Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Monarcas famosos pelo mundo

A mais antiga forma de governo do mundo é a monarquia. Toda a sua estrutura carrega grande parte da história da humanidade e suas figuras renomadas contam muito sobre nós. Conheça os nomes monarcas famosos pelo mundo e saiba mais das suas histórias!

continue lendo
Compartilhar

Monarquia

A monarquia é a mais antiga forma de governo ainda em atuação nos dias de hoje. O seu chefe de governo (normalmente Rei ou Rainha, mas o nome pode variar) permanece no poder até a sua morte ou abdicação, a linha de sucessão é hereditária. O Brasil deixou de ser uma monarquia em 1889, mas ainda temos vários exemplos de monarcas pelo mundo. Confira alguns:

Conheça Kate Middleton, a futura rainha

Imperador Akihito

Akihito é o atual imperador do Japão, sendo o 125º imperador japonês, ainda que este título não lhe renda reais poderes políticos. Ascendeu ao trono em 1989, entretanto, ao final de 2017, anunciou que renunciaria em 2019, em função de seu filho, o príncipe Naruhito.

Rainha Margrethe II

Margrethe II, ou Margrethe Alexandrine Þórhildur Ingrid, é a rainha da Dinamarca. É a única mulher a assumir o trono do país, desde Margreth I, no século XV. Assumiu o poder em 1972, quando o seu pai, Frederico IX, faleceu. É casada com Henrique de Laborde de Monpezat, com quem tem dois filhos: os príncipes Frederico e Joaquim, sendo o primeiro o príncipe herdeiro.

Grão-Duque Henri

Henri, cujo nome completo é Henri Albert Gabriel Félix Marie Guillaume, é o grão-duque de Luxemburgo e chefe de estado de seu país, assumindo este título desde 2000. É o único grão-duque existente na atualidade. Guarda parentesco com a antiga família imperial brasileira, sendo, portanto, descendente direto de D. João VI de Portugal e de D. Carlota Joaquina de Bourbon.

Rei Carl XVI Gustaf

Carl XVI Gustaf é o rei da Suécia desde 1973. Casou-se com a rainha Silvia Renate Sommerlath em 1976, a herdeira ao trono é a princesa Vitória, filha do casal, ultrapassando o seu irmão, Carlos Filipe, depois do estabelecimento da primogenitura absoluta, isto é, quando o sexo do herdeiro não é considerado.

Rainha Elizabeth II

Provavelmente a mais famosa monarca da atualidade, Elizabeth II é a rainha do Reino Unido, mas também de quinze outros estados independentes, conhecidos como Reinos da Comunidade de Nações. Ascendeu ao trono em 1952, aos 25 anos, e foi a primeira coroação a ser televisionada na história. Casou-se com Filipe, príncipe da Grécia e Dinamarca, em 1947, e desse casamento vieram quatro filhos: Charles (príncipe herdeiro), Anne, Andrew e Edward.

 

Rei Philippe

Philippe Léopold Louis Marie é o rei da Bélgica desde 2013, ascendendo ao trono desde a abdicação de seu pai, Albert II, por motivos de saúde. É casado desde 1999 com Mathilde d'Udekem d'Acoz, sua herdeira é a sua filha Elizabeth.

Rei Harald V

Harald V é o rei da Noruega desde 1991, após o falecimento de seu pai, Olav V. Além de rei, também ostenta o título de chefe formal da Igreja da Noruega e das Forças Armadas da Noruega. É casado com Sonja Haraldsen, com quem teve dois filhos: a princesa Märtha Louise e o príncipe herdeiro Haakon.

Emir Tamim bin Hamad al-Thani

Catar, o próximo país a sediar a Copa do Mundo, em 2022, tem como forma de governo uma monarquia absoluta, cujo chefe de estado é chamado de emir. O atual emir do país se trata de Tamim bin Hamad al-Thani, que assumiu o cargo em 2013, após a abdicação do pai, Hamad bin Khalifa al-Thani. Atualmente está envolvido em uma grande polêmica por apoiar o terrorismo.

fechar