Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Tiago Iorc

Descubra o potencial de Tiago Iorc, cantor brasileiro, natural de Brasília que encanta uma legião de fãs com suas músicas fofas e românticas. Prepare-se para cair de amores por esse artista super meigo!

28/11/1985
continue lendo
Compartilhar

Músicas e composição

Tiago Iorc

Acontece de várias formas, mas eu percebo que as músicas que mais ecoam para as pessoas, que comovem ou fizeram mais sucesso com o público, são as que eu menos dediquei tempo racional ou intelectual, de pensar muito no que eu estou fazendo. Simplesmente vem uma melodia ou uma letra, quase como se eu estivesse canalizando alguma coisa no meu inconsciente, algo com o que eu me conecto. Eu também sou muito da melodia, de brincar com o instrumento, e essa é minha principal forma de compor, tocar violão acaba me instigando palavras, lembrando situações. Em raras vezes, eu consigo escrever algo primeiro, aí olha pra aquilo e me inspiro pra musicar.

Liberdade

Tiago Iorc

Sempre tive toda a liberdade pra expressar o que faz sentido pra mim. A única pressão que existe é interna: fazer algo que faça sentido pra mim.

Sensibilidade

Tiago Iorc

O mais importante é estar conectado com a sensibilidade, com a sensação de se abrir um pouco, esquecer o que é muito cerebral e pensado. Quando as coisas não são regidas por sensações, parece que se abre um pouquinho mais as possibilidades de se entregar e as pessoas que gostam de música, que vão até um show se conectam assim. Uma música apaixonada ou uma melancólica têm formas igualmente bonitas e necessárias, porque tem horas que a gente precisa de coisas mais alegres, mas eu também vejo muita beleza na melancolia, na coisa mais sussurrada e misteriosa.

Essência

Tiago Iorc

Eu continuo tendo a mesma essência, mas, naturalmente, eu mudei, minha vida e as coisas ao meu redor também. A minha percepção sobre as coisas mudou e isso me influenciou. A principal mudança é que meu trabalho de hoje é uma releitura do que eu fazia, do que eu gosto de fazer.

Parcerias

Tiago Iorc

Essa troca é libertadora. Tenho tido a felicidade de encontrar bons parceiros. Eu adoro compor sozinho e fazer as coisas do meu jeito, no meu tempo, mas quando o encontro é bom o resultado é inesperadamente bonito. É demais poder mostrar um pedaço de uma ideia, e receber esse pedaço mais outro de volta, e assim ir construindo algo completamente diferente do que eu pensaria sozinho.

Globalizado

Tiago Iorc

Eu morei no sul, fora do Brasil e isso, claro, influenciou muito, porque eu saí de lá muito cedo. Acho que meu som reflete muita coisa, tanto que meu trabalho consegue conversar com de tudo um pouco.

 

Troco Likes

Tiago Iorc

Tudo começou meio como uma piada com o Felipe, meu empresário. Estávamos trocando umas ideias e falei ‘Pô, o álbum poderia se chamar Troco Likes’. Na época moda as pessoas falarem isso na internet e algumas músicas falavam um pouco sobre o tema. Então no começo achamos isso engraçado, mas depois sentimos que poderia haver um motivo mais curioso, que atingisse as pessoas que ouvissem o disco, que causasse uma reação de estranhamento ou graça.

Músicas novas

Tiago Iorc

Quando veio a oportunidade de fazer algo em Português fui tentando encontrar uma nova forma de escrever e cantar. Tornou-se um universo completamente diferente. Percebi isso quando fui gravar em Português. Era como se fosse uma pessoa de fora, um gringo cantando. Tudo esquisito!

Em quem se espelha

Tiago Iorc

Acho que no começo da minha carreira isso existia, o próprio John Mayer, como você comentou, era uma inspiração. No meu primeiro disco isso foi mais aparente, porque eu estava começando, descobrindo uma forma de fazer música, até porque eu toquei durante muitos anos em bandas que faziam covers e estava acostumado com isso. Mas quando eu precisei me descobrir como compositor, as minhas nuances começaram a aparecer, porque hoje eu não paro pra ouvir música e me inspirar nelas, eu acabo me inspirando em outras coisas, outros reflexos.

Favorita

Tiago Iorc

Uma que eu gosto muito, foi meio que uma libertação, algo latente pra acontecer, que foi a primeira música que escrevi em português, que é Um Dia Após O Outro. Além de ter esse marco, a música em si é muito o que eu vivo e parece que representa bem a energia que eu gostaria de emanar parar as pessoas, como se fosse a função do meu trabalho, como musicista e ser humano.

Musicalidade

Tiago Iorc

Eu sou muito musical, da melodia. Minha base é o vocal e o violão, mas toco um pouco de guitarra por consequência, entre outros instrumentos como piano e afins.

Geração internet

Tiago Iorc

Esses dias vi uma sátira engraçada da pirâmide de Maslow que mostrava o WiFi como a maior das necessidades humanas. Tá quase assim mesmo. Pra essa geração, conectar é se fazer existir.

Elogios

Tiago Iorc

Qualquer tipo de vínculo que criem eu acho interessante. Falando de uma forma geral, nas relações entre pessoas tem tantas coisas que nos atraem ou que nos tornam interessante…Antes eu ficava meio desconcertado com os fãs me elogiando no palco porque no início eu ficava mais preocupado em minha música ser ouvida. Não queria nada além disso. Mas aí conforme o tempo de estrada foi passando e isso acabou fazendo parte! Se me ver e me ouvir agrada as pessoas eu tenho que abraçar!

Trabalho

Tiago Iorc

Muita gente conhece meu trabalho por conta das novelas. Ainda não fiz nenhuma música sob encomenda mas adoraria fazer. Tenho muita vontade de fazer trilha para cinema.

Tranquilidade

Tiago Iorc

Eu vivo demais dessa forma, embora seja bem importante encontrar objetivos, pra que esse um dia após o outro siga o que está de acordo com o que eu acredito, que está orientado com o que me traz plenitude, paz, tranquilidade e amor.

Produção

Tiago Iorc

Eu adoro fazer essa produção de um disco que envolve outros sons e outros pessoas. Tem uma coisa muito visceral que é quando sento, toco violão e canto que é muito particular do que eu gosto de fazer. É diferente. Por mais que eu consiga conhecer artistas que eu tenha afinidade, eu toco e canto desde os oito anos.

Estilo

Tiago Iorc

Se eu tivesse que me encaixar em algum gênero, tem uma forma que o pessoal lá fora usa pra denominar um tipo de cantor que é o singer-songwriter, ou seja, o cantor-compositor aqui no Brasil. Eu cresci em um ambiente onde se ouvia música fácil da época dos meus pais e eu me identifico muito com isso, com o fato de eu tocar violão, que é meu escudo, é o berço de tudo o que eu faço, né? Então, isso pode se encaixar em determinados gêneros, mas não especificamente um, tem o pop, o rock, mas principalmente a conversa do violão com a minha voz, essa é a identidade do meu trabalho.

Músicas

Tiago Iorc

Tenho um carinho grande com todas as músicas. Há muitas parcerias bonitas nesse disco. A primeira música, “Alexandria”, foi uma surpresa pra mim.

Isabelle Drummond

Tiago Iorc

A presença dela mudou muito a minha vida, não só na música. Então é óbvio que acabo falando sobre isso, ainda mais porque quero ser cada vez mais transparente nas minhas músicas.

Influências

Tiago Iorc

Tudo o que estou vivendo tem influência do que estou fazendo. Quero falar as minhas vontades, o que estou sentindo, tudo aquilo que considero ser bonito de passar para as pessoas.

Questão de dedicação

Tiago Iorc

Escrevia mais em inglês porque era a língua que eu tinha mais domínio. Eu me sentia mais capaz de compor dessa forma. Era o caminho mais óbvio, as melodias vinham e eu já pensava no som das palavras… Hoje percebi que na verdade era só uma questão de dedicação para encontrar sonoridade e harmonia na língua portuguesa. Nesse processo de fazer música em português acabei tomando gosto pelos sons das palavras, foi bem bonito de conseguir fazer a minha música de outra forma.

fechar