Erasmo Carlos
Tremendão, apelido dado na Jovem Guarda e amigo do rei Robertos Carlos, Erasmo tem muito o que contar. Saiba mais sobre um dos artistas mais conhecidos do Brasil.
Fórmula do Sucesso
Erasmo Carlos
Para fazer sucesso tem que pagar. O jabaculê continua firme. Ele é chamado por outros termos – serviços prestados para divulgação etc. - e emite até nota fiscal. O jabá se profissionalizou, mas continua a funcionar como sempre funcionou. Nos tempos da Jovem Guarda, o jabá era mais ingênuo, funcionava como troca de favores, como permuta. A gente era divulgado pelo DJ da rádio e depois, em troca, participava dos shows que ele produzia. Não tinha dinheiro envolvido. Desde os anso 70 é preciso pagar as emissoras de rádio para tocar as músicas.
Alexandre Pessoal
Erasmo Carlos

Eu e os meus três filhos temos um pacto, e é assim que a gente encara as coisas. Nosso pacto inclui a adversidade. No caso de uma acontecer, não é preciso parar o que estamos fazendo. A vida não pode parar, partimos desse princípio. Cada um tem que seguir sua vida, para o bem de todos porque nós somos uma família.
(A respeito do filho em coma após acidente).
Meio Século de Carreira
Erasmo Carlos
Se você tiver uma cara só, a carreira fica mais fácil. Se você quiser ter várias caras, aí complica sua vida. Eu só tenho uma cara, sou assim mesmo em todos os lugares e todas as situações. Não tenho que me transformar toda hora.
Parcerias
Erasmo Carlos
Eu gosto de parcerias, mas só com pessoas que eu conheço. Não sou oportunista. Gosto de pessoas com quem tenho estrada.
Sertanejo Universitário
Erasmo Carlos
Não tenho nada contra. Eu só sinto falta das letras, que deveriam ser um pouco mais sofisticadas. Não ouço em casa.
Reunir Para Compor
Erasmo Carlos

Geralmente eu mando um mp3 por e-mail com a canção, converso ao telefone. Foi o que fiz com Arnaldo Antunes e Adriana Calcanhotto. E assim vamos criando as músicas sem pressa, ajustando verso e melodia. Tudo como manda o figurino dos novos tempos: via internet.
Se Pudesse Voltar Atrás
Erasmo Carlos
Deixo a vida seguir. Coisa nova, nem pensar. Porque ninguém faz coisa nova propositalmente. Se não, todo mundo fazia. As grandes revoluções quem faz são os jovens. Eles vêm com outra cabeça, fazem.
Últimas Músicas Ouvidas
Erasmo Carlos
Eu ouço de tudo. Ontem mesmo eu vinha ouvindo samba no ônibus, gosto muito de MPB, rock eu ouço muito. Eu vinha ouvindo Durval Ferreira e Fats Domino, meu MP3 é muito variado.
Biografias Não Autorizadas
Erasmo Carlos

Não sou digno de biografia. Não haverá biografia minha. Ninguém se interessa pela minha vida porque só tenho uma cara. Depois também, se falasse que eu sou veado eu ia cair em cima. Ia ter que provar.
Família
Erasmo Carlos
Eu, meus filhos, minhas noras e quatro netos, a gente forma uma gangue bonita. Família para mim é tudo na vida. Família vem em primeiro lugar, depois música.
Composição de Músicas
Erasmo Carlos
Primeiro faço música com o violão. Toco despreocupadamente, deixo fluir na minha cabeça, ligo minha bateria eletrônica e vou embora - eu, violão e bateria. Canto em “erasmês”, um misto de inglês, larará e português. Penso num tema e no começo de uma letra. Vou fazendo uma peneira. Até escolher dez ou doze músicas e começar a trabalhar em cima desse repertório.
Gostos Musicais
Erasmo Carlos
Curto bossa nova e rock’n’roll. Os meus discos de cabeceira são o rock’n’roll básico. Elvis Presley e companhia. E João Gilberto. Sabe o cara que só ouve jazz? Eu sou assim com a bossa nova e o rock’n’roll básico de 1958.
Erasmo e a Jovem Guarda
Erasmo Carlos

A Jovem Guarda foi um programa de televisão para mim. A imprensa é que identificou o programa com o movimento. Mas o movimento da música jovem se chamava iê-iê-iê. Com o tempo, a imprensa passou a denominar tudo de Jovem Guarda. A classificação correta é iê-iê-iê. O meu pioneirismo foi o de trocar as versões de rocks por composições próprias em português. Eu ajudei a fundar o rock brasileiro, cantado em português, não em inglês.
Rock in Rio 1985
Erasmo Carlos
Grandes artistas internacionais, um novo modo de fazer shows, de produtir grandes eventos; nesse sentido, muita coisa foi inaugurada ali. No palco é que a recepção não foi muito agradável. As pessoas lembram do Carlinhos Brown tomando lata no Rock in Rio de 2001, mas aconteceu o mesmo comigo, com o Ney Matogrosso, em 1985. Não tínhamos, naquela época, uma ideia tão clara de quem eram essas diferentes “tribos” que estavam surgindo.
Rock in Rio 2013
Erasmo Carlos
Agora é só amor. Os mais jovens me amam, eu gosto de estar perto deles, eles entendem a minha linguagem, me respeitam pelo pioneirismo. Não tem hostilidade, o clima é outro. E foi a receita de sempre: rock’n roll.
Conselho aos Jovens Músicos
Erasmo Carlos
Eu aconselharia a ter cuidado com o certo e o errado, porque essas noções se alteram com o tempo, e até se invertem. Não se meter em encrenca e não se importar com o que o mundo diz. Ter a própria opinião é mais importante que ouvir a opinião dos outros.
Ambições
Erasmo Carlos

Eu nunca tive. Claro, eu sempre gostei de música e queria viver de música de alguma forma. Sempre fiz as coisas que tive oportunidade de fazer e dei muita sorte de estar no momento certo nas horas certas. No início eu só queria ter um teto pra morar, comprar uma casa pra minha mãe, então o que eu tive foi muito maior do que eu imaginei, sabe? Por isso eu não peço nada, eu só agradeço as coisas que eu tenho.
Destruição do mundo
Erasmo Carlos
Há muita coisa errada com a humanidade. Os homens estão abdicando de muitas coisas em nome do lucro e do onsumismo. A destruição da natureza é uma coisa triste. Sinto o fedor e não tenho como ficar calado. E mesmo a tecnologia com seus avanços não está beneficiado a civilização como deveria beneficiar.
Redes Sociais
Erasmo Carlos
Sou sempre o último a chegar às inovações tecnológicas. Faz pouco tempo que aceitei usar celular. Uso muito o Twitter para me comunicar com os fãs. Vivo tuitando porque gosto de informar o público à medida que vou indo de cidade em cidade. Facebook os amigos alimentam. A tecnologia ajuda e transforma as vidas, como transformou a música.