Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Serginho Groisman

Pai de primeira viagem aos 65 anos, Serginho fala sobre essa experiência incrível além de comentar sobre sua carreira e seu programa de sucesso, o Altas Horas.

29/06/1950
continue lendo
Compartilhar

Imprensa livre

Entretanto a imprensa livre precisa ser responsável Se qualquer leitor, espectador ou até o próprio Estado se sentir ferido através da imprensa, ele tem os meios a recorrer. Mas existe um limite muito fino entre as pessoas se sentirem atingidas e essa liberdade de imprensa.

Censura

Serginho Groisman

Creio que existam resquícios de censura, de má interpretação do que seja a liberdade de imprensa e, às vezes, isso menos, de irresponsabilidade jornalística.

Pontos Comuns

Serginho Groisman

Como a gente pode falar da juventude brasileira com tantas diferenças? Existem alguns pontos comuns, mas existem diferenças que são fundamentais. A mesma coisa [acontece com a] imprensa. Existe a responsável, a que informa e aquela que não tem o sentido ético.

Reflexo

Serginho Groisman

A imprensa brasileira é um pouco o reflexo do resto das nossas atividades ou de nossos comportamentos. Nós temos uma TV que deve muito, mas também tem coisas boas.

Espaço garantido

Serginho Groisman

Hoje, o jornalismo de rádio e de televisão usa muito os ex-jogadores de futebol, porque têm uma clareza interessante. Deve haver um espaço para quem não é formado, mas deve haver a valorização daquela pessoa que optou em estudar especificamente o jornalismo e que possa ter seu espaço garantido nas redações.

 

Critérios

Serginho Groisman

Deve haver critérios e não dogmas. Quando você faz um comercial, você empresta sua credibilidade, mas eu não vejo motivo para um jornalista ter um olhar diferente de um apresentador ou um ator.

Opinião

Serginho Groisman

No programa, eu procuro não emitir opinião mesmo. Quando temos um assunto mais contundente, mesmo tendo a minha opinião, eu prefiro que as pessoas tirem as suas conclusões, porque eu não sei se a minha opinião vai valer de alguma coisa para o espectador.

Vingança

Serginho Groisman

Fiz três faculdades. Fiz Direito na PUC e larguei depois de um ano. Fiz um ano e meio de História na USP e larguei e fiz Jornalismo seis anos, porque era horrível a faculdade. Depois eu voltei lá para dar aula e me vingar, não dos alunos, mas da faculdade, para ser professor.

Imprensa Nova

Serginho Groisman

Nossa real liberdade de imprensa é relativamente nova, se a gente pensar que nos anos 70, há trinta anos, nós tínhamos uma censura absolutamente controlada. Em princípio, nós temos uma imprensa livre. Mas existem particularidades que emperram esse processo.

Avanço

Temos um avanço político que é um pouco melhor do que já foi, mas que ainda deve muito. Com relação à imprensa, é difícil a gente caracterizar a imprensa brasileira.

Diferenças

Serginho Groisman

Fazendo uma analogia, quando eu escuto pessoas que querem saber como vai o jovem hoje, eu pergunto: como você pode querer de uma maneira geral o jovem brasileiro, se dois caras de 15 anos, que vivem na mesma cidade, como São Paulo, por exemplo, um estuda em escola particular o outro está na Febem?

Isenção Jornalística

Serginho Groisman

A imprensa televisiva, talvez junto com a rádio FM, as mídias mais superficiais no sentido da própria informação. Nos veículos impressos existe um aprofundamento maior. Mas, [em todos eles] há os interesses que descaracterizam uma possível isenção. É quase impossível de existir a isenção jornalística.

Programa

Serginho Groisman

Venho todos os dias aqui na emissora. Temos uma equipe de, mais ou menos, quinze pessoas. A questão da pauta, agente conversa diariamente e vai criando os programas da semana. A gente grava na quinta e exibe no sábado. O programa era para ser ao vivo, mas por causa do horário, não tem jeito.

Horário

Serginho Groisman

A proposta de ter um programa no início da madrugada foi minha, mas às vezes o horário me deixa irritado, porque entram às vezes duas da manhã. Mas não existe uma guerra.

Temas

Serginho Groisman

Queria, mas estou contente em fazer o semanal. Num outro horário teria mais visibilidade, mas isso é uma coisa da grade da Globo. Por outro lado, trato de temas que, num horário mais visível, talvez não pudessem ir ao ar, como sadomasoquismo.

Enganar

Serginho Groisman

Me ofereceram um tempo de programa que não curtia. Eram 30, 40 minutos diários. Então, sugeri à noite. Nunca me prometeram horário específico. Ninguém me enganou.

Direção

Serginho Groisman

Eu dirijo o programa. Pela primeira vez, aqui na Globo, eu codirijo, com o Maurício Arruda. Mas antes, eu dirigia e apresentava sempre. Hoje, eu codirijo e apresento, faço a Direção Geral do programa.

Colégio

Serginho Groisman

Um cara que faz um bom colégio privado, ele vai fazer uma boa faculdade, mesmo a faculdade sendo ruim, e pode se tornar um bom profissional. Ele é mais interessado e vem com base mais solidificada.

fechar