Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Lista de motivos para fazer trabalho voluntário

Crescimento pessoal, profissional, mental e espiritual... Estes são só alguns dos motivos para começar agora a realizar um trabalho voluntário. Pode ser na sua rua, no seu bairro, no seu país ou até mundo afora: o que importa é fazer o bem ao próximo. Motive-se aqui!

continue lendo
Compartilhar

Qual é a sua vibe?

Há uma infinidade de opções para aderir ao voluntariado. Se você se identifica com o pessoal da melhor idade, procure asilos e casas de repouso. Caso sua causa seja a animal, você pode procurar abrigos ou ONGs que resgatam pets abandonados. Mas existem diversas outras causas dentro e fora do país. O importante é ajudar, pois toda causa tem pressa.

Experiência com outras culturas

Fazer trabalho voluntário em outros países, além de prover ajuda a quem precisa, ainda oferece a chance de conviver com outras culturas. Conhecer os costumes de outros povos é um ganho cultural muito grande e transforma as nossas perspectivas. Você vai voltar outra pessoa.

Aprender novos idiomas

O voluntariado é uma ótima oportunidade para aprender novos idiomas - muitas vezes de graça! Estar em outro país por uma causa nobre é ótimo, mas se você também puder tirar boas lições de tudo isso, melhor ainda. Um evento que proporciona essa experiência é a olimpíada no exterior.

Ajudar quem precisa

A principal motivação para aderir ao voluntariado é socorrer os mais necessitados. Ajudar quem precisa faz toda a diferença na vida destas pessoas, porque o pouco que você faz se torna muito na vida delas. Experimente ser essa diferença, porque isso é extremamente gratificante.

Enriquecendo o currículo

Você sabia que fazer trabalho voluntário é um grande diferencial na hora de concorrer a uma vaga de trabalho? Há empresas que prestam atenção a essa prática, seja pela sua capacidade de empatia, seja pela riqueza cultural que você vai adquirir. Experimente enriquecer seu currículo com uma atividade, acima de tudo, altruísta.

Superar desafios

Se você é uma pessoa que gosta de desafios, o trabalho voluntário é uma oportunidade para transformar o pouco em muito para alguém. Transpor barreiras e fazer “do limão uma limonada” muitas vezes vai ser a realidade do voluntariado. Se você não tem medo dos obstáculos, siga em frente!

 

Intercâmbio... também de experiências!

Quando você faz um trabalho voluntário fora do país, também fica mais aberto a trocar experiências com pessoas de diferentes nações, culturas, costumes e idiomas. Mas também é uma troca importante para motivar essas pessoas a virem fazer voluntariado também no nosso país.

Conviver com os outros

Um bom motivo para aderir ao voluntariado é estar cercado de pessoas, principalmente para as pessoas mais velhas, pois muitas vezes elas são mais solitárias, seja pela perda do cônjuge, seja porque os filhos já cresceram e foram criar suas próprias famílias. Então é uma chance de estar em convívio com outras pessoas e recuperar a sensação de pertencimento.

Vontade de cuidar do patrimônio

Uma motivação também muito digna é a sua responsabilidade com o patrimônio público, que também é seu. Cuidar da cidade, limpar as praias e proteger monumentos são características de quem zela pelo local onde vive, sempre com a preocupação de deixar sua cidade ou seu país preservado para as próximas gerações.

Dar-se conta do que é necessário

Quando você sai da sua zona de conforto e busca o trabalho voluntário, percebe que é possível estar satisfeito com menos do que temos, e que podemos desapegar de coisas que sempre achamos imprescindíveis. Voluntariado também é o exercício de consumo consciente.

Conquistar coragem e autoconfiança

Passar por situações-limite pode trazer mais autoconfiança e proporcionar aquela dose de coragem necessária. Muitos trabalhos voluntários vão exigir de você habilidades para lidar com imprevistos e desafios extremos. Você sairá renovado, capaz de se adaptar e pronto para “se virar nos 30”, independentemente da situação.

Desejo de transformar vidas

Nada mais bonito e generoso do que transformar vidas. Esta deve ser uma das maiores motivações para aderir ao voluntariado. Você verá que o pouco que puder dar de si já é suficiente pra melhorar a vida de alguém. Então mergulhe de cabeça em qualquer causa voluntária.

fechar