Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Fernando Meirelles

Indicado ao Oscar de melhor diretor por Cidade de Deus em 2004, Fernando Meirelles é um brasileiro que faz sucesso por onde passa. Veja como o cinema brasileiro também tem suas qualidades.

09/11/1955
continue lendo
Compartilhar

Previsão

Fernando Meirelles

Sinto que em 2015 e 2016 teremos os piores dois anos da história recente do país, e esta é a má notícia para o Rio Grande do Sul. Com São Paulo parando, o país todo deve desacelerar. Mais do que torcer para a Dilma fazer um bom governo, torço mesmo é para que eu esteja muito enganado.

Pirotecnia

Fernando Meirelles

É exatamente a questão que eu expunha antes. Hoje, para filmes darem certo na bilheteria, precisam ser filmes-eventos, devem ser lançados com pirotecnia ocupando ao menos 15% do circuito de salas. Quem não tem dinheiro para fazer isso desaparece.

Ponte Aérea

Fernando Meirelles

É muito frustrante chegar num complexo de cinema com 12 salas para assistir a alguma coisa e encontrar apenas dois filmes em cartaz. Chega de filmes-ponte-aérea, estes que começam a cada meia hora.

Lei

Fernando Meirelles

A lei (da TV paga) está cumprindo muito bem seu papel. O número de produções nacionais foi multiplicado por dezenas de vezes. Alguns programas já estão em suas terceiras temporadas, e evidentemente cada uma delas vem melhor do que a anterior.

 

Séries

Fernando Meirelles

Gostei de todas estas séries que ganharam visibilidade nos últimos anos. Há também algumas com menor visibilidade que me arrebataram, como a série inglesa Black Mirror, as francesas Les Revenant ou Carlos, entre outras. Todas têm algo de inesperado em termos de estrutura ou proposta.

TV e Cinema

Fernando Meirelles

Parece que a nova TV está é engolindo o cinema. Minha tese é que o que permitiu esse salto de qualidade na TV foi a tecnologia. Hoje, as séries são rodadas exatamente com as mesmas câmeras e as mesmas equipes que fazem cinema, e as TVs em HD ou 2K (padrão de resolução digital homologado pelos grandes estúdios americanos) respondem a esta qualidade.

Nova Televisão

Fernando Meirelles

Creio que faço parte deste time de diretores que se encantaram com a nova televisão. Andava com uma certa crise em relação ao cinema, pois, atualmente, quase todos os filmes a que assisto me lembram algum outro a que já havia assistido.

Projetos

Fernando Meirelles

As histórias que eu gostaria de contar não sei se interessariam a um número de gente suficiente para tornar a empreitada viável. Essa constatação me mantém devagar ao pensar em projetos para o cinema.

Folhetim

Fernando Meirelles, sobre Feliz Para Sempre?

Nunca havia feito um folhetim, gostei dos personagens e da dramaticidade das situações e embarquei. Confesso que não sou fã de novela, mas fazer cenas de traição, mulheres frias, filhos trocados, foi o máximo. Acho que todos temos esse fascínio de nos intrometer na vida dos outros.

fechar