10 Filmes com Mães Incríveis
Toda mãe iria até a lua e voltaria por seus filhos, não é? Se você é mãe, ou então tem o privilégio de conviver com uma figura materna, sabe que o amor delas é o mais perfeito do mundo. Selecionamos 10 filmes cheios de histórias de superação e força das mães.
Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento
Erin Brockovich, 2000
![]()
Talvez este seja o filme mais símbolo da força de uma mãe e mulher. Além disso, trate-se de uma história real e biográfica da ativista norte americana Erin Brockovich.
Erin é uma mãe solteira de três filhos que trabalha num escritório de advocacia. Em suas mães cai um caso que apresente evidências de que a água de uma cidade no deserto está contaminada, prejudicando a vida e a saúde de seus habitantes.
A partir disto ela usa todos os seus atributos, tanto físicos quanto mentais, para conseguir que os cidadãos da cidade cooperem com ela, a fim de pôr em ação um processo que vale mais de 300 milhões de dólares.
Minha Mãe é uma Sereia
Mermaids, 1990
![]()
Este clássico da infância de muito gente é baseado num livro de mesmo nome que conta a história de Rachel, uma excêntrica mãe solteira de duas filhas e que tem o péssimo hábito de mudar constantemente de cidade a cada circunstância inesperada que aparece.
O caso se passa em 1963, e Rachel é uma mãe liberal, mas que não consegue manter um relacionamento por muito tempo. Sua filha Charlotte é totalmente o oposto a ela, sendo totalmente devota do catolicismo, mas acaba sofrendo com os desejos da adolescência, no meio de tudo isso, Kate, a filha mais nova está determinada em ser campeã de natação.
O filme debate principalmente o preconceito que cercava as mulheres nos anos 60.
Lado a Lado
Stepmon, 1998
![]()
Lado a Lado representa a típica história de pais separados e a presença de uma madrasta. Nesta história os filhos adolescentes do ex-casal não suportam a bem-sucedida madrasta Isabel Kelly e também não aceitam a separação dos pais, fazendo com que tudo seja ainda mais difícil.
A mãe, por outro lado, mantem uma postura de "mãe perfeita", e incentiva a briga dos filhos com a nova mulher do pai. No entanto, depois de uma série de brigas e ofensas, quando parecia que as coisas não poderiam piorar, a ex-esposa é diagnosticada com câncer.
Para lutar contra toda esta dor e sofrimento, as duas mulheres terão que se unir e aprenderem a conviver juntas, para o bem de todos.
Dançando no Escuro
Dancer in the Dark, 2000
![]()
Este filme completa uma trilogia produzida pelo diretor Lars von Trier, que inclui Ondas do Destino (1996) e Os Idiotas (1998).
Na história, temos uma mãe tcheca chamada Selma Jezková que possui poucos recursos e que trabalha em uma metalúrgica nos Estados Unidos, além deste problemas, ela também possui uma doença degenerativa que a deixa cega.
Selma guarda em uma lata na cozinha todos as suas economias que servirão para custear sua operação e para evitar que seu filho não sobre do mesmo mal. Esta história de sofrendo fala sobre confiança, sofrimento, amizade, comunismo e o trabalho escravo. Além da força de uma mãe!
Minhas Mães e Meu Pai
The Kids Are All Right, 2010
Este filme não é sobre uma família comum, ele na verdade retrata a vida de uma família com duas mães. Juliana e Nicole formam um casal moderno e juntas criam dois filhos, Joni e Laser, ambos frutos de inseminação artificial de um doador desconhecido.
Ao atingirem um certa idade, os filhos decidem buscar mais informações sobre o pai, o tal doador, e acabam por conhecê-lo: um sensível dono de restaurante. Quando entra na vida da vida desta família incomum, ele desequilibra as relações e desencadeia diversos conflitos.
A história deste filme nos mostra o quanto as mães são passíveis de amor, e o quanto esperam pelos seus filhos. Emocione-se com esta história.
Tudo sobre minha mãe
Todo Sobre Mi Madre, 1999
![]()
Este é outro filme do diretor Pedro Almodóvar. Desta vez, conheceremos a história de Manuela, uma mãe solteira de Madri, na Espanha e que acompanha a vida de seu filho de 17 anos passar por um grande desastre.
A partir disto ela mergulha nas lembranças e sentimentos de seu filho, conhecendo-o mais através de seu diário pessoal. Ela então decide ir atrás do pai do garoto.
Em meio a busca ela conhece uma freira e decidi adotar o filho dela, e descobre que dentro de si ainda existia muito amor de mãe para dar.
Neste filme algumas das maiores qualidades das mulheres, e das mães, são revelados.
Volver
Volver, 2006
![]()
Este filme é do conhecido diretor Pedro Almodóvar, então você vai enfrentar um enredo insano e cheio de reviravoltas, como já diz o nome.
Este é um filme sobre mulheres! Em especial três figuras femininas que fazer parte de uma mesma família do interior da Espanha. Além disto, traz à tona problemas relacionadas à vida da mulher, a morte e a efemeridade da vida.
Não é um filme fantasioso demais e se aproxima bastante da realidade, tratando de temas polêmicos.
A Troca
Changeling, 2008
![]()
Baseado numa história real, A troca conta o drama de uma mãe que reencontra seu suposto filho desaparecido. O filme além disso, aborda temas como a fragilidade, a impotência feminina, o abuso infantil e a corrupção.
Inspirado no sequestro e assassinato conhecido como "Galinho de Wineville", o roteirista contou com mais de 6000 páginas de documentos relacionados ao fato que ocorreu no ano de 1928.
O filme é tocante e mostra a luta o desespero de uma mãe.
As Pontes de Madison
The Bridges of Madison County, 1995
![]()
O filme As Pontes de Madison é inspirado num livro de mesmo novo, escrito por Robert James Waller.
A trama gira em torna de uma mulher casada e um fotográfo de uma revista famosa. Os dois compartilham de alguns dias juntos, mas fazem grandes transformações nas vida um do outro.
A história é narrada após a morte de Francesca, quando seus filhos começam a ler o diário e descobrem os segredos que ela havia guardado. Ao acompanhar a história o espectador sente as mesmas coisas que os filhos, um pouco de alegria, raiva e até amor, mas também compreendem as ações cruciais que a mãe tomava, deixando para eles a alegria e a felicidade como herança.
É sobre o amor passageiro que o filme gira em torno, e como alguns momentos são decisivos para a nossa existência.
Zuzu Angel
2006
![]()
Este filme nacional conta a história de Zuleika Angel Jones, conhecida mais como Zuzu Angel, uma famosa estilista e mãe do militante político Stuart Angel Jones, que em plena ditadura brasileira foi preso e morto, e, como em muitos outros casos do tipo, foi dado apenas como desaparecido pelas autoridades.
Entre os anos de 1969 e 1971, Zuzu realizou um extensa e interminável busca pelo seu filho. Mesmo depois de Stuart estar morto, o governo militar espalhava cartazes de procurado com o seu rosto.
Durante sua busca, Zuzu atraiu muitos holofotes para a causa, conseguindo aparecer em capas de jornais internacionais e até fazendo um desfile de protesto contra a ditadura militar brasileira em Nova York.
Apesar de sua busca, Zuzu não pôde dar um enterro ao seu filho, já que o corpo nunca foi encontrado.