Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Irene Ravache

A vida de Irene sempre a conduziu às artes. Quando adolescente, encantou-se pelos palcos e resolveu que queria fazer parte daquilo. E fez. Hoje, tem acumulados filmes, peças e novelas em seu currículo. Conheça o que se passa pela cabeça da atriz.

06/08/1944
continue lendo
Compartilhar

Inspiração

Irene Ravache

Uma mulher, um dia, me disse que se sentia inferior por ser gordinha e que depois de ler uma frase minha se libertou. A frase era “Se a blusa de lycra não fica bem para mim, problema da blusa”.

Sobre usuários de crack

Irene Ravache

O que faz um usuário do crack? Ele é um perigo para ele e para você. Dá bobeira ali que ele vai te assaltar porque ele é um doente. Portanto, ele precisa ser tirado de cena. Não temos leitos e não sabemos cuidar de um usuário de drogas. Como você prevê uma ação voluntária de quem não sabe o que está fazendo, ele é doente. Não é são. Não tem capacidade de escolher. Ele vai morrer e vai matar.

Ser atriz

Irene Ravache

Quando atuei em Sol de Verão, em 1982, os corredores da Globo foram importantes. Havia uma euforia e eu estava sendo esperada para conversar lá. Enquanto entrava, vi passando uma atriz e parei. Ela disse: “Estou há horas esperando e vou embora.” Eu pensei comigo: a gente entra e a gente sai. Se tenho a real dimensão do sucesso, que é passageiro, que não depende de mim, posso cair em ciladas. Exerço minha profissão e sobrevivo bem nela. O resto é lucro. Se não ponho um limite, a ambição não pára.

O Brasil está esperando

Irene Ravache

Um presidente deve obviamente fazer suas alianças. Mas não percebe que sairia mais fortalecido se ouvisse aquele país que está governando? Tem um país que espera que esse estadista brigue com os coronéis. O Brasil está esperando isso.

Sobre cirurgias plásticas

Irene Ravache

Fiz (cirurgia plástica) no pescoço aos 50 anos. Também botei o peito no lugar, mas aí é consumo interno. Daqui a pouco tenho que fazer alguma coisa. Mas não posso trair o público que está envelhecendo comigo. Não posso entrar com 55 na sala de operação e pedir um rosto de 32.

 

Traição política

Irene Ravache

Quando surgiu o PT, eu achei que o gigante finalmente ia acordar. Um partido novo, que é um sucesso na oposição, um partido que diz o que eu tenho vontade de dizer. Votei a primeira vez no Lula para presidente quando concorreu com o Collor. Quando ele ganhou a presidência, eu não votei e votei no José Serra. Mesmo assim, fiquei feliz como se vê um sucesso de um amigo. Não fui para a Avenida Paulista comemorar, mas achava que estávamos bem na foto.
Evidentemente que quando namorei, devo ter sido traída. Mas tive a sorte de que meus namorados foram inteligentes e elegantes porque eu não descobri nenhuma delas. Eu nunca tinha passado por uma traição e o PT me traiu. Me senti traída, mas isso foi desde muito cedo com Valdomiro, Celso Daniel. Eu queria uma explicação. Sabe que uma mulher que recebe uma explicação até aceita de volta. Eu me senti traída como geração, cidadã. Fiquei no chão. Fiquei mal.

Estrela

Irene Ravache

É curioso porque eu sou a famosa e eu seria, em tese, a estrela da família. Mas sou a espectadora. Você acha que numa casa com três homens há espaço para uma mulher ser estrela?

Ser avó

Irene Ravache

Fiquei encantada [em ser avó]. Quando Carlos Eduardo começou a falar vovó, uma amiga perguntou por que eu deixava. Sugeriu que ele me chamasse de Irene. Não! a única pessoa que eu tenho para me chamar de avó é ele.

Onde foi que eu errei?

Irene Ravache

Sempre que vemos um filho em perigo é inevitável dizer: “Onde foi que eu errei?” Todas as mães pensam isso. Até as que não trabalham. O meu filho mais velho foi usuário de drogas. Por muito tempo me culpei. Só aprendi a lidar com isso ao conhecer pessoas completamente diferentes e com o mesmo problema. Só quando tirei essa carga de culpa pude me ajudar e ajudá-lo. A culpa e o medo são paralisantes. Ele tinha 30 anos. Há quatro anos está livre.

fechar