Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Casamento homossexual pelo mundo 🏳‍🌈🌈

O amor é o único critério necessário para existir casamento entre pessoas do mesmo sexo. Isso não é um crime e nem um problema social! Cada um é livre para ser e amar o que quiser, e o respeito a essa união deve existir assim como a todas as outras. Veja as leis a respeito desse casamento no mundo!

Espanha

Em 2005, foi aprovada uma lei que modificou o código civil para permitir tanto o casamento quanto a adoção por pessoas do mesmo sexo.

Islândia

27 de junho de 2010 foi a data em que o casamento homoafetivo foi legalizado e a própria primeira-ministra do país, Johanna Sigurdardottir, se casou com sua companheira.

Argentina

Foi o primeiro país latino-americano a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje papa Franscisco, se opôs veementemente à decisão.

Uruguai

Teve o Código Civil do país, datado de 1859, que dizia que a instituição do casamento consistia em um casal formado por um homem e uma mulher, alterado para a legalização do casamento por pessoas do mesmo sexo.

Nova Zelândia

A lei passou a ser chamada de "Casamento", já que no país praticamente todos os direitos dos casais heterossexuais já eram aplicados também aos homossexuais.

Luxemburgo

O parlamento do país aprovou a lei que permite o casamento e a adoção por pessoas homossexuais. Quatro meses após a lei entrar em vigor, o Primeiro-ministro, Xavier Bettel, que governa o país desde 2013, casou-se com seu companheiro, Gauthier Destenay.

Reino Unido

A rainha Elisabeth II aprovou a lei sobre o casamento homoafetivo, vigente na Inglaterra e no País de Gales. O parlamento escocês também aprovou uma lei permitindo o casamento homossexual. Mas a Irlanda do Norte rejeitou uma proposta em 2013 e ainda não foi legalizado.

Belgica

Em 2003, foi aprovada a Lei do casamento homoafetivo, mas, apenas em 2006, foi permitida a adoção a esses casais.

Brasil

No Brasil, em 16 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça aprovou uma resolução abrigando os funcionários dos cartórios a registrar o casamento homoafetivo. A decisão foi tomada baseada em um julgamento feito em 2011, na qual o Supremo Tribunal Federal considerou constitucional o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

México

Onze estados já haviam legalizado o casamento, em 2015, e uma decisão da Suprema Corte obrigou todos os juízes a aceitarem por todo território mexicano.

Estados Unidos

Até 2015, havia 14 estados que proibiam o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo, então, por 5 votos a favor e 4 contra, a Suprema Corte declarou essas leis ilegais no país, obrigando a validação do casamento homoafetivo em todo seu território.

Colômbia

O país confirmou a validade do casamento entre pessoas do mesmo sexo depois de um julgamento, pela Corte Constitucional, em 2016.

União Européia

Em 2018, o Tribunal Europeu de Justiça decidiu que casais do mesmo sexo têm o direito de morar juntos em qualquer país da União Europeia. Antes, os oito países que ainda não legalizaram o casamento homoafetivo não permitiam a estadia do cônjuge por mais de 90 dias.

Romênia

Indo na contra-mão dos outros países, eles estão no processo (desde 2016) para mudar a Constituição e blindarem contra o casamento gay. A proposta já foi aprovada pelos deputados (placar de 232 a favor, 22 contra e 13 abstenções) e pelo Senado (placar de 107 a favor, 13 contra e 7 abstenções). Agora terá um referendo que será válido se participarem no mínimo 30% da população.

Onde é crime ser gay

Um relatório criado pela Associação Internacional de Gays e Lésbicas, em 2016, diz que existem 72 países onde é crime ser homossexual. Em 13 deles, o crime pode ser punido com pena de morte. Esses 13 países são Sudão, Irã, Arábia Saudita, Iêmen, Mauritânia, Afeganistão, Paquistão, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Iraque, parte da Síria, parte da Nigéria e parte da Somália.

Veja aqui frases contra a homofobia e saiba que o amor é permitido de todas as formas