Dicas para tornar o mundo mais sustentável - Página 2
Nos últimos anos, o planeta vem passando por uma crise ambiental intensa, por causa do aquecimento global ocasionado pelas queimadas, desmatamento, emissão excessiva de gás carbônico e queima de combustíveis fósseis. Grandes empresas e capitalistas detêm uma parcela de culpa nessa situação quase irreversível. Contudo, nós também podemos fazer a nossa parte para diminuir os estragos já causados à mãe natureza. Reduzir o desperdício de alimentos, a produção de lixo o volume de água gasto ou reciclar produtos para que sejam reaproveitados já é uma ótima maneira de começar ajudando! Confira outros modos de se tornar mais sustentável!
Informe-seA informação é uma das maiores ferramentas para uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável. Por isso, toda vez que for escolher um produto ou serviço, que for tomar alguma decisão ou formar uma opinião, informe-se muito bem. Um cidadão bem informado é capaz de tomar atitudes mais coerentes e responsáveis e provocar as mudanças que o mundo precisa. Portanto, informe-se!
Leia jornais, livros e revistas e assista aos telejornais. Quando tiver alguma dúvida, procure esclarecê-la com os responsáveis e busque as respostas. A internet é uma excelente ferramenta para quem quer se informar sobre qualquer assunto.
CopiarCompartilhar
Atenção ao descarte de vidro!Não descarte o vidro em lixos comuns, pois os recipientes de vidro não são biodegradáveis! Eles podem, inclusive, permanecer na natureza por aproximadamente dez mil anos antes de começarem a se decompor. É importante descartá-lo da maneira correta e segura, ou seja, em locais apropriados. Além de nocivo ao meio ambiente, é possível que ele machuque os profissionais que cuidam da reciclagem, por isso preste atenção ao descarte de vidro!
CopiarCompartilhar
Garrafinha de águaUma simples dica para tornar o mundo mais sustentável é evitar comprar garrafinhas plásticas de água. Geralmente as compramos e logo em seguida as descartamos. Se você deseja cuidar do nosso meio ambiente, compre uma garrafinha de água com materiais sustentáveis para usar sempre que precisar. Carregue-a sempre consigo e evite o descarte abusivo de plásticos! É possível preservar o planeta com atitudes extremamente simples!
CopiarCompartilhar
Plástico pode ser um inimigoEm alguns lugares do mundo, o uso de canudos de plástico foi abolido. É comum vermos grandes redes de restaurantes oferecendo opções em papel, porém é sempre válido portar um dos famosos canudos de metal para que o consumo torne-se ainda mais consciente.
Ah, mas não se esqueça: não adianta abrir mão dos canudos de plástico e continuar consumindo outros utensílios produzidos com base nessa matéria-prima. Copos e pratos de plástico biodegradável também são boas pedidas. Lembre-se de que esse material pode levar até 500 anos para se decompor.
CopiarCompartilhar
Dê uma chance aos brechós!Peças de roupas são itens que podem ser reaproveitados, e uma grande prova disso é a existência dos brechós. Você costuma descartar as peças de vestuário que não usa mais? Se a resposta for sim, pare agora! Doe suas roupas para brechós e conheça mais sobre este comércio que, além de vender, restaura roupas que necessitam de ajustes. Além de serem opções de baixo custo para aqueles que não têm condições de comprar uma roupa nova e de também serem muito estilosos, os brechós evitam o descarte e a poluição causada pelos tecidos!
CopiarCompartilhar
Lixo zero!Reciclar é muito importante, mas não produzir lixo é ainda melhor! O conceito de "lixo zero" consiste em repensar nosso consumo e evitar resíduos desnecessários. Revise alguns hábitos: prefira comprar grãos a granel aos embalados; priorize alimentos frescos, que podem ser descascados, em vez dos que vêm em pacotes; e se você costuma comer fora de casa, ande sempre com um kit com talheres e canudos reutilizáveis, em vez de usar descartáveis.
CopiarCompartilhar
Gere renda e ajude o planetaAjude o planeta e eleve seus ganhos mensais produzindo produtos reciclados. Existem muitos itens que podem ser criados com papelão, garrafas plásticas, sacolas etc. A mente humana é criativa, e, usando a sua criatividade, você não só pode ajudar o planeta, livrando-o de acúmulos, como também a si mesmo. Gere uma renda para você e ajude a eliminar o lixo que as pessoas produzem.
CopiarCompartilhar
Doe suas roupasToda doação é um bom ato! Se você está com o guarda-roupa esgotado e está pensando em comprar mais peças, doe aquelas que você tem. Além de ajudar outras pessoas, estará contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Roupas, quando são jogadas fora, também acabam em lixões e se tornam acúmulos. Doe, ajude o próximo e ajude o planeta a ganhar ainda mais vida.
CopiarCompartilhar
Selo ProcelQuando for comprar um novo eletrodoméstico, opte por aqueles que têm o selo “Procel”. Foi criado em 1993 pelo Governo Federal, é uma ferramenta simples e eficaz para identificar equipamentos que consomem menos energia. Há uma parceria entre o Inmetro, fabricantes, pesquisadores e universidades, a fim de buscar cada vez mais produzir eletrodomésticos que sejam eficientes consumindo menos energia. Tenha atenção a esse selo quando for comprar um equipamento.
CopiarCompartilhar
Cuidado com a pescaPescar é uma coisa muito delicada, especialmente se estivermos falando de pesca esportiva, aquela que não é para consumo. Em vez de pescar os peixes e fazê-los sofrer tirando fotografias e gravando vídeos, divertindo-se à custa do sofrimento do animal – que, ao estar fora da água, passa a se sentir sufocado –, devolva-o ao mar assim que capturá-lo, evitando que ele sofra sem necessidade alguma. Ou melhor: se puder, substitua esse hobby por outro.
CopiarCompartilhar
Evite usar mangueirasMangueiras gastam uma quantidade de água muito exacerbada, então prefira usar baldes de água, pois é possível mensurar e racionar melhor a quantidade de água gasta. Seja para lavar a casa, a calçada ou regar as plantas, calcule e planeje as menores quantidades possíveis para executar os serviços sem desperdiçar água. Atente-se também para quando não houver real necessidade de utilizar água e o serviço puder ser realizado apenas com vassoura, como limpar a calçada.
CopiarCompartilhar
Bicicleta e caminhadasPessoas que possuem um veículo em casa acabam sempre optando por utilizá-los independentemente da distância que vão percorrer, até por comodismo ou força do hábito. Porém lembre-se de que trocar um veículo automotivo por uma bicicleta ou simplesmente ir a pé não fará bem somente ao meio ambiente como também para a sua saúde e para o seu bolso! Repense suas escolhas ao sair de casa para lugares que não demandam a real necessidade de um transporte que gasta combustível.
CopiarCompartilhar
Dê preferência ao papel sustentávelO papel sustentável tem um processo de produção que respeita o meio ambiente e o mais popular deles é o papel reciclado, criado através do reaproveitamento de resíduos de gráficas e de cadernos, livros, revistas, apostilas. Além disso, há ONGs que recolhem o papel usado e empregam pessoas carentes para sua fabricação. Assim, a reciclagem de papel evita o corte de árvores e gera empregos. Dessa forma, recicle seus resíduos, dê preferência ao papel sustentável e ajude o planeta.
CopiarCompartilhar
Cosméticos naturais e sustentáveisVocê sabia que muitos cosméticos possuem componentes químicos conhecidos como Poluentes Orgânicos Persistentes (POP's)? Eles demoram a se decompor e podem fazer mal ao organismo. Os cosméticos sustentáveis apareceram como alternativa para esse problema: eles não têm sustâncias químicas, nem causam impactos ambientais durante o processo de fabricação, não usam derivados do petróleo e geram menos resíduos, por isso busque os cosméticos sustentáveis aos convencionais.
CopiarCompartilhar
Consumo consciente de roupasVocê já parou para pensar na quantidade de roupa que está guardada em seu armário as quais você usou tão poucas vezes e, talvez, nunca as volte a usar! Diante disso, há duas coisas que você pode fazer: a primeira é, obviamente, doar essas peças para pessoas que estejam precisando mais do que você. A segunda é repensar o seu consumo! Em vez de comprar roupas sem pensar, sem ter necessidade, comece a praticar o consumo consciente, apenas substituindo as peças que não servem mais em você.
CopiarCompartilhar
Pelo fim do uso do plástico!Você já reparou em quantas embalagens, especialmente de plástico, você traz do mercado ou recebe em encomendas e em pedidos de comida que faz? É preciso que tentemos mudar isso. E você pode fazer isso de duas maneiras: recolhendo o seu lixo reciclável em pontos de reciclagem ou encontrando alguém que faça a recolha desse material. O outro modo de ajudar é pressionando as empresas das quais você consome a encontrar alternativas para a embalagem plástica. Juntos, podemos mudar o mundo!
CopiarCompartilhar
Reaproveitamento de águaVocê pode desenvolver algum mecanismo para armazenar água da chuva. Apesar de ela não poder ser usada para fins potáveis, você pode usar para atividades como lavar o quintal, o carro, entre outras coisas. Uma outra dica também é, ao ligar o chuveiro, deixe um balde posicionado embaixo. Como a primeira água geralmente sai fria, não usamos no banho, mas pode-se aproveitá-la para uma outra coisa. Cada gota faz diferença.
CopiarCompartilhar
EcodiaO Ecodia é uma nova proposta discutida pelos estudiosos que sugere que você dedique 1 dia na semana para reduzir a praticamente zero a sua emissão de carbono. Você passaria o dia todo utilizando somente meios de locomoção sem gasolina, não compraria nada e não utilizaria plásticos, não ligaria a televisão e equipamentos eletrônicos seriam utilizados o mínimo possível. Este único dia na semana seria algo organizado para que não te prejudicasse, mas fará uma diferença grande a longo prazo.
CopiarCompartilhar
Transforme papelão em casinhas ecológicasMuitas são as formas de aderir a atitudes sustentáveis em seu dia a dia. Melhor ainda é que você também pode ganhar dinheiro e ajudar os animais com isso! Uma boa ideia é reciclar papelão de uma forma que dê para criar casas para qualquer animal que precise de um abrigo confortável para um descanso. Alguns exemplos são: casinhas de passarinho para suas ninhadas, casinhas para pets domésticos e para aqueles em situação de rua. Todas podem ser feitas com o recolhimento de papelão das ruas ou de qualquer outro lugar.
CopiarCompartilhar
Considere um apartamento compartilhadoExistem mais de 7 bilhões de pessoas no mundo. Imagine quanto espaço ocuparíamos se cada um morasse em uma casa diferente! Não haveria mais lugar para a natureza se espalhar. Para evitar isso, a ideia mais sustentável é viver em casas (ou apartamentos) compartilhados. Pode ser com sua família, amigos ou desconhecidos. O importante é criar um laço de comunidade. Além de ser sustentável, a moradia compartilhada fica mais barata e há menos desperdício de comida, gás e energia. Que tal tentar?
CopiarCompartilhar
Compre em feirasComer frutas e legumes é essencial para uma boa saúde. Porém, quando compramos em grandes supermercados, geralmente estamos financiando instituições que desperdiçam alimentos só para não perder o lucro. Deste modo, se você quer ser mais sustentável, considere comprar em feiras. Além de serem opções mais frescas e saudáveis (por não conterem agrotóxicos), você movimentará a economia local e evitará o desperdício. Sem contar que feiras são verdadeiros eventos culturais. Aproveite!
CopiarCompartilhar
Aposte em uma composteira!Já ouviu falar em compostagem? É um processo que permite a transformação de lixo orgânico (como cascas de ovo ou restos de vegetais) em adubo ou, melhor dizendo, em húmus de minhoca. Para isso, utilizamos a composteira: uma estrutura de três eixos, onde se coloca a terra, as minhocas e o lixo, para que possa ser realizada a compostagem. A composteira pode ser simples e utilizada em ambientes domésticos. Utilizando-a, além de devolver sua comida à natureza, você diminui sua produção de lixo.
CopiarCompartilhar
Invista em produtos duradourosInfelizmente, algo muito comum nos tempos atuais é a tal “obsolescência programada”. Ou seja, produtos que deveriam durar a vida inteira, hoje estragam propositalmente em questões de alguns anos ou menos. Mas ainda há empresas que se dedicam a oferecer mercadorias duradouras e de qualidade. Podem ser mais caras num primeiro momento, mas valem a pena a longo prazo. Além disso, se o produto precisa ser trocado menos vezes, significa que há menos lixo sendo produzido. Vale a pena investir nessa ideia.
CopiarCompartilhar
Invista no transporte públicoFaça as contas: em um ônibus público comum cabem cerca de 40 pessoas por vez. Para levar a mesma quantidade de pessoas, seriam necessários ao menos 5 carros, todos lotados. Ou seja, ao usar o transporte coletivo, além de economizar, você também diminui a emissão de gás carbônico. Além disso, se as cidades conseguirem diminuir a demanda por estacionamentos, é possível utilizar o espaço para fazer mais parques, com mais verde e atividades ao ar livre. Todos saem ganhando. Por que não tentar?
CopiarCompartilhar
Pinte as unhas com menos frequênciaPoucas pessoas sabem disso, mas você sabia que esmaltes de unha são extremamente tóxicos para o meio ambiente? Não há maneira de descartá-los de maneira sustentável. Portanto uma maneira de ajudar a natureza é tentar diminuir a frequência com a qual você pinta as unhas. Na verdade, o ideal seria parar de vez, se for possível. Além disso, procure reciclar as embalagens de forma correta: descarte todo o produto e entregue a embalagem vazia para os pontos de reciclagem. A natureza agradece!
CopiarCompartilhar
Educando é possível mudarA sustentabilidade que você busca está nos pequenos detalhes que você pode não estar cumprindo no seu dia a dia. Observe a sua conduta e comece a modificar aquilo que te atrapalha a ajudar o planeta. Além disso, se deseja que a Terra seja um lugar melhor, comece educando as pessoas, incentivando-as a cuidar do planeta como sua verdadeira casa. Ser sustentável também tem ligação direta com a educação social.
CopiarCompartilhar
Cuidado com compras pelo correioO e-commerce facilita demais a nossa vida, que é uma grande correria, não é mesmo? Afinal, não existe nada mais cômodo do que poder fazer nossas compras na internet, sem precisar sair de casa, e receber tudo certinho pelos correios. Porém a quantidade de plástico que se usa nas encomendas pode ser um grande problema para o meio ambiente. Por isso prefira comprar de empresas que tenham compromisso com um envio sustentável, utilizando materiais biodegradáveis ou recicláveis. A natureza agradece.
CopiarCompartilhar
Prefira os pequenos produtoresEmbora os discursos sempre apontem para soluções sustentáveis, como "reduza o consumo disso" ou "faça menos aquilo", a maior parte dos danos ambientais é causado por grandes empresas e fábricas. Por isso é que o ideal é dar preferência de consumo aos pequenos produtores, ou seja, comprar no comércio do microempresário do seu bairro, em vez de comprar num mercado de uma grande rede, e por aí vai!
CopiarCompartilhar
Procure opções veganas, mesmo sem ser adepto do veganismoMuitas pessoas acabam desistindo de adotar hábitos mais sustentáveis e benéficos para o meio ambiente porque acham que mudanças de rotina e estilo de vida como o vegetarianismo e o veganismo são muito radicais e difíceis de ser seguidas no dia a dia. Mas saiba que, se você não pode mudar tudo, pode, ao menos, mudar o que é possível: comprar calçados veganos, produtos de limpeza veganos, não consumir proteína animal em um ou dois dias na semana... Enfim, pequenas mudanças fazem a diferença.
CopiarCompartilhar
Evite comprar roupas jeansA produção de jeans requer uma grande quantidade de água e energia, além de matéria-prima, como o algodão, que pode ser cultivado de maneira insustentável. Ao reduzir o consumo de jeans, você ajuda a diminuir a demanda por esses recursos naturais e incentiva a indústria da moda a produzir roupas mais sustentáveis e conscientes, além de apoiar marcas que levam em consideração a sustentabilidade em suas práticas de produção.
CopiarCompartilhar