no morro do Salgueiro, a escola traz em sua bandeira a predominância das cores branco e vermelho.
O escudo da bandeira é composto por quatro instrumentos, muito utilizados na década de 50: um pandeiro, surdo de barrica, ganzá e um tamborim quadrado.

O lema da escola é "Nem melhor, nem pior. Apenas uma escola diferente."

Beija-Flor

Rio de Janeiro

Fundada em 25/12/1948, num Natal, formado por vários amigos, recebeu o nome de Beija-Flor, sugerido pela mãe de um dos componentes.
Em 1953, foram inscritos como escola de samba para participar do desfile oficial de 1954.
Logo no primeiro desfile, foi campeã e passou para o grupo I.

Imperatriz Leopoldinense

Rio de Janeiro

Fundada dia 06/03/1959, na própria casa de Amaury Jório, o homem que a idealizou, em Ramos, a Imperatriz Leopoldinense, nasce nas cores verde e branco, sendo batizada pela Império Serrano.

Pérola Negra

São Paulo

Seu nome veio da alusão de que "pérola negra" é uma jóia rara, assim sendo, um samba raro, precioso e diferente!
Estreou no carnaval em 1974 como campeã no Grupo III e no ano seguinte, no Grupo II.
Localizada no bairro da Vila Madalena, é pertencente desde 1976 do Grupo Especial.

X-9 Paulistana

São Paulo

Fundado em 12 de fevereiro de 1975, na Zona Norte de São Paulo.
Durante a comemoração da vitória de um time de futebol, um grupo de amigos deu inicio a uma bela batucada, regada com muita cerveja e cantoria. Assim, surgiu a ideia de criar a escola de samba!

Alguns de seus mais importantes samba enredos foram dentre eles:
2004 - "Se Vens à Minha Casa com Deus no Coração, Senta-se à Mesa e Coma do Meu Pão" -
2005 - "Nascemos para Cantar e Também Sambar" - em homenagem à dupla Chitãozinho e Xororó
2006 - "X da Questão"
2007 - "Força Brasil - O País Que Surge das Tintas Delira num Carnaval de Cores"
2008 - "O Povo da Terra Está Abusando. O Aquecimento Global Vem Aí... A Vida Boa Sustentável Pede Passagem"
2009 - "Amazonas, Conseguimos Conquistar com Braço Forte. Do Esplendor da Havea Brasiliensis à busca pela Terra sem Mal"
2010 - "Do Além-Mar a Herança Lusitana nos Une... Ora, pois, a X-9 Paulistana É Portuguesa com Certeza!"
2011 - "De Eterna Criança a Embaixador da Esperança. Renato Aragão, Didi Trapalhão!"
2012 - "Trazendo Para os Braços do Povo o Coração do Brasil. A X-9 Paulistana Num Grade Rally Desbrava Essa Gente Varonil"
2013 - Se Pra Ter Diversidade Basta Viver em Harmonia. Sorria! Pois São Paulo Hoje é Só Alegria"
2014 - "Insano"

Nenê de Vila Matilde

São Paulo

Uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo, Nenê de Vila Matilde, foi fundada em 1949, por seu Nenê, que foi presidente da escola durante nada mais e nada menos do que longos 47 anos, até passar a diretoria paras as mãos de seu filho em meados de 1996, devido a problemas de saúde.
A escola possui onze títulos e uma participação muitíssima importante na história do carnaval de São Paulo.

Império de Casa Verde

São Paulo

Fundada em 1994 no bairro Casa Verde e sendo uma das escolas com mais rápida ascensão no carnaval de São Paulo, teve o apoio do empresário e bicheiro Chico Ronda, que acreditou no sonho e tornou-se eterno Patrono da Escola.

Águia de Ouro

São Paulo

Como muitas outras escolas, essa também teve seu inicio após as partidas de futebol do bairro.
Entre batucadas e rodas de samba cada vez maiores, Gilson Carriuolo Antonio e Maíco, começaram a se organizar dando vida a uma futura escola de samba, denominada Águia de Ouro. No ano seguinte, houve sua estreia no Grupo IV e conquistou o vice-campeonato.
A partir dai, foi só alegria!

Frases sobre amores de carnaval