Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Maria Gadú

Cantora, compositora e violonista, Maria Gadú vai muito além de uma voz no mercado brasileiro. Além de um artista inconfundível, ela também é uma figura importante para a luta LGBTQ+ e feminista. Vá além do shimbalaiê e veja as frases, falas e posicionamentos da cantora.

Homenagem aos professores

Dia do professor é um dos dias que homenageia as pessoas mais importantes da minha vida! A educação é a solução para tudo. Um povo que não conhece sua história, sua cultura, traça caminhos pelo viés da ignorância. Um salve aos professores dessa vida.

Como lida com os haters

Eu tento não lidar com isso porque energeticamente me deixa mal. Quando a pessoa diz que não gostou do meu disco, nunca fico triste. Já quando é ódio ou raiva, xingamentos horríveis, prefiro não lidar porque não tem relação com o que eu faço e nem com a minha vida. Neste caso eu deleto. Não quero energia parada.

Casamento

Agora eu tenho uma cúmplice. Eu e Lua começamos a construir coisas juntas. Até meu processo criativo mudou. Eu sempre fui jovem, hiperativa, queria fazer tudo e estar em todos os lugares. Desde que casei eu não tenho a menor pretensão de passar daquela porta (risos). Virei uma idosa maravilhosa. E estou muito feliz assim, obrigada.

Críticas fazem parte

Existe a crítica, que é construtiva ou destrutiva. Ou as duas coisas. Na internet, há uma falsa sensação de livre-arbítrio que não é crítica, mas uma opinião.

Maior sonho realizado

Foi ter feito 30 anos, fico até emocionada. As pessoas perguntavam o que eu queria ser quando crescesse. Eu respondia que queria ter 30 anos. 'E o que você vai fazer quando tiver 30 anos?'. "Vou ficar muito feliz porque esse é meu sonho".

Relação com o feminismo

Sou mulher, sou gay e estou lutando por igualdade dentro do meu convívio pessoal e dentro do meu trabalho. Ninguém fala sobre si só, eu falo pelo meu gênero, pelos meus ancestrais também.

Fãs invasivos

Tem quem exagere. Adicionam pessoas da minha família no Facebook... Isso não pode vir parar no público se eu não te ofereci. Tem gente que fica ofendida, fica brava. Como se eu não tivesse o direito de ter direitos. Essa parte me incomoda. Mas eu tenho um diálogo aberto com muitos fãs. Então eu falo para eles na boa, não guardo não.

Artista autêntico

Há uma demanda muito grande no cenário de entretenimento, mas se a gente for fazer uma análise bem genuína das coisas, eu acredito que as pessoas ainda procuram algo em que elas se encontrem.

Momento que o Brasil atravessa

Está sendo importante, doloroso e menos poético do que parece. Estamos nos reunindo por acreditar que merecemos um país melhor, mais justo, sem preconceitos de qualquer qualidade.

Posição política

Não sou ninguém para impor algo porque acredito no livre arbítrio, o que eu tenho certeza é que sou contra Bolsonaro e à favor da minha vida íntegra como uma mulher gay. Então, vou lutando pelas coisas que eu acredito.

Transformação

Estou estudando antropologia porque é por meio da educação que vamos conseguir transformar consciências. Estudo antropologia há dois anos, não estou fazendo faculdade, mas estudo pelo mundo. Já visitei muitas aldeias indígenas com o apoio de grandes antropólogos.

Luta justa

A minha família é indígena, nós somos do Alto do Xingu e eu milito pela causa indígena há muitos anos, mas não tinha abertura e voz.

Militância indígena

Acho que as pessoas tinham que observar mais os movimentos do que julgar, o dedo não moda o cérebro e nem os sentimentos. Muita gente está pensando só com o dedo.

Adoção

Acreditamos muito nessa doação de amor, que não precisa ser necessariamente para um bebê, mas alguém que está num abrigo e merece a oportunidade de estudar, conhecer o mundo, se expressar, descobrir os seus próprios talentos, com carinho, com amor. A gente também tem essa vontade de gerar um filho, pelo caminho da inseminação, que é o que nos cabe. Isso é um plano para bem logo.

Bandeira LGBT

A luta vai além da bandeira, né. Quando uso essa palavra, bandeira, é mais como um simbolismo, mas acredito na igualdade de tudo. Uma coisa fala pela outra. A bandeira LGBT pede igualdade, não é para evidenciar a diferença… Por isso que digo que temos que lutar pela igualdade de gênero, pois temos direitos iguais, sobre qualquer perspectiva… É muito importante que esse tema seja falado abertamente, que não seja mais um tabu, que seja um assunto leve, porque a leveza traz a igualdade.

Pautas sociais

É um momento bonito, de conscientização por direitos iguais. Essa pauta mais feminista endossa um coro inteiro, tanto da questão anterior, sobre gênero, como relacionada aos direitos da mulher. Tudo isso é pleitear igualdade… Eu me sinto mais forte quando eu olho para as outras mulheres e vejo força nelas em enfrentar as desigualdades.

Feminismo é necessário

O feminismo é, em tese, a luta por igualdade de qualquer espécie. A igualdade entre mulher e homem. Ser feminista não é diminuir o homem. Ao contrário, é buscar caminhos iguais e paralelos para que possamos conviver com mais tranquilidade.