Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Truman Capote

Capote teve uma vida tão polêmica quanto suas obras. O escritor é visto como o pai do romance de "não-ficção", famoso por sua língua afiada e histórias que renderam filme.

Sucesso

Truman Capote

Eu tinha que alcançar o sucesso o mais rápido possível, as pessoas como eu sabem sempre o que querem. A maioria das pessoas passa a metade de sua vida sem chegar a saber o que querem. Eu nunca pensei em trabalhar em um escritório nem nada parecido. Poderia ter sido bem-sucedido em qualquer coisa, mas sempre soube e quis ser escritor e me tornar rico e famoso.

Nem aí

Truman Capote

O que Mae West é para as tetas e King Kong para os pênis, eu sou para as letras norte-americanas.

Salvação

Truman Capote

Quando envio um manuscrito para o editor tenho certeza de cada palavra. As palavras sempre me salvaram da tristeza.

Veneno

Truman Capote

Aquele que não imagina é como aquele que não sua: armazena veneno.

Bebedores compulsivos

Truman Capote

Todos os escritores - sejam grandes ou pequenos - são bebedores compulsivos, porque começam os seus dias completamente em branco, sem nada.

Entusiasmo

Truman Capote

É claro que nenhum escritor esquece a primeira vez em que lhe aceitaram um texto. Mas um belo dia, quando tinha 17 anos, vi aceites o meu primeiro, segundo e terceiro textos, tudo na mesma entrega matinal do correio. Ó, tenho de lhe dizer que ficar tonto de entusiasmo não é uma mera frase.

Estilo

Truman Capote

Vejo-me a mim próprio sobretudo como um estilista, e os estilistas podem tornar-se notoriamente obcecados com a colocação de uma vírgula ou com o peso de um ponto e vírgula. Obsessões deste tipo, e o tempo que gasto com elas, irritam-me para lá dos limites.

Manias

Truman Capote

Creio que o meu lado supersticioso poderia ser classificado como uma excentricidade. Tenho de somar todos os números: há pessoas a quem nunca telefono porque a soma do número delas resulta num número de azar. Ou então não aceito um quarto de hotel pela mesma razão. Não tolero a presença de rosas amarelas — o que é triste porque são as minhas flores preferidas. Não aceito três pontas de cigarro no mesmo cinzeiro. Não viajo num avião onde estejam duas freiras. Não começo nem acabo nada a uma sexta-feira.

Não sou santo

Truman Capote

Não sou um santo. Sou um alcoólatra, um drogado, um homossexual e um gênio. Certamente, poderia ter sido todas essas quatro coisas e ter continuado sendo um santo.

Horizontal

Truman Capote

Sou um escritor completamente horizontal. Não consigo pensar a não ser que esteja deitado, seja na cama ou esticado num sofá e com um cigarro e um café à mão. Tenho de estar sempre a dar baforadas e a bebericar.

Teatro

Truman Capote

A vida é uma peça de teatro razoavelmente boa com um terceiro ato mal escrito.

Início

Truman Capote

Comecei a escrever quando ainda era criança, tinha uns dez ou onze anos. Havia no jornal uma página infantil que fazia concursos de escrita e de desenho. O prêmio do concurso de contos era um pônei ou um cão, já não me lembro, mas eu queria-o desesperadamente. Tinha vindo a reparar nas atividades de alguns vizinhos que andavam a preparar alguma, portanto escrevi uma espécie de "roman à clef chamado Old Mr. Busybody" e concorri com ele ao prêmio.

Regras

Truman Capote

A escrita tem as suas próprias leis de perspectiva, de luz e de sombras, como a pintura e a música. Se nasces com elas, perfeito. Se não, aprende-as. Em seguida, reorganiza as regras à tua maneira.

Rotina

Truman Capote

À medida que a tarde avança, vou passando do café para o chá de menta, o xerez e o martini. Não, não uso máquina de escrever. Não no princípio. Escrevo a minha primeira versão a lápis.

Metas

Truman Capote

Sempre soube que queria ser um escritor e que queria ser rico e famoso.