Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Filmes sobre a mente

Você já parou para tentar entender a mente humana? Na realidade, esse é um assunto muito complicado que requer pesquisas e estudos a fundo, mas você pode conhecer um pouco mais sobre isso com alguns filmes que abordam essa questão.

continue lendo
Compartilhar

Violência gratuita

1997

Uma família comum estava a caminho de suas férias em uma casa do lago, no entanto, não contavam com uma péssima surpresa: dois jovens psicopatas que fizeram de sua estadia no local um inferno. Os adolescentes torturam, humilharam e levaram a família à exaustão, até finalizar a “brincadeira” matando um por vez.

Cálculo Mortal

2002

O filme, baseado em fatos reais, traz a história de dois jovens psicopatas que começam a planejar assassinatos e torturas por pura diversão. Os dois, unidos ao acaso, encontram um gosto em comum: planejar um assassinato brutal a uma pessoa aleatória e criar todas as pistas para despistar a polícia. Os dois trazem traços similares de personalidade.

Precisamos Falar Sobre Kevin

2011

O filme traz dois temas importantes: a psicopatia, que dá sinais desde a primeira infância, e o lado obscuro da maternidade. A mãe de Kevin nunca quis, de fato, ser mãe e lida diariamente com as dificuldade de ser, ainda mais porque seu filho apresenta comportamentos estranhos e, quando adolescente, acaba por cometer um ato terrível.

Longe Dela

2006

Grant e Fiona estão casados há muitos anos, mas um diagnóstico deixa sua vida de ponta-cabeça. Fiona foi diagnosticada com Alzheimer e decidiu se internar em uma clínica para lutar contra a doença, no entanto, o local tem uma regra: os pacientes não podem receber visitas nos primeiros 30 dias. Quando Grant consegue visitá-la, a esposa já não se lembra mais de quem ele é.

A família Savage

2007

Os irmãos Wendy e Jon passaram mais de 20 anos sem ter contato com o pai quando receberam uma ligação divisora de águas. A esposa de seu pai falecera e ele, já muito afetado pela demência, precisaria do cuidado dos filhos. Os dois voltam a dividir a mesma casa e precisam reaprender a viver com as necessidades do pai.

Uma lição de amor

2002

Um autista que vive sozinho conseguiria criar uma criança e educá-la? Neste filme, Sean Penn nos mostra que isso é sim possível à base de muito amor. Sam Dawson, autista com capacidade intelectual de uma criança de 5 anos, acabou engravidando uma moradora de rua que o abandonou com a filha recém-nascida nos braços. Ele, que só conta com a ajuda dos amigos, também deficientes, vê problemas surgirem quando sua filha começa a ultrapassá-lo intelectualmente e uma assistente social tem interesse em colocar a menina para adoção.

O Aviador

2005

Neste filme, vemos um problema sério de TOC, onde a personagem não consegue mais lidar com a própria vida pelo transtorno. No caso do jovem Howard, história baseada em filmes reais, seu problema é a limpeza. Ele não consegue terminar atividades se nota algum tipo de sujeira ou se as coisas não estão da forma como ele precisa que sejam. Em uma cena, ele lava as mãos até sangrar.

 

Para sempre Alice

2014

Alice, uma linguista renomada, vê sua vida mudar após esquecer uma palavra no meio de uma palestra. O que parecia apenas coisa de momento, na verdade, revelou a mais comum das demências senis, o Alzheimer. Acompanhamos desde o primeiro sintoma até o ponto da personagem esquecer até mesmo quem ela é.

A viagem do meu pai

2016

Aos 80 anos, o aposentado Claude Lherminier vê sua rotina mudar com o aumento de sua perda de memória e a necessidade constante de ter enfermeiras por perto. Mesmo debilitado, insiste em morar sozinho, mas isso preocupa sua filha Carole, que muda de rotina para ajudar o pai a enfrentar a doença.

Garota, Interrompida

1999

Um filme sobre a fragilidade da mente humana. A jovem Susanna foi diagnosticada com Transtorno de Borderline e mandada para um hospital psiquiátrico, onde viveu os dois anos seguintes. Neste filme, podemos observar bem como os transtornos psicológicos mudam a vida e a mente das pessoas.

Memórias Secretas

2016

Zev, aos 80 anos e vivendo em um asilo, aceita uma missão inusitada: fugir do local onde mora em busca de vingança. Ele deseja ir atrás de um ex-soldado nazista para vingar o assassinato de sua família durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, ele não esperava que sua memória começasse a falhar e a se deteriorar durante a jornada.

As Faces de Hellen

2009

A depressão é uma doença sombria, e este longa retrata bem o que uma pessoa depressiva enfrenta diariamente. Ao mesmo tempo em que está feliz ao lado dos amigos em uma festa, no outro chora e tem vontade de se matar. Além disso, esconde da família e reluta em aceitar seu diagnóstico.

Um estranho no ninho

1976

Um dos filmes mais famosos de Jack Nicholson. Randle se “finge de louco” para não ser preso, mas acaba parando em um hospital psiquiátrico. Embora esteja encenando, a personagem demonstra ao longo da trama sintomas clássicos do transtorno de personalidade antissocial, também conhecida como psicopatia e sociopatia.

Uma mente brilhante

2002

Mesmo sendo considerado uma das mentes mais brilhantes de sua geração, o jovem John é pego de surpresa quando diagnosticado com esquizofrenia e com as alucinações constantes que sofre. Para ele, a vida é uma luta diária para reconhecer o que é real e o que é uma ilusão causada por sua doença.

Adaptação

2012

O famoso roteirista Charlie precisa adaptar um livro para o cinema, mas as constantes crises existenciais e as preocupações constantes tornam o trabalho ainda mais complicado. A personagem sofre de transtorno de ansiedade generalizada que faz com que se preocupe além da conta e tenha medo de atividades comuns, impedindo-o de realizar suas tarefas cotidianas.

fechar