Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dennis Carvalho

Ele começou a carreira atuando, ainda criança, em 1964 e, desde então, sua credibilidade só vem aumentando. Diretor de novelas de peso como Vale Tudo (1988) e Celebridade (2003), Dennis tem muito a compartilhar sobre sua experiência. Confira.

27/09/1946
continue lendo
Compartilhar

Sintonia

Denis Carvalho

Eu e Gilberto nos admiramos e respeitamos muito. Cada um sabe exatamente como contribuir com o outro. Ele tem sempre um texto interessante, diálogos bem construídos. É ótimo para um diretor trabalhar em cima de um material tão rico. Conseguimos atingir um ponto bastante especial de sintonia, afinidade e concordância nas decisões.

Cenário Natural

Denis Carvalho

É incrível trabalhar com um cenário natural tão belo como a orla carioca, mas não é fácil “cenografar” uma praia em pleno verão. De qualquer forma, o visual compensa.

Destino

Denis Carvalho

Acredito um pouco em destino. Meu filho, por exemplo, morreu num acidente bobo, de um carro cair de uma garagem. Ele não estava surfando ou voando de asa delta.

Morte do Filho

Denis Carvalho

Quando cheguei no hospital e a Christiane falou “perdemos o Guilherme”, minha vista ficou preta, a perna tremeu, uma loucura. O sentimento de perda de um filho é terrível. Foi duro, mas estamos aí.

 

Memórias

Denis Carvalho

Só tenho a curiosidade de ver como ele seria hoje, do tamanho que o Léo está. Seriam dois parrudos. O Léo tá forte, grande. A Christiane também foi forte. Ele morreu nos braços dela. Ela que segurou a barra toda, no carro e, depois, no caminho para o hospital.

Famílias

Denis Carvalho

As famílias são núcleos muito fortes, e os conflitos acontecem dentro delas. São conflitos que o Gilberto sabe escrever como ninguém. É um retrato da família tradicional, com todos os seus problemas.

Controle

Denis Carvalho

O publicão de novela não sabe o que o diretor faz. E a própria Globo faz a chamada pelo nome do autor "uma novela de…". Então, criou-se o hábito. Mas não sinto que o diretor fique para trás na autoria não. O autor bota no papel, e a partir dali, a responsabilidade é do diretor. De tudo: música, figurino, cenário, logotipo, festa de lançamento, tudo. É como levantar um boeing.

Túnel do Tempo

Denis Carvalho

É muito bom a gente ver o que fez há 20 anos. Lá em Florianópolis, via quase todos os dias. É bom ver as pessoas mais jovens e também lembrar como eu fazia as cenas. Dá para perceber o salto técnico que tivemos – as câmeras eram precárias, as imagens são horríveis.

Conhecimento

Denis Carvalho

Conheço a Maria há muito tempo. Fizemos vários trabalhos juntos. Ela conhece meu jeito, minha maneira de trabalhar. Sabe quando eu brinco e quando eu falo sério. É muito mais fácil quando você trabalha em parceria com uma pessoa que já sabe o que você quer.

Cenário

Denis Carvalho

Em Paris, por exemplo, todo mundo procura a Torre Eiffel como fundo. Eu fugi dela. Tentei escolher locações conhecidas do grande público, mas um pouco menos exploradas na dramaturgia.

Tradição

Denis Carvalho

Mulheres Apaixonadas foi um sucesso retumbante e há uma tradição de que a próxima novela comece mal, porque as pessoas ficam naquela “não vou mais ver novela”.

Produção e Edição

Denis Carvalho

Quando uma novela está em produção, eu vivo para isso. Acompanho cada etapa. Estou sempre entre a produção, o estúdio e a edição. Durante o dia gosto de estar no set, com os atores. Eu tenho prazer em dirigir, especialmente em novelas do Gilberto, por conta das longas e complexas cenas. Depois do estúdio, à noite, ou antes das gravações, fico na edição, na montagem. Participar deste processo desde o início da produção até a edição final me dá muito prazer. Ver o resultado na tela é ainda melhor.

Ator e Diretor

Denis Carvalho

De fato, eu me preocupo muito com o ator. Gosto de estar no set ensaiando, passando texto. É naquele momento que o personagem vai criando forma. E, como eu também sou ator, consigo entender um pouco das inseguranças e dos receios que todo ator tem.

Ordem Natural

Denis Carvalho

Perder um filho está fora da ordem natural das coisas. Ele era muito criança, tinha 12 anos. Ele e o Leonardo eram gêmeos idênticos. Os dois não se largavam, eram muito ligados, nem se chamavam pelo nome. Era meu irmão pra lá, meu irmão pra cá.

Atores

Denis Carvalho

Gosto de dirigir novela porque gosto de dirigir ator. Isso para mim é mais importante do que fazer grandes imagens. É claro que as pessoas gostam de ver paisagens bonitas, mas na hora que pega a história, é ela que interessa.

Turbulências

Denis Carvalho

Foram dois casos diferentes. O primeiro caso, daquela senhora que abandonou a novela, que nem sei o nome dela (Ana Paula Arósio), a gente estava em Florianópolis, no começo da gravação. Claro que foi tumultuado, terrível, uma surpresa. Todo mundo lá esperando e, de repente, ela liga e diz "não vou". Foi a atitude mais antiprofissional que vi na minha vida.

Vale Tudo

Denis Carvalho

As novelas na TV aberta são vistas em massa e têm seu próprio caminho. Mas o resgate dessa memória é muito interessante. Inclusive para nós, que fazemos a novela, é incrível perceber quanto evoluímos em qualidade de luz, som etc. Por outro lado, vemos quanto uma história muito bem contada tem sempre seu valor e é capaz de atrair pessoas de qualquer faixa etária, em qualquer tempo. Vale tudo, que tive o orgulho de dirigir, é um bom exemplo.

Ibope

Denis Carvalho

Seria muito bom se a Record estivesse ameaçando a Globo, se as novelas de lá estivessem dando ibope. Porque para nós, do meio, quanto mais concorrência, melhor. Torço pela Record.

Novelas

Denis Carvalho

Acho que o gênero é difícil acabar, embora esteja correndo um grande risco de ficar repetitivo e cansativo. Os autores tentam se renovar, mas não podem sair do formato do folhetim – amor, traição e assassinato são ingredientes que não podem faltar. Mas, por enquanto, não vejo, infelizmente, concorrência.

Tempo

Denis Carvalho

As novelas atingiram um crescimento muito grande em termos de produção. Conseguimos fazer um produto em escala industrial de grande qualidade. Mas o trabalho ficou desumano, fora da realidade. Capítulos de uma hora, seis dias na semana, por quase um ano, é uma maratona insana. A novela das 21 horas hoje tem 55 minutos. E às vezes os capítulos passam de uma hora.

Informações

Denis Carvalho

É engraçado pensar que, há uma década, ficávamos extremamente preocupados quando alguma informação sobre a novela saía numa revista. Hoje entregamos os capítulos ao elenco às 2 da tarde e às 4 já está tudo nos sites. Isso não atrapalha a audiência. Só ajuda.

fechar