Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Capa do filme O Poço

Frases do filme O Poço

"The Platform", mais conhecido pelo seu nome em português, "O Poço", é um filme de suspense e terror espanhol, produzido sob a direção de Galder Gaztelu-Urrutia e lançado no ano de 2019. O filme que tem como cenário o interior de uma prisão vertical conhecida como o poço ganhou notoriedade na plataforma de streaming Netiflix. Na semana em que o filme foi disponibilizado, já se tornou um dos mais assistidos da plataforma. Que tal descobrir porque essa obra foi tão assistida e comentada? Confira essas frases do filme "O Poço" e entenda as reflexões sociais por trás da obra. Se você já é fã do filme, relembre os melhores momentos!

continue lendo
Compartilhar

Atores/Personagem

Homem sério/ Personagem Goreng do filme O poço

Goreng é o protagonista que entrou na prisão voluntariamente com o objetivo de ficar por seis meses. Ele tinha o objetivo de parar de fumar, conquistar um certificado e, finalmente, ler “Dom Quixote”. O personagem é vivido pelo ator espanhol Ivan Massagué. É o seu companheiro de cela que lhe apresenta o funcionamento da prisão vertical, o Sr. Trimagasi, que é vivido pelo ator Zorion Eguileor. Miharu, interpretada por Alexandra Masangkay, é uma mulher cuja angústia é não saber onde está a filha. Ela desce e sobe a plataforma à procura da garota. Miharu é uma das companheiras de Goreng na prisão e, como o protagonista, também entrou ali por vontade própria, embora anteriormente tivesse sido uma funcionária da admissão das pessoas que entravam na prisão vertical. E uma das melhores companhias que Goreng poderia ter encontrado é Baharat, personagem de Emilio Buale, a quem Goreng pede ajuda para descer os andares e quem acreditou em sua missão.

Reflexão sobre a sociedade

O filme "O Poço" conta uma história na qual uma plataforma repleta de um verdadeiro banquete desce por um buraco a partir do andar mais alto (número zero). Em cada nível ela estaciona por poucos minutos, e as pessoas precisam se alimentar rapidamente, antes que ela volte a se mover para baixo. Há uma regra: é proibido estocar comida, a qual não é reposta. A cada andar são deixados restos e migalhas de comida para as pessoas dos níveis inferiores, até não sobrar nada para quem está no fundo do poço. Por isso as pessoas dos níveis mais baixos têm mais chances de passar fome. O filme é uma crítica à luta desumana pela sobrevivência, à desigualdade social e à falta de um olhar cauteloso e solidário.

Conheça 20 filmes para refletir sobre a vida

As causas da fome

Trimagasi

Personagem Trimagasi do filme O Poço

"Aqui não é um bom lugar. Entendeu agora? Você é mais jovem e mais forte do que eu. Pode não me atacar hoje ou amanhã. Mas, com o tempo, me olhará de outro modo. A fome nos deixa loucos."



Pessoas que vivem em situações devastadoras da pobreza sofrem drasticamente com isso. Os mais velhos, em alguns casos, são indivíduos vulneráveis e debilitados que mal são respeitados pelos filhos ou netos. Mas há um problema maior em toda essa situação: a fome. Ela é que faz os seres humanos se sujeitarem a qualquer coisa, pois para eles a melhor solução é o que irá saciar sua fome, em vez de ficarem loucos e morrerem por isso.

Suas escolhas

Goreng

"Quero avisar que responsabilizo você. Não o pessoal acima. Não as circunstâncias. Nem mesmo a Administração. Só você."



É importante pessoas por perto em momentos frágeis para que elas possam auxiliar e aconselhar da melhor forma possível. Mas, muito além disso, é necessário assumir total responsabilidade pelos próprios atos, pois você é o único a quem deve cobrar. Tudo que acontece nesta vida tem um porquê, e isso nada mais é do que as consequências das suas próprias ações.

Amor ao próximo

Imoguiri

"Se todos comessem só o necessário, chegaria aos níveis inferiores."



Imagina um mundo onde a maioria, digo, os senhores empresários e pessoas de classe alta pensassem no próximo com carinho e empatia? O planeta Terra e todas as pessoas que habitam nela seriam extremamente gratos. Olhar para o próximo e ver que há problemas como a fome, a miséria e a saúde pública. Se deixarem de querer possuir tanto e em grande quantidade para dividirem com os que mais necessitam, a situação alavancaria positivamente.

25 reflexões poderosas sobre o amor ao próximo

Fases para um futuro de sucesso

Brambang

Personagem Brambang do filme O Poço

"Convencer antes de vencer."



Em todas as áreas da vida, convença e seja a melhor versão de você nunca vista anteriormente. Transparência, humildade, sinceridade e verdade são características essenciais para todos os seres humanos! E dessa forma, mostrando a sua capacidade, o quão incrível você é e até onde você pode chegar, você chegará mais longe e andará por um caminho de sucesso, afinal, convencer da forma mais honesta possível é vencer em um futuro próximo.

Desigualdade

Trimagasi

"Há três classes de pessoas: as de cima, as de baixo e as que caem."



A desigualdade está consideravelmente associada à classe social, em que os de cima são os donos de grandes empresas, os de classe média são os que mantêm um patamar de vida em que conseguem viver bem e os da classe baixa são pessoas que infelizmente recebem uma miséria de salário. Assim, as pessoas que caem são aquelas que vivem na miséria e na falta de recursos, e a desigualdade como um todo é uma realidade muito presente e real.

Confira essas frases sobre desigualdade e reflita sobre esse mal

 

Metamorfose

Goreng

"Mudança nunca é espontânea."



A mudança é um processo longo de transformações boas e ruins. Mas no mundo real é difícil. O homem precisa “ignorar” os males e pecados que tentam corromper sua essência, para se firmar em seus próprios passos, caminhando rumo a uma liberdade espiritual. Afinal, tudo vai depender do ambiente no qual o indivíduo está inserido. O mais importante é ter ajuda para conseguir ser alguém melhor e se transformar em algo grande.

Sociedade doente

Imoguiri

Personagem Imoguiri do filme O Poço

"Comam sua parte e preparem duas rações similares para o nível de baixo."



Vivemos em uma sociedade egoísta, mal-intencionada, arrogante e egocêntrica. Embora seja um sonho real que parece estar cada vez mais distante, seria uma vitória se os indivíduos fossem mais empáticos e solidários uns com os outros e, dessa forma, compreendessem que cada ser humano merece ter as mesmas condições de uma vida boa e digna para viver em paz, seja sozinho seja com a família.

Vivemos esperando dias melhores

Goreng e Imoguiri

"Não é tão fácil aqui dentro.

Não é, mesmo. Nem lá fora."



O mundo não é fácil, nem mesmo para quem está dentro de sua própria bolha. É difícil, precisa de força e muita fé para se reinventar de novo e de novo, dia após dia. É preciso ter coragem e muita positividade para acreditar que dias melhores virão e que cada situação é um aprendizado que nos fará crescer em futuro bem próximo.

Alimente sua esperança em dias melhores refletindo nessas 10 frases

Corruptos

Trimagasi

Personagem do filme O Poço

"Nossa amizade se desgastaria lentamente. Terminaria numa desconfiança mútua e causaria conflitos e crimes."



Muito presente nos dias atuais, os políticos são peças-chave no meio dos conflitos e do crime. À medida que avançamos como uma sociedade, esquecemos da possibilidade de haver consequências a partir do ponto em que o ideal da justiça, que seria o mérito do nascimento de uma suposta democracia, acaba sendo deturpado pelo indivíduo que se perdeu de seus valores comuns com seu próximo e se baseia no ambiente à sua volta, repleto de corrupção, desonestidade e maldade.

Sociedade

Goreng

"Ninguém sobrevive um mês sem comida."



Os ricos vivem tranquilamente bem, com comida, roupas, carros e casas. Infelizmente essa não é a realidade de muitas e muitas pessoas pelo mundo. Uns com tanto e outros sem absolutamente nada — uma sociedade desigual. Por isso o grande filósofo Karl Marx já dizia: ''A história da sociedade até os nossos dias é a história da luta de classes.'' Uns esbanjam comida pelo resto do mês, enquanto outros morrem de fome.

fechar