Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

LGBTQIA+ | Você sabe o que significa esta sigla?

A sigla toda é LGBTTTQQIAA. Ufa! Grande, não é? E você sabe o que significa cada uma destas letras? Quem elas representam? O objetivo da expressão tão extensa é incluir todxs! Conheça aqui os mais diferentes tipos de orientação sexual e identidade de gênero.

O fim do GLS

A sigla GLS foi usada durante anos pela comunidade LGBTQ+, mas começou a se tornar excludente, tendo em vista que existem outras orientações sexuais e identidades de gênero que precisam estar inclusas no meio. Quando se fala em comunidade, falamos daqueles que sofrem com a homofobia e questões sociais, tanto de nomes, quanto de aceitação pelas pessoas que amam e pelas pessoas que se identificam.

LGBTTTQQIAA

Por que uma sigla tão grande? Bom, a intenção da comunidade não é deixar ninguém confuso, mas sim representar quem não se sente incluso. Existem novos gêneros e tipos de orientações, românticas ou não, sendo discutidos por aí, mas esse foi o mais inclusivo possível. Falar a sigla completa é complicado, portanto é mais fácil usar o símbolo + para agradar todos os grupos.

E a bandeira LGBT+? Você já sabe o que significa?

Orientação sexual

Orientação sexual refere-se a um padrão duradouro de atrações emocionais, românticas e/ou sexuais de homens e mulheres, ou ambos os sexos. A orientação sexual também se refere ao senso de identidade de uma pessoa com base nessas atrações e na participação em uma comunidade de outras pessoas que compartilham essas atrações. Três orientações sexuais são comumente reconhecidas – heterossexual, homossexual (gay e lésbica) e bissexual.

Queer

Queer é um termo abrangente para minorias sexuais e de gênero que não são heterossexuais ou cisgêneros. Queer foi originalmente usado pejorativamente contra pessoas com desejos pelo mesmo sexo. Mas, só no final dos anos 1980, acadêmicos e ativistas queer começaram a reivindicar a palavra.

Gay

Apesar de muitas pessoas usarem o termo gay para homens e mulheres, ele é exclusivamente direcionado a homens dentro da comunidade. Gay se refere ao homem homossexual, cis ou não. Ele é usado para falar de homens que se relacionam, romanticamente ou não, exclusivamente com homens.

Mensagens para celebrar o Dia do Orgulho LGBT

Lésbica

Mulher homossexual, que experimenta ou não o amor romântico com outra mulher. Elas sentem exclusivamente atração por outras mulheres. Uma lésbica pode ser tanto uma mulher cis, ou seja, de nascença, ou uma transgênero.

Drag queen/drag king

É uma expressão artística. Drag queen = homens que se transvestem de mulher e fazem show. Drag king = mulheres que se transvestem de homens e fazem shows. Isso pode caracterizar ou não a orientação sexual de cada um.

Transgênero/transexual

Transgênero é um termo para pessoas cuja identidade de gênero difere do que é tipicamente associado ao sexo que lhes foi atribuído no nascimento. Às vezes é abreviado para trans, mas o que importa é saber que chamar uma pessoa trans pelo nome social que ela escolheu é sinal de respeito, não só à sua identidade, mas à sua vida. Pessoas trans nem sempre têm dinheiro ou vontade de fazer cirurgia, por isso é inconveniente que vejam sua genital acima de sua identidade.

Conheça livros LGBT brasileiros que exaltam a representatividade

Bissexual

A bissexualidade é a atração, sexual/romântica, por homens e mulheres. O homem ou a mulher bissexual sente atração romântica, sexual, por pessoas de qualquer sexo ou identidade de gênero. Algumas vezes pessoas bissexuais e pansexuais se denominam a mesma coisa, mas elas são diferentes em suas escolhas. Muitas pessoas tratam bissexuais como pessoas promíscuas e que não têm relacionamento sério, devido ao interesse em ambos os sexos, mas bissexualidade nada tem a ver com promiscuidade, menos ainda com poliamorismo. Existem inúmeros bissexuais famosos em relação monogâmica.

Two-spirit = dois espíritos

O two-spirit é um termo usado por alguns norte-americanos nativos para descrever indivíduos com variantes de gênero em comunidades, especificamente pessoas dentro de comunidades indígenas que são vistas como tendo espíritos masculinos e femininos dentro delas. Aqui no Brasil não usamos muito esse termo.

Intersexual

O intersexual é uma variação de características sexuais, incluindo cromossomos ou genitais que não permitem que um indivíduo seja distintamente identificado como masculino ou feminino.

Assexuado

Assexualidade ou não sexualidade é a falta de atração sexual por qualquer um, ou o interesse baixo ou ausente em atividades sexuais. Pode-se considerar a falta de uma orientação sexual, ou uma das suas variações, ao lado da heterossexualidade, homossexualidade e bissexualidade. Uma pessoa assexual ainda se apaixona por alguém, mas não sente atração sexual ou desejo de consumar o ato.

Como se dá o relacionamento abusivo entre LGBT+'s?

Pansexual

Pansexualidade é a atração sexual, amor romântico ou atração emocional por pessoas de qualquer sexo ou identidade de gênero. Pessoas pansexuais podem se referir a si mesmas como sem gênero, afirmando que sexo e sexo são insignificantes ou irrelevantes para determinar se serão sexualmente atraídos por outros. Eles se apaixonam por pessoas e não as diferem por suas genitálias.

Agêneros

Pessoas agêneras, também chamadas de pessoas sem gênero, livres de gênero, sem gênero, são aquelas que se identificam como não tendo sexo ou sem identidade de gênero. Essa categoria inclui uma gama muito ampla de identidades que não estão em conformidade com as normas tradicionais de gênero.

Entenda o que significam as gírias LGBT+, mona!