Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Passado é passado

Esquecer o passado pode ser algo bem difícil, mas necessário. Viva o seu presente intensamente, e nunca se esqueça que o amanhã existe para que possamos recomeçar nossa história. Afinal, passado é passado!

Só o que importa

Não sou o que fiz ou deixei de fazer. Sou o que me tornei. Meu passado me trouxe até aqui e não quero viver de suas glórias nem de arrependimentos. Quero seguir em frente, com cada passo sendo mais uma lição a se guardar entre as que aprendi, numa história que não se escreve olhando para trás, mas para o agora. Pois, nesse momento, não importa o que fui ou o que serei. Só importa o que sou.

Começa agora

O que passou não guarda mais poder sobre você. Esqueça. Deixe para lá. O futuro não está espelhado no que você já viveu, ele pode ser escrito agora. O hoje é o melhor momento para abandonar ressentimentos, arrependimentos e qualquer coisa vivida que lhe fez mal. Você é muito maior que tudo isso. Sua vida começa agora, se você assim o quiser.

O tempo muda tudo

De nada adiana esperar que as pessoas, os lugares e as situações sejam os mesmos de anos atrás. Nada no mundo nunca é o mesmo, pois o tempo muda a todos nós, o tempo todo. Voltar à casa da infância, aos amigos da juventude, ao lugar onde você viveu aquele momento inesquecível… Não será possível repetir aquelas experiências, embora seja sempre possível ter novos momentos encantadores e inigualáveis. Pare de tentar reviver o passado, os dias mais importantes da sua vida são sempre os que você vive no presente.

Direção

A vida segue somente numa direção: para frente. O lugar do passado é atrás de nós. De nada vale retornar nossos pensamentos a ele de novo e de novo. Não há mais nada para nós lá. Ainda que tenhamos aprendido, vivido experiências e criado lembranças inesquecíveis nos dias anteriores, a vida precisa ser vivida agora, com o olhar no futuro. O passado deve apenas sustentar nosso próximo passo e não interferir nele.

Isso já passou

Ainda não posso dizer que deixei o passado para trás. Ainda me atormenta, em noites de insônia, quando uma decisão tomada há cinco anos volta para me assombrar. Mas eu tento. Todo dia, com um pouco mais de decisão, a voz um pouco trêmula, eu digo: “Isso já passou”. É uma estrada longa e sempre tenho mais um pouco pelo que lutar. Mas sigo em frente, tenho meu presente a ser vivido e meu futuro se define aqui. Com um passo de cada vez, chego lá.

Viver por inteiro

Sua vida é, e sempre será, mais sobre seu presente do que sobre seu passado. Não permita que aquele momento o defina, seja para o bem ou para o mal. Se já esteve num lugar melhor, não se desfaça em saudades desse tempo que não volta: reaja! Lute para conquistar algo ainda maior do que o que perdeu. Se, ao contrário, algo o prejudicou, liberte-se desse passado. Seu presente está sendo escrito agora. Escolha vivê-lo por inteiro.

Mais valor

Dê mais valor ao que você conquistou do que ao que perdeu, às pessoas que estão ao seu redor do que às que o deixaram. Dê mais valor a quem você é do que a quem você era. Ame o aqui, o agora e cada segundo da vida. Não se apegue ao que foi, não abandone o que é em troca da ilusão do passado. Só o agora importa, só o agora é real.

Aprender a ignorar

O passado ainda vai voltar para te assombrar. Ele vai querer se intrometer nas suas decisões, vai querer te culpar, vai querer te dizer: “Acha que merece isso? Você é a pessoa que fez aquilo”. Ele vai ser uma pragazinha que vai querer te fazer mal. Nessas horas, só há uma coisa a fazer: ignore-o. Deixe-o para lá. A pessoa que você foi não tem direito nenhum de interferir na pessoa que você é e na pessoa que você será. Não permita que lembranças te sabotem, te magoem, te impeçam de crescer. Enxergue além do que passou, o futuro te espera com as mais belas e infinitas possibilidades. Você sempre pode voar muito além do que seu eu passado julgou poder.

Abandonar os limites

Deixei para trás o eu que pensava: “Não posso fazer isso, não posso ser isso, isso está fora do meu alcance”. Deixei de me limitar, pois sei que tais limites são apenas a minha mente que impõe. Sei que posso ser bem maior que eles. Se acreditar em mim mesma, todo obstáculo se torna mais um desafio a superar. Se abandonar meu passado cheio de medo, sei que posso seguir indo em frente para um destino cada vez mais especial.

Bagagem

Nossas decisões são mais importantes do que nosso passado. De onde viemos, o que fomos, quem nos causou essa ou aquela coisa. O que nos fez crescer, o que nos ensinou, quem nos amou… Isso sim, devemos levar na bagagem. O que fez mal, porém, não importa na hora de construir nosso futuro. O destino de ninguém está escrito em pedra e o que passou não precisa definir nossa história. Ao contrário, o destino se renova a cada dia, com as ações diretas de quem somos agora e de quem escolhemos ser daqui para a frente.

Não repita

Se o passado fez mal, não permita que se repita. O que passou deve ser aprendizado, sempre. Não fonte de vergonha, mas também não o caminho que se repetirá de novo. Não aceite que os mesmos erros aconteçam de novo em sua vida. A única forma de se libertar de um passado hostil é ser uma pessoa diferente no presente.

Liberdade

Deixar o passado para trás não é negação. É liberdade. A pessoa que você foi, os erros que cometeu, as decisões que tomou, tudo isso não precisa nem te prender nem te definir. Isso faz parte da sua história, mas não quer dizer que possa afetar seu presente. O que ficou para trás ficou para trás. Perdoe, esqueça. O único momento que precisa de sua atenção é o momento que precisa ser vivido: o agora.

Um mundo de possibilidades

Não sou as coisas que aconteceram comigo. Não sou o jovem que escolheu caminhos dos quais se arrependeu. Não permito que o que passou me defina. Sou muito mais do que isso. Sou uma história que começa hoje, um mundo de possibilidades novas a cada dia. Aprendi a deixar tudo aquilo que não vale para trás. Sou o único que pode dizer o que vai ou não fazer parte do meu futuro.

Decisão

Agora é a hora de escolher fazer diferente. De tentar ser melhor do que o que ficou para trás. Compreenda que não importa o que te trouxe até aqui, mas sim o que você vai fazer agora de tudo isso. Remoer-se com o passado ou dedicar-se a fazer um futuro mais brilhante? A verdade é que a decisão está nas suas mãos!

Quem você é

Das coisas que você é: jovem, repleto de energia, capaz de superar as dúvidas e começar de novo a partir de seus erros, alguém que está disposto a aprender e a continuar de pé, tentando, corajoso mesmo em frente ao medo, ousado mesmo em frente a dificuldade. Das coisas que não poderão te parar: as palavras e opiniões dos outros, gente que se acha superior a você, medo do passado e do eu que você deixou para trás.

Experiência

Deixar o passado ser experiência, e não prisão, é a lição mais importante que aprendi. Se houver arrependimentos, que apenas sejam uma lembrança para não repetir os mesmos erros, e não fonte de culpa, vergonha ou ressentimento. Afinal, de que vale sofrer pelo que passou? Não temos o poder de mudar o passado e menos ainda de ter alguma garantia de que o presente seria melhor por causa disso. Temos que viver aqui, agora e, no final, é só isso que importa para o futuro.

Fazer as pazes

A única forma de caminhar de corpo e alma no futuro é fazendo as pazes com o nosso passado. Não queira voltar para ele nem permita que atormente o presente. Aceite o que se foi, lembre-se do que lhe ensinou a ser a pessoa que é hoje, esqueça os danos e as ofensas. Olhe para a frente. E, mesmo que tenha tanta história lá atrás, lembre-se de que ela não se apagará só porque você está vivendo o presente por completo. As lembranças felizes é o que darão forças a seu coração para alcançar um futuro ainda mais repleto de alegria.

Ilusão

O medo do futuro pode levar ao apego ao passado. Não se deixe levar por isso. O futuro sempre será um mistério, mas ele sempre chega e se torna passado de novo. Olhar para trás não fará com que seja mais fácil encarar os dias à frente. Pelo contrário, vive-se apenas na ilusão de tempos que não voltam mais. Deixe o que passou para lá, desapegue-se. Você tem dentro de você a força para construir um futuro sem igual.

Desejo impossível

Existe algo de perverso na forma como às vezes romantizamos o passado. Éramos pessoas mais bem resolvidas, a vida era mais fácil, o lugar que deixamos para trás era melhor para se viver. Isso nos cria o desejo de viver num tempo e numa maneira aos quais não é possível voltar. E todos esses pensamentos podem nem mesmo ser verdade: nós os criamos porque a vida é difícil sim, e imaginar que um dia tudo foi diferente traz um tipo de conforto. Mas esse conforto é apenas uma ilusão; não há nada de agradável em desejar um passado imaginário.