Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Lulu Santos

Importante músico do cenário brasileiro, Lulu conquistou o país inteiro com o seu talento e carisma. Conheça um pouco mais sobre a trajetória de uns maiores nomes da música nacional!

04/05/1953
continue lendo
Compartilhar

Quem é?

Luiz Maurício Pragana dos Santos nasceu no Rio de Janeiro em 4 de maio de 1953.
Lulu - assim chamado - é cantor, compositor, guitarrista e filho de militar.

Freelancer

Após trabalhar como músico freelancer, Lulu Santos resolveu seguir carreira solo. Antes de se tornar músico trabalhou como colunista em revistas como a Som Tres escrevendo comentários sobre os álbuns da época. Em 1981, assinou com a gravadora WEA e assumiu o nome de Lulu Santos, gravando "Tesouros da Juventude" em parceria com o jornalista Nelson Motta.

Sucessos

Seguiram-se outras músicas de sucesso:

- Tempos Modernos (1982)
- O Ritmo do Momento (1983)
- O Último Romântico (1984) (cujo arranjo musical foi fortemente influenciado por uma canção de George Harrison, "Greece", do álbum Gone Troppo de 1982)
- Tudo Azul (1984)
- Normal (1985)
- Lulu (1986)
- Toda Forma de Amor (1988).

Prêmios

Em 1985, Lulu participa, com êxito, do Rock in Rio e dois anos depois é premiado com o disco de platina, do qual recusou o prêmio na cerimônia de entrega, por não ter atingido o limite mínimo de vendas de 250 mil cópias.

Casamento

Lulu Santos foi casado por 28 anos com a jornalista Scarlet Moon, a qual conheceu em uma festa na casa de Caetano Veloso.
Scarlet faleceu no dia 5 de junho de 2013, devido uma doença degenerativa que já lutava contra há 7 anos.

Curiosidades

Aos 17 anos, Lulu Santos abandona o último ano do colegial, sai de casa com uma mochila nas costas e vai para a estrada - dando fim aos planos do pai, que queria Lulu na carreira militar. É um período conturbado. Frustrado, Lulu desiste de ser hippie e decide perseguir sua verdadeira vocação: a música.

 

Intoxicação

Música: Casa

Primeiro era vertigem
Como em qualquer paixão
Era só fechar os olhos
E deixar o corpo ir
No ritmo...
Depois era um vício
Uma intoxicação
Me corroendo as veias
Me arrasando pelo chão.

História

Começou a tocar aos 12 anos de idade e formou uma banda inspirada nos Beatles chamada Cave Man.
Contrariando o desejo do pai de que também se tornasse um militar, fugiu de casa antes de completar o colegial, viajando pelo Brasil com hippies.
Aos dezenove anos tocava no grupo Veludo Elétrico com Fernando Gama e Paul de Castro.

Crise

Entrou em um período de crise a seguir, quando tentou aproximar o pop com os ritmos brasileiros, através dos trabalhos Popsambalanço e Outras Levadas, Honolulu e Mondo Cane.
Porém a parceria com o DJ Memê, iniciada na sequencia alavancou novamente sua carreira com discos como Assim Caminha a Humanidade de 1994.

Mudança de planos

Um ano depois, Lulu e Lobão formaram a banda Vímana, da qual saiu por não estar de acordo com os rumos que a banda acabou tomando.

Trajetória

Com o gênero "disco" trabalhou com o produtor Marcelo Mansur em Eu e Memê, Memê e Eu (1995).

Depois seguiram-se:

- Anticiclone Tropical (1996)
- Liga Lá (1997)
- Calendário (1999)
- Acústico MTV (2000)
- Programa (2002)
- Em 2003 lançou Bugalu em parceria novamente com DJ Memê.
- MTV ao Vivo (2004)
- Seguiu a turnê Popstar no ano de 2005 com o lançamento de seu disco Letra e Música.
- Em 2007 com Longplay permaneceu durante 3 anos em turnê pelo Brasil e em outros países.
- No fim de 2009 envolve-se com o samba novamente no álbum Singular.
- 2010 foi um ano de grandes comemorações: 30 anos de carreira solo, 20 anos da MTV Brasil e 10 anos da gravação de seu primeiro álbum Acústico MTV, Lulu lançou seu Acústico MTV Vol 2.

The Voice Brasil

Em 2012, Lulu Santos passou a ser jurado do programa The Voice Brasil, junto de Claudia Leitte, Daniel e Carlinhos Brown.
Em dezembro do mesmo ano lançou a compilação Toca Lulu, caixa composta por quatro discos contendo sucessos em comemoração de 30 anos de carreira.
Em 26 de Março de 2013 fez o show de encerramento do programa Big Brother Brasil 13.

fechar