Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

15 filmes para entender o Brasil de hoje

Muitas vezes a história do nosso país se mostra confusa ao ser estudada. Você sabia que importantes momentos dela foram eternizados nos telões? Confira os 15 filmes que contam partes da história do Brasil e, além de se entreter, aprenda mais sobre o país em que vivemos hoje!

continue lendo
Compartilhar

O Prisioneiro da Grade de Ferro (Auto-retratos)

Dirigido por Paulo Sacramento, “O Prisioneiro da Grade de Ferro” retrata a realidade dos presídios brasileiros, com foco no Carandiru, que chegou a ser um dos maiores presídios da América Latina. Mesmo sendo lançado em 2004, as gravações antecedem alguns meses antes do Massacre do Carandiru, operação policial que assassinou 111 presos em 1992.

Pro Dia Nascer Feliz

“Pro Dia Nascer Feliz” é um documentário sobre a educação brasileira, sobretudo nos estados de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, nos sistemas público e privado. Alunos e professores contam o seu cotidiano e as suas dificuldades dentro do sistema de ensino no país. Dirigido por João Jardim.

Entreatos

Documentário dirigido por João Moreira Salles mostra o dia a dia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha presidenciável pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de 2002.

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil

Dirigido por Carla Camurati e estrelado por Marieta Severo, este filme retrata satiricamente a construção do país, através da perspectiva de Carlota Joaquina, espanhola prometida a Dom João VI desde criança que, com a ascensão de Napoleão, fugiu para o Brasil junto com a corte portuguesa.

Getúlio

O filme dirigido por João Jardim e estrelado por Tony Ramos conta a história do ex-presidente e ditador Getúlio Vargas em seus últimos 19 dias de vida, sob a pressão da acusação de ter causado o atentando contra o jornalista Carlos Lacerda e ponderando sobre a decisão de se matar ou, como diz sua famosa frase, “sair da vida para entrar na história”.

Tropa de Elite

Um dos mais famosos filmes brasileiros, “Tropa de Elite”, dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura, conta a história de um capitão da Polícia Militar que, para se aposentar, precisa recrutar um novato para ficar no seu lugar. Sob essa narrativa, o filme mostra a guerra civil e a brutalidade da PM no Rio de Janeiro.

 

Garapa

Documentário de José Padilha, mesmo diretor do famoso filme “Tropa de Elite”, mostra um tema delicado na realidade brasileira: a fome. Na perspectiva de três famílias cearenses, a equipe de Padilha acompanha este problema crônico no país. Garapa é uma mistura feita de água e açúcar aquecidos e serve para enganar o estômago.

Os Anos de JK

O documentário de Silvio Tendler, lançado em 1980, retrata a história do Brasil de 1945 a 1970, sobretudo a vida do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Cidade de Deus

Baseado no livro de Paulo Lins, o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, vai contar a história de Zé Pequeno, traficante da comunidade da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, narrada sob o ponto de vista de Buscapé, um dos moradores da comunidade que sonha ser fotógrafo jornalístico. O filme é pesado, mas necessário, por mostrar a realidade bruta do crime organizado nas favelas do Rio de Janeiro. Foi também o primeiro e único filme brasileiro a receber quatro indicações ao Oscar.

Batismo de Sangue

Dirigido por Helvécio Ratton, o filme conta a história de cinco freis dominicanos que decidem se revoltar contra a ditadura militar, formando uma guerrilha. Por protestarem à luta armada contra o regime, são presos e torturados. É baseado no livro de Frei Beto.

Sonhos Roubados

Dirigido por Sandra Wernec, o filme "Sonhos Roubados" é baseado no livro "As Meninas da Esquina", organizado pela jornalista Eliane Trindade. O livro apresenta relatos reais de seis meninas ao redor do Brasil em situação de exploração sexual e o filme vai representar esses relatos em três personagens principais: três amigas adolescentes de uma comunidade do Rio de Janeiro que precisam se prostituir para sobreviver.

O Que É Isso, Companheiro?

Lançado em 1997 e dirigido por Bruto Barreto, é inspirado no livro homônimo de Fernando Gabeira e estrelado por atores renomados como Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Cláudia Abreu, Matheus Nachtergaele e Luiz Fernando Guimarães. O enredo se baseia na história real do sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por guerrilheiros que lutavam contra a ditadura militar brasileira.

Conheça as mulheres brasileiras que fizeram história

Ilha das Flores

Dirigido por Jorge Furtado, o curta-documentário “Ilha das Flores” fala do aterro de mesmo nome, localizado em Porto Alegre, que dá o material orgânico aos porcos e, o que não for aproveitado aos animais, é dado aos pobres (humanos) da região. Em 2015, o filme entrou para o ranking da Abbrancine de 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

fechar