Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de João Paulo II

Existem tantas datas religiosas importantes para o calendário católico que, às vezes, pode ser um pouco complicado lembrar-se de todas. O Dia de João Paulo II, contudo, sempre fica muito guardado na mente dos cristãos! Católico fervoroso, João Paulo II possui uma história muito interessante. Ele ofereceu uma contribuição histórica para a Polônia que todos comentam muito até hoje, e não poderia ser diferente: a figura católica, afinal de contas, realizou muitos feitos para a sociedade. Por esse motivo, o dia que foi criado para homenageá-lo não poderia passar em branco. Aqui, você encontra mensagens que não somente celebram a data, mas contam um pouquinho de sua trajetória e vida. Confira!

continue lendo
Compartilhar

O dia

22 de outubro é quando se celebra o Dia de João Paulo II, papa que sucedeu João Paulo I e foi sucedido por Bento XVI. Exerceu o papado de 1978 até o ano de sua morte, tendo sido o terceiro maior pontificado documentado na História. Vamos saber um pouco mais sobre a vida desse que foi um dos líderes mais influentes do século 20.

Salve a padroeira do Brasil

História

Nascido na cidade de Wadovice (Polônia) em 18 de maio de 1920, sob o nome de Karol Wojtyla, desde criança o Papa João Paulo II foi um católico fervoroso. Após a morte de seu pai, a ideia de ingressar no sacerdócio passou a ser muito considerada. Talvez aí começasse a se materializar o que deu início à sua incrível história. Seu dia é celebrado em 22/10.

O último da família

João Paulo era o caçula de três irmãos. Seu pai era um suboficial do exército. Sua irmã, Olga, faleceu antes mesmo de ele nascer. Em seguida, quando ele tinha 9 anos, perdeu sua mãe. Aos 12 anos, perdeu o irmão mais velho. O último a falecer foi seu pai, quando João Paulo tinha 21 anos, ficando então sozinho no mundo. Uma triste história para uma grande pessoa, que tem o 22 de outubro como dia em sua homenagem.

Vida no sacerdócio

Durante a invasão de Hitler, os nazistas proibiram todo tipo de missa. João Paulo II tinha o sonho de ajudar a Polônia a vencer a guerra. A princípio como ator, mas encontrou no sacerdócio o caminho para manter suas intenções. Aos 22 anos, ele entrou para o seminário clandestino da cidade de Cracóvia e decidiu tornar-se padre. O Dia de João Paulo II é celebrado em 22/10.

Contribuição histórica

João Paulo II teve uma grande contribuição para o fim do comunismo na Polônia e outros países do leste europeu e do mundo, principalmente na primeira metade do seu pontificado. Para os poloneses, o marco da derrocada do comunismo em seu país foi o discurso encorajador de João Paulo II, em 1979. Por esse e outros feitos, temos um dia para celebrar João Paulo: 22 de outubro.

Carreira sacerdotal

Após a 2ª Guerra, João Paulo II manteve os estudos no seminário onde havia começado. Em 1946, foi ordenado sacerdote. Em sua carreira religiosa, atuou como vigário, bispo titular, arcebispo, cardeal. Como cardeal, teve uma importante participação na elaboração de um dos principais documentos do Concílio Vaticano II. Sua contribuição para a Igreja Católica foi inestimável, não à toa tem um dia especial para ser celebrado: 22/10.

Vida papal

Em 16 de outubro de 1978, Karol Wojtyla foi eleito papa, aos 58 anos. Como nome papal, escolheu João Paulo II. De grande espírito evangelizador, executou sua missão com extrema dedicação. Foi um dos líderes que mais viajaram – em grande parte com o intuito da evangelização. Um líder incansável, que faz jus ao dia em que é celebrado (22 de outubro).

 

Grandes feitos

Entre outros grandes feitos do Papa João Paulo II (cujo dia é celebrado em 22/10), dois merecem destaque. Um foi a mediação pontifícia para que Argentina e Chile chegassem a um acordo no conflito sobre seus limites territoriais na região do Canal de Beagle. O segundo foi a busca do acordo de paz entre Argentina e Grã-Bretanha no episódio da Guerra das Malvinas.

Outros feitos igualmente grandiosos

Se não teve ação direta, o Papa João Paulo II teve grande influência sobre ações que mudaram o curso da História. Exemplos não faltam: libertação de presos políticos em Cuba, eleições no Chile convocadas por Pinochet, derrubada do ditador haitiano Duvalier, entre outros. A influência de João Paulo II realmente era incontestável. Seu dia é celebrado em 22/10 e deve ser um dia de orgulho pela pessoa que ele era.

Estatísticas

Líder dedicado e incansável, João Paulo II poderia ser relacionado em números, dada a quantidade expressiva de realizações. Foram quase 150 cerimônias de beatificação, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas, 5 livros, entre outros feitos igualmente numerosos. Mas sua contribuição para a História vai além de números. Sua vida dedicada a melhorar o mundo o fez merecer um dia a celebrar (22/10), mas todos os dias para ter como exemplo.

Tentativa de assassinato

Em maio de 1981, João Paulo II foi alvo de um atentado. O terrorista turco Mehmet Ali Ağca, atirou contra o papa, que foi atingido duas vezes e teve de ser operado às pressas. Ağca foi detido e condenado à prisão perpétua, mas foi perdoado pelo papa, e posteriormente deportado para a Turquia. Em seu dia, 22/10, também devemos pensar nos riscos que ele correu em busca de um mundo melhor.

Morte

No final de seu pontificado, João Paulo II já estava com a saúde debilitada e sofria da doença de Parkinson. Apresentava dificuldades para se locomover, falar e respirar. Suas aparições foram diminuindo. Faleceu em 2 de abril de 2005, aos 84 anos, no Vaticano, conforme sua vontade. Seu dia é celebrado em 22 de outubro, que é aniversário de sua eleição no pontificado.

Celebre o Dia de Nossa Senhora do Rosário

Beatificação e canonização

Em 2011, Papa Bento XVI proclamou a beatificação de João Paulo II, após ter aprovado decreto sobre um milagre atribuído a ele. Sua canonização ocorreu após a confirmação de um novo milagre. Em 27 de abril de 2014, foi realizada a cerimônia de canonização do beato João Paulo II. Dois eventos essenciais para qualquer católico celebrar, especialmente no Dia de João Paulo II, em 22 de outubro.

Popularidade

Sem dúvida nenhuma, o papa João Paulo II deixa um legado enorme para a Igreja Católica e para a humanidade. Por sua vida religiosa, de extrema dedicação e grandes feitos, a merecida beatificação e consequente canonização. Por sua contribuição para a História, que não se resume em poucas linhas, a popularidade e a gratidão. A bênção, João de Deus!

Dia do Anjo da Guarda. Homenageie o seu!

fechar